Saúde

Quando o cachorro tossindo representa um problema grave?

Entenda quando a tosse de cachorro representa um problema grave
Entenda quando a tosse de cachorro representa um problema grave

A tosse de cachorro é algo que pode assustar muitos tutores, principalmente os pais de pet de primeira viagem. As causas do cachorro tossindo são variadas e o mais importante é se atentar ao aspecto da tosse. Uma tosse seca geralmente tem causa diferente de uma tosse com sangue, catarro ou pus, por exemplo. Por isso, ao perceber seu cachorro tossindo, observe o sintoma e veja se ele apresenta algum outro sinal. Além disso, a frequência também deve ser observada: o cachorro tossindo continuamente deve ser levado ao veterinário o quanto antes. Separamos algumas informações para te ajudar a identificar quando o cachorro com tosse representa um problema grave.

Cachorro tossindo: o que pode ser?

A tosse de cachorro pode ter causas variadas. Se a tose for momentânea, é provável que seja apenas uma irritação da via nasal pelo cachorro ter cheirado alguma coisa com forte odor. Por isso, é sempre importante observar o aspecto da tosse e também o comportamento do pet para não confundir um caso de cachorro engasgado com uma simples tosse. Além disso, preste atenção se o cachorro com muita tosse está apresentando outros sintomas como febre, falta de ar, espirros, inchaço nas vias respiratórias e cansaço. Mesmo sendo um sintoma, veja algumas das causas mais comuns que podem provocar a tosse de cachorro:

  • Alergias: assim como os humanos, os cãezinhos podem ser alérgicos a diversas coisas, como produtos de limpeza, alimentos, insetos etc. Geralmente quando o cachorro está tossindo por alergia não é um caso que deve ser motivo de muita preocupação, a não ser que ele apresente algum tipo de inchaço;
  • Vermes pulmonares: a dirofilariose canina é uma doença grave e em estado avançado pode apresentar tosse como sintoma, acompanhada de cansaço extremo, falta de apetite e dificuldade para respirar. A indicação é levar o pet ao veterinário o quanto antes;
  • Tosse dos canis: essa é uma doença altamente contagiosa que, além da tosse, apresenta sintomas como febre, chiado respiratório, secreções nos olhos, nariz e boca e vômito. A recomendação é levar o animal ao veterinário para evitar que a doença evolua para um quadro mais grave, como a pneumonia.

A tosse de cachorro também pode ser causada por infecções virais e bacterianas ou até mesmo doenças mais graves, como problemas cardíacos, tumores e traqueobronquite. As visitas periódicas ao veterinário são indispensáveis em qualquer fase de vida, já que o diagnóstico precoce pode salvar a vida do pet.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Fazer nebulização no cachorro ajuda no tratamento de tosses leves
    Fazer nebulização no cachorro ajuda no tratamento de tosses leves

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Qual o melhor tratamento para o cachorro com muita tosse?

    O tratamento para a tosse de cachorro vai depender da causa do problema. Por isso é tão importante consultar o profissional quando o cachorro apresenta outros sintomas ou quando a tosse persiste por muito tempo. Nunca deixe de fazer os cuidados essenciais com seu pet. A tosse dos canis, por exemplo, pode ser prevenida com a vacina de gripe para cachorro. Vale lembrar que automedicar o seu pet nunca é recomendado, já que a administração errada de medicamentos pode piorar o problema e até causar um quadro de intoxicação.

    Cachorro tossindo: o que fazer para ajudar o pet em casa?

    Nos casos esporádicos e menos graves da tosse de cachorro, você pode ajudar o doguinho em casa mesmo. Ofereça alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, pêssego, espinafre e outros. Você pode introduzir esses alimentos em uma sopa para cachorro ou misturar um pouco com a ração. Além disso, mantenha a casa sempre limpa, principalmente estofados, cortinas e tapetes.

    Quando a tosse está associada a alguma irritação pelo ressecamento da mucosa, o tutor pode ajudar o cãozinho com o nebulizador de ar. A terapia feita com soro fisiológico umidifica as vias aéreas e facilita a respiração, por isso a nebulização em cães é recomendada principalmente quando a tosse de cachorro acontece nos dias secos. Tirar dúvidas com o veterinário antes de fazer a nebulização é o mais aconselhado.

