Ter um cãozinho vai muito além dos momentos de diversão. Na verdade, assim como os humanos, esses animais também precisam de alguns cuidados básicos no dia a dia, principalmente no que diz respeito a higiene. Por isso, alguns acessórios para cachorro são indispensáveis para se ter em casa, como o cortador de unha, escova de dentes, shampoo e até mesmo condicionador. Com a ajuda desses produtos, fica muito mais fácil de garantir que seu cãozinho sempre estará bem tratado e com aspecto saudável. A seguir, separamos os principais itens que não podem faltar na sua casa na hora de cuidar de cachorro. Veja só!

Cortador de unha para cachorro pode ser encontrado em diferentