Quantos anos vive um cachorro? No mundo canino, a proporção da idade do cachorro é totalmente diferente do que conhecemos entre os humanos. A média de vida de um cãozinho é de 10 a 13 anos, mas isso pode mudar de acordo com o tamanho, raça e cuidados que o animal recebeu ao longo da vida. No entanto, algumas raças de cachorro são conhecidas pela alta expectativa de vida. Um fator absolutamente genético! De maneira geral, os cachorros pequenos costumam viver mais do que os grandes, mas isso também não é uma regra. Se você procura um cãozinho para viver longos anos ao seu lado, confira a lista que preparamos abaixo!

1) Chihuahua: raça de cachorro costuma viver mais de 15 anos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.


O   Chihuahua é uma raça de cachorro que se destaca pela sua expectativa de vida
O Chihuahua é uma raça de cachorro que se destaca pela sua expectativa de vida

Considerado o menor cachorro do mundo, o Chihuahua também é um cãozinho conhecido pela sua alta expectativa de vida. Apesar do seu tamanho, ele possui uma “saúde de ferro” e, por isso, é uma raça de cachorro mais resistente a doenças, o que contribui para sua longevidade. Quando bem cuidado, o cachorro Chihuahua pode viver por até 20 anos.

2) O Poodle é uma das raças de cachorro que vive mais tempo


Dentre as  raças de cachorro que vivem mais, o Poodle é uma das mais conhecidas
Dentre as raças de cachorro que vivem mais, o Poodle é uma das mais conhecidas

Quando se trata de raças de cachorros preferidas pelos brasileiros, o Poodle ocupa uma posição bem especial. E não é à toa, né? Extremamente leal e carinhoso, ele é bastante inteligente e se adapta perfeitamente a qualquer ambiente. Além disso, existe outro fator que faz do cachorro Poodle um pet tão querido: a sua longevidade. Sendo uma das raças de cachorro que vivem mais tempo, ele pode chegar cerca de 18 anos.

3) O Shih Tzu é um cãozinho feito para te acompanhar por anos


O Shih Tzu faz parte da lista de   raças de cachorro que vivem mais do que a média
O Shih Tzu faz parte da lista de raças de cachorro que vivem mais do que a média

Não é segredo para ninguém que o Shih Tzu é um dos queridinhos entre os apaixonados por cães, certo? O motivo por trás disso é bem simples: ele é um amigo para todas as horas. Ainda assim, poucos tutores sabem que o Shih Tzu também é uma raça de cachorro que vive mais do que a média . Por não enfrentarem problemas de saúde graves, animais da raça podem viver até os 18 anos, em média, sendo uma ótima companhia durante um longo tempo.

4) Yorkshire: raça pequena é conhecida pela sua longevidade


O Yorkshire é uma   raça de cachorro que vive bastante e que pode te acompanhar por anos
O Yorkshire é uma raça de cachorro que vive bastante e que pode te acompanhar por anos

Ativo e cheio de energia, o Yorkshire está longe de ser apenas um cachorro de companhia. Na verdade, o cãozinho dessa raça é muito curioso e explorador. Outra curiosidade interessante sobre o Yorkshire é a sua expectativa de vida. Por isso, ao se perguntar quantos anos um cachorro vive, a resposta pode variar bastante quando se trata de um Yorkshire. Diferente da média, o animal pode viver cerca de 17 anos.

5) Jack Russell Terrier é uma raça de cachorro que vive mais tempo


O Jack Russell Terrier também faz parte das   raças de cachorro que vivem mais tempo
O Jack Russell Terrier também faz parte das raças de cachorro que vivem mais tempo

O Jack Russell Terrier é conhecido pela energia de sobra, daqueles cachorros que precisam de muitos passeios e atividades para cansar. Com tanta movimentação, não é de se estranhar que ele também integre a lista de raças de cachorro que vivem mais tempo. A expectativa de vida do cãozinho pode variar entre 16 e 20 anos. Mas lembre-se: para que isso aconteça é importante manter todos os cuidados com a saúde e o bem-estar do animal, ok?

6) O Beagle é uma raça de cachorro que vive mais que a média dos animais


Apesar das doenças características da raça, o Beagle costuma viver entre 10 e 15 anos
Apesar das doenças características da raça, o Beagle costuma viver entre 10 e 15 anos

A raça de cachorro Beagle é, certamente, uma das mais conhecidas entre os brasileiros. Amável, inteligente e gentil, ele é uma das principais escolhas de famílias com crianças e até mesmo de pessoas que moram sozinhas e buscam um amigo leal. Embora seja um cãozinho suscetível a algumas doenças, como obesidade e hipotireoidismo, o Beagle é uma raça de cachorro que vive mais do que a média. O cãozinho companheiro de olhar atrevido e orelhas caídas pode viver cerca de 15 anos.

7) O vira-lata será um companheiro por muitos anos


O vira-lata   costuma viver por mais tempo
O vira-lata costuma viver por mais tempo

O vira-lata precisa de cuidados como qualquer cãozinho: vacinas, vermífugos e check-ups no veterinário devem fazer parte da rotina. Mas, com certeza você já deve ter ouvido falar que o cão sem raça definida (SRD) é super resistente a doenças, certo? Acontece que a mistura de raças presente nesse cãozinho faz com que alguns quadros comuns não o atinjam com tanta facilidade, o que resulta na alta expectativa de vida. Acredita-se que um amiguinho desses possa viver entre 16 e 18 anos, chegando até mesmo aos 20. Ou seja: tempo suficiente para ser companheiro por muitos e muitos anos.

Redação: Úrsula Gomes