    Redação: Hyago Bandeira

    Mastite em gatos: saiba tudo sobre a doença que atinge as fêmeas

    Próxima matéria

    Mastite em gatos: saiba tudo sobre a doença que atinge as fêmeas

    Vira-lata caramelo: veja histórias do cachorro que
    Adoção

    Vira-lata caramelo: veja histórias do cachorro que "representa mais o Brasil que samba e futebol"

    Você, certamente, já viu um vira-lata caramelo por aí – afinal, não é preciso ir muito longe para dar de cara com esse doguinho pelas ruas. Não importa o tamanho ou a tonalidade: o cachorro caramelo é tão popular que a internet não perdeu tempo e até criou vários memes divertidos sobre esses bichinhos que “representam mais o Brasil que samba e futebol”. Para conhecer melhor essa linhagem toda especial, conversamos com três tutores apaixonados por seus bichinhos caramelos. Eles falaram da personalidade e rotina desse cão que já virou quase celebridade por aí. Vem conferir!

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele
    Raças

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele

    Os cuidados com a saúde do seu bichinho de estimação devem vir em primeiro lugar sempre. E na hora de escolher uma raça de cachorro para comprar ou adotar, é fundamental saber tudo sobre o animal, desde os padrões de comportamento até a genética dele. Alguns problemas de saúde podem se manifestar com mais facilidade em determinadas raças, que carregam genes “defeituosos”. É por isso que as doenças de pele geralmente têm um fator congênito por trás.

    Como acabar com carrapato em cachorro: um guia completo para se livrar do problema
    Carrapato

    Como acabar com carrapato em cachorro: um guia completo para se livrar do problema

    Quem tem um cãozinho em casa sabe que o carrapato de cachorro é uma das principais ameaças ao bem estar do animal. Além de ser super incômodo para o seu amigo, ele ainda pode transmitir diferentes doenças que debilitam e podem até ser fatais. Por isso, é sempre bom saber a melhor forma de prevenir e como acabar com carrapatos em cachorros — assim, você já vai estar preparado se o parasita resolver fazer uma visita à sua casa. Dá uma olhada nos truques e dicas que nós separamos aqui embaixo!

    Tem problema atrasar a vacina do cachorro? Veterinária explica os riscos
    Vacina

    Tem problema atrasar a vacina do cachorro? Veterinária explica os riscos

    A vacina para cachorro é uma das principais formas de proteger o seu amigo de uma série de doenças que, além de serem realmente incômodas para o animal, podem ser fatais em alguns casos. Por isso, manter a carteira de vacinação do seu doguinho em dia é uma ótima maneira de cuidar para que ele se mantenha saudável. Ainda assim, os atrasos podem acontecer em uma série de casos diferente. Para explicar sobre as consequências, como agir quando isso acontece e o porquê das vacinas serem tão importantes, a gente conversou com a veterinária Renata Bloomfield.

    Ver Todas >

    Dermatite seborreica canina: entenda mais sobre o problema que atinge a pele dos cães
    Saúde animal

    Dermatite seborreica canina: entenda mais sobre o problema que atinge a pele dos cães

    A pele dos cães é mais sensível e frágil do que parece. A dermatite seborreica em cachorro - também conhecida apenas como seborreia canina - é um problema de pele bastante comum nos nossos amigos de quatro patas. A doença em si não representa nenhuma ameaça à saúde do cachorro, mas a falta de tratamento adequado pode levar à progressão do quadro, o que, consequentemente, pode desencadear situações mais graves. 

    Como secar o leite da gatinha? Veterinária dá dicas para fazer do jeito correto
    Saúde animal

    Como secar o leite da gatinha? Veterinária dá dicas para fazer do jeito correto

    As primeiras semanas do filhote de gato são extremamente importantes para o desenvolvimento do animal. A amamentação felina é um dos principais passos para que o filhotinho receba os nutrientes necessários para crescer saudável e forte, já que o leite materno fortalece o sistema imunológico. No entanto, entre a sétima e oitava semana de vida dos filhotes de gato, a produção de leite da mãe gata deve parar. Caso contrário, uma complicação comum é quando a gata fica com leite empedrado.

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?
    Saúde animal

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?

    A panleucopenia felina, que também é chamada incorretamente de cinomose em gatos, é uma doença viral extremamente contagiosa que tem o parvovírus felino como agente causador. A doença pode ser fatal em gatinhos jovens, com menos de 1 ano e que não foram vacinados. Por isso, é muito importante manter a vacinação de seu pet em dia. 

    Alopécia canina: saiba mais sobre a queda de pelos em Dachshunds
    Saúde animal

    Alopécia canina: saiba mais sobre a queda de pelos em Dachshunds

    O Dachshund, popularmente conhecido como o cachorro salsicha, é uma raça que está presente em vários lares brasileiros e ao redor do mundo. São cães alegres, divertidos e que melhoram a energia de qualquer lugar. No entanto, quem tem um cachorro dessa raça deve ficar atento a alguns problemas de saúde que são bastante comuns, como a alopecia canina. 

    Ver Todas >