Hoje, existem aproximadamente 250 raças de gatos espalhadas por todo o mundo. Cada uma delas possui características marcantes que as tornam únicas. Tem raças de gato peludo, raça de gato grande e até mesmo raça de gato sem pelo. A variedade é tão grande que algumas questões acerca da origem dos gatos já devem ter passado pela sua cabeça. Afinal, como surgiram os gatos? Qual foi o primeiro gato do mundo? Como cada raça de gato se originou? O Patas da Casa te explica exatamente como se deu a origem do gato doméstico que conhecemos hoje e como surgiram os diferentes gatos de raça. Confira!

História do gato: origem da relação entre a espécie e o homem data de cerca de 10 mil anos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A origem dos gatos na vivência humana remonta ao período da história em que o homem deixou de ser nômade, cerca de 10 mil anos atrás. Pesquisas afirmam que isso teve início na região do Crescente Fértil (onde hoje se encontram países como Iraque, Síria e Egito). O ser humano deixou de sair para caçar animais e passou a ser sedentário, estabelecendo-se em um único local onde plantava e produzia seu próprio alimento. Com isso, as comidas passaram a ser estocadas, o que logo fez aparecer uma grande quantidade de ratos.

Os bichanos, que são predadores naturais de roedores, foram atraídos pela presença de ratos nas comunidades humanas. Assim, a relação entre homem e gato era benéfica para os dois: o gato se alimentava e os humanos ficavam livre dos ratos que comiam os alimentos e traziam doenças. Com o tempo, essa relação passou a ter um laço ainda mais forte. Os humanos se apegaram a fofura e a companhia dos bichanos, passando a alimentar e criá-los por perto.

Qual foi o primeiro gato do mundo? O bichano que conhecemos tem origem selvagem

Quando os gatos foram abraçados pelos humanos, eles eram bem diferentes dos bichanos que conhecemos hoje. Eram gatos selvagens, bem parecidos com outros felinos como leopardos, guepardos e leões. Mas então de onde vieram os gatos domésticos? Acredita-se que o primeiro gato do mundo que deu origem a todas as raças de gato é o Felis silvestris lybica, comum na região do Crescente Fértil e primo do leão e do guepardo. Era um gato selvagem, grande, mais agressivo e com características de predador proeminentes.

Conforme esse bichano aproximou-se do humano, foi se tornando mais calmo e, inclusive, gerando mais descendentes. Logo começaram a ocorrer cruzamentos entre essas espécies que eram mais sociáveis e dóceis. Foi aí que originou-se o Felis silvestris catus, o gato doméstico. A partir de então, podemos definir como surgiram os gatos de diferentes raças. Com tantos cruzamentos, hoje temos mais de 250 raças de gato no mundo. Eles são domesticados, mas ainda tem em si o instinto caçador que veio dos seus ancestrais.


Conforme se espalharam pelo mundo, novas raças de gato foram surgindo com diferentes adaptações
Conforme se espalharam pelo mundo, novas raças de gato foram surgindo com diferentes adaptações

O aparecimento de diferentes raças de gato teve início quando o animal se espalhou pelo mundo

A partir do momento que o gato passou a ser adorado pelos humanos, começou a se espalhar pelo mundo, primeiramente em regiões do Oriente, África e Europa. Conforme chegavam em um local, cruzavam entre si e passavam por mudanças que ajudavam na adaptação do gato. Raças novas passaram a surgir a partir de então. Um gato chegando em um país de clima mais frio, por exemplo, precisava de adaptações que o ajudasse a sobreviver nas baixas temperaturas. Por isso, gatos de regiões como a Sibéria têm a pelagem mais densa. Por uma questão de seleção natural, essas raças de gato peludo ganham vantagens nesse ambiente, pois conseguem viver e procriar mais. 

Gatos de raça começaram a surgir por uma questão de adaptação

A história de como surgiram os gatos é tão antiga que fica difícil definir exatamente a origem de cada tipo de gato. Raças variadas vieram de diversas partes do mundo, já que os bichanos se espalharam por todo o globo. Existem as raças de gatos de origem natural, ou seja, aquelas que se originaram por seleção natural. Normalmente, essas são as raças de gato mais antigas do mundo, como gato Siberiano, Siamês, Angorá, Persa e Abissínio. Em sua maioria, a origem desses gatos de raça vem justamente das regiões do Crescente Fértil. Outros, como é o caso do gato Siberiano, surgiram por conta de mudanças necessárias para conseguir viver em um novo ambiente (como o frio da Sibéria, na Rússia). 

Cruzamentos e mutações explicam o surgimento de raças de gatos 

Com o tempo, as raças de gatos acabaram passando por cruzamentos entre si. Quando há um padrão de cruzamento entre duas ou mais raças repetidas vezes, algumas características acabam sendo estabilizadas e, dessa forma, originam-se novas raças de gato. Podemos citar, por exemplo, o gato Himalaia, que foi originado a partir da mistura recorrente entre o Siamês e o Persa e acabou criando um padrão e, consequentemente, uma nova raça. 

Porém, quando há o cruzamento entre gatos de raça diferentes mas não há o estabelecimento de uma característica que possa marcar um grupo, surgem os gatos sem raça definida ou gatos vira-lata. Eles não são reconhecidos como nenhuma raça de gato e podem ter características muito variadas. Cada um deles tem um aspecto único e sempre surpreendem. Existem ainda raças de gatos que surgiram a partir de mutações genéticas que ocorreram naturalmente ou por intervenção humana. A raça de gato mais famosa que foi originada dessa forma é o Sphynx, o conhecido gato sem pelo. 

Redação: Maria Luísa Pimenta