As pessoas normalmente têm a ideia de que os gatos são animais mais independentes e menos apegados do que os cachorros. De fato, esse pensamento não está totalmente errado, mas existem sim algumas raças de gato que são mais carinhosas e dependentes de seus donos do que outras, exigindo maior atenção e dedicação no dia a dia. No entanto, o contrário também é totalmente possível: tem raças de gato que são bastante independentes e conseguem se virar muito bem sozinhas. Se você leva uma vida mais agitada e não costuma ficar em casa por longos períodos, mas sempre desejou ter um bichano do seu lado, esse momento é seu: veja uma lista com 6 raças de gatos mais independentes!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Independência é praticamente o sobrenome do gato Siamês

Não tem como o Siamês não ser o primeiro nome dessa lista. Além de ser uma das raças de gato mais queridinhas no Brasil, esses bichanos são dotados de uma personalidade muito cativante: são comunicativos, adoram passar um tempo com seus humanos e não dispensam um bom carinho. Mas quando o gato Siamês precisa ficar sozinho em casa por um bom tempo, não tem problema também. Na verdade, ele até gosta disso, porque pode aproveitar o dia fazendo aquilo que ele tanto gosta, que é tirar uma sonequinha e curtir a própria companhia.

Scottish Fold: uma raça que gosta de carinho, mas preza pelo seu espaço

Quem tem um gatinho da raça Scottish Fold sabe bem como é prazeroso conviver com esses bichanos! Além de se dar super bem com praticamente todos os tipos de pessoas, o gato Scottish Fold também é bastante receptivo com outros animais e espécies, sendo ideais para quem gosta de uma família grande. Esses felinos são afetuosos e dóceis na medida certa, mas também gostam de passar um tempo sozinhos de vez em quando. Por isso, é importante saber respeitar o espaço do seu amigo de quatro patas nessas horas - e é justamente por isso que o Scottish Fold acaba sendo uma ótima raça para quem não pode dedicar tantas horas por dia ao animal.

O gato Persa se dá muito bem com os momentos “solitários”

Mais uma raça que é bastante popular é o gato Persa: o bichinho é realmente muito sensível, dócil e carinhoso, sendo muito apegado à sua família. Mas calma lá: ser apegado não é sinônimo de dependência, ok? Na verdade, embora o gato Persa goste de passar um tempinho ao lado dos seus tutores, ele também aprecia os momentos em que precisa ficar sozinho. Isso é possível graças ao seu temperamento calmo e tranquilo, fazendo com que o felino se sinta plenamente confortável na sua própria companhia - desde que isso não aconteça por um tempo muito prolongado.

 

Das raças de gato mais independentes, o gato Siamês merece um destaqueO Scottish Fold tem uma aparência para lá de fofinha, mas se engana quem pensa que essa raça é dependente dos humanosO gato Persa é muito cativante e não tem problemas em ficar sozinhoO Maine Coon é bastante sociável, mas às vezes também gosta de ficar sozinhoO gato Chartreux não é tão dependente dos seus humanos e se dá bem com a solidãoOs gatos vira-latas são independentes por instinto e ao mesmo tempo uma ótima companhia para se ter por perto

 

Maine Coon: o maior gato do mundo é bastante independente

 

O Maine Coon é uma raça de gato que não passa despercebido por causa do seu tamanho, mas essa não é a única característica que chama a atenção nesse bichano. Carinhoso, brincalhão e super sociável, a raça de gato Maine Coon também carrega um traço bastante particular, que é a sua independência. O felino simplesmente adora interagir com seus humanos e é afetuoso, mas ainda assim ele é um animal que não dispensa umas horinhas sozinho, aproveitando sua própria companhia. Por se tratar de uma raça de gato gigante, o ideal é que o Maine Coon viva em um ambiente bem espaçoso para poder ter sua privacidade nesses momentos.

Gato Chartreux é inteligente, tranquilo e não vê problemas em ficar sozinho

Embora não seja uma das raças mais mencionadas, o gato Chartreux é dono de inúmeras características bastante apaixonantes! Esses felinos são super carismáticos e de fácil convivência com qualquer pessoa ou animal, o que é ótimo para quem procura um companheiro de quatro patas. Apesar de ser bastante brincalhão e amável, o Chartreux é muito independente e não precisa da companhia dos seus humanos constantemente para se sentirem bem. Ele consegue lidar muito bem com a solidão, desde que seus humanos não deixem de brincar e lhe dar atenção em outros momentos.

Os gatos vira-latas também costumam ser independentes

Como todos sabem, os gatos sem raça definida (SRD) - popularmente chamados de vira-latas - não seguem um padrão com as mesmas características. Contudo, um traço que tende a ser bastante comum entre eles é o senso de independência que foi herdado de seus antepassados ou até mesmo da própria vivência nas ruas. A maioria dos gatinhos abandonados, que são vira-latas, acaba adquirindo uma independência muito maior do que os gatos de raça porque eles precisam aprender a se virar sozinhos muito cedo. Esses bichanos conseguem viver tranquilamente, mesmo sem a presença constante de seus humanos. Afinal, o mais importante eles já conseguiram: um lar! Então o que são algumas horinhas sozinhos, não é mesmo? Mas não esqueça: mesmo que independentes, eles precisam de muito carinho e amor no tempo livre do tutor!

Redação: Juliana Melo