Cuidados

Quais produtos e acessórios para cachorro você deve ter em casa?

O shampoo para cachorro ideal deve ser de acordo com a raça, idade e condições de saúde do animal
O shampoo para cachorro ideal deve ser de acordo com a raça, idade e condições de saúde do animal

Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão. Na verdade, assim como os humanos, esses animais também precisam de alguns cuidados básicos no dia a dia, principalmente no que diz respeito a higiene. Por isso, alguns acessórios para cachorro são indispensáveis para se ter em casa, como o cortador de unha, escova de dentes, shampoo e até mesmo condicionador. Com a ajuda desses produtos, fica muito mais fácil de garantir que seu cãozinho sempre estará bem tratado e com aspecto saudável. A seguir, separamos os principais itens que não podem faltar na sua casa na hora de cuidar de cachorro. Veja só!

Cortador de unha para cachorro pode ser encontrado em diferentes modelos

Cortar as unhas de cachorro não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas ainda assim é algo super necessário para evitar que as garras do seu amigo fiquem muito compridas e ele acabe machucando a si mesmo e os outros. É para isso que existe o cortador de unha para cachorro: a ferramenta é feita especificamente para os cães, e pode ser encontrada em diferentes modelos, como tipo alicate ou guilhotina. Alguns são próprios para cachorros pequenos, enquanto outros são mais indicados para raças maiores. Caso haja alguma dúvida sobre qual modelo atende melhor o seu cãozinho, você pode pedir sugestões para o seu veterinário.

Shampoo e condicionador para cachorro: produtos devem ser específicos para cães

Na hora de dar banho em cachorro, nada de usar shampoo e condicionador que sejam de uso humano. Os cães precisam de produtos próprios para eles, ou podem acabar sofrendo com alergias e outros problemas de pele. Por isso, o ideal é comprar um shampoo para cachorro, e que atenda às especificidades do seu amigo de quatro patas, pois fatores como raça, idade e condições de saúde influenciam na escolha do melhor produto. O mesmo deve acontecer com o condicionador para cachorro.

O lenço umedecido para cachorro é outra opção para limpar o animal

Por mais que o banho de cachorro seja importante, ele não pode acontecer com tanta frequência para não prejudicar os pelos e a pele do animal. Sendo assim, muitos tutores acabam recorrendo ao lenço umedecido para cachorro, que é outro produto que ajuda a manter o pet limpinho no dia a dia. Ele é ideal para higienizar as patas do cachorro depois de passeios, por exemplo, mas também podem ser utilizados para limpar o corpo do animal. Mas atenção: vale lembrar que para limpezas mais profundas, o banho com shampoo para cachorro ainda é a melhor opção.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A escova para cachorro é a melhor maneira de manter a pelagem do animal saudável e com aspecto bonito
    A escova para cachorro é a melhor maneira de manter a pelagem do animal saudável e com aspecto bonito

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Escova de dente para cachorro: uma ferramenta indispensável para manter a saúde bucal

    A melhor forma de manter o sorriso do seu amigo de quatro patas livre de tártaro, mau hálito e outros problemas bucais é escovando os dentes dos cães. Para te ajudar nessa missão, a escova de dente para cachorro é o acessório mais adequado. Existe o modelo simples, que é bem semelhante a escova de humanos, e o modelo duplo, que possui duas cabeças em cada extremidade da haste e alcança toda a boca do animal. Além disso, também é possível optar pela dedeira, que oferece mais firmeza na hora da escovação e é ideal para cães pequenos ou aqueles que não gostam muito de escovar os dentes. 

    Produto para limpar ouvido de cachorro também está na lista de cuidados

    Ao contrário do que muitos pensam, não se pode limpar o ouvido do cachorro com álcool nem soro fisiológico, porque alguns componentes presentes nessas soluções podem agredir o canal auditivo dos cães. O ideal é procurar por produto para limpar orelha de cachorro nos pet shops, que geralmente dispõem desse item em forma de creme ou gotas. A diferença entre ele e as soluções de álcool e soro é que o produto para limpar ouvido de cachorro é mais suave, não tem cheiro e contém substâncias que não são prejudiciais para a pele e orelha do cão.

    Luva ou escova para pentear os pelos do cachorro ajudam a manter a pelagem do animal bonita e saudável

    Alguns cães tendem a perder mais pelo do que outros, mas mesmo assim todos devem ter uma rotina de cuidados com a sua pelagem para garantir que ela esteja sempre sedosa, brilhante e saudável. A melhor maneira de fazer isso é escovando os pelos do animal regularmente (a quantidade de vezes na semana vai depender de cada raça). Para facilitar o processo, os tutores podem optar pela luva ou escova para cachorro, que ajudam remover a pelagem morta do animal e desembaraçar os pelos.

    Tapete higiênico para cachorro é uma alternativa de banheiro para o seu amigo

    Embora a maioria dos tutores ainda opte pelo bom e velho jornal, o tapete higiênico é um dos acessórios para cachorro que vêm ganhando muitos adeptos ao longo dos últimos anos. O motivo para isso é simples: a praticidade. Com um alto poder de absorção de líquidos e a presença de uma camada plástica protetora que impede vazamentos, o tutor não tem muito trabalho para cuidar das necessidades fisiológicas do animal. O tapete higiênico para cachorro pode ser trocado a dois dias e, além de ser esteticamente mais apresentável que o jornal, ele também impede o mau cheiro.

    Redação: Juliana Melo

     

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Próxima matéria

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Parque para cachorros: quais as vantagens e cuidados que você deve ter?
    Passeio

    Parque para cachorros: quais as vantagens e cuidados que você deve ter?

    Não é difícil encontrar um parque para cachorros nos grandes centros urbanos, o que só prova o quanto esses animais se tornaram essenciais na nossa vida. Felizmente, nos últimos anos, esses companheiros passaram a ter mais espaço ainda na sociedade: é cada vez mais comum encontrar restaurantes, shoppings e outros espaços públicos que são “pet friendly”, isto é, que não restringem o acesso dos animais. O parcão, que é um lugar destinado a eles, é o local ideal para o seu cão socializar, brincar bastante, gastar energia e fazer novos amigos de quatro patas.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Ver Todas >

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!

    Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. 

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet
    Cuidados dos animais

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet

    Não é incomum encontrar um cachorro com medo de chuva e de trovão. O barulho da tempestade gera em alguns cães um sentimento tão grande de insegurança que eles perdem o controle de suas próprias emoções. Toda aflição provocada pelo perigo que o som da chuva e trovão representa pode influenciar no comportamento do cãozinho, como tentativa de fuga, destruição e até agressividade. É importante observar como o cãozinho reage nessas situações e buscar formas de reverter o medo que ele sente. 

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro

    Manter os pelos do cachorro bonitos e saudáveis é dever de todo tutor, principalmente para quem é dono de raças mais peludinhas, como o Lhasa Apso. Por isso, alguns cuidados básicos do dia a dia - como a escovação, banho e tosa - são indispensáveis, tanto por uma questão de higiene, como também para deixar o cãozinho com uma boa aparência. No caso do Lhasa Apso, a tosa pode sofrer diferentes modificações e o cachorro pode usufruir de tipos de cortes e penteados para todos os gostos. Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de tosa para Lhasa Apso? É só dar uma olhada na matéria que preparamos a seguir!

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado
    Cuidados dos animais

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado

    Já parou para se perguntar se pode dar banho em gato? Esse é um assunto bastante polêmico e que desperta muita dúvida na maioria dos tutores (principalmente nos pais de primeira viagem). Como muitos sabem, os felinos são animais que cuidam da sua própria higiene e fazem a autolimpeza diariamente com a própria língua, então em muitos casos os médicos veterinários não indicam o banho em gato.

    Ver Todas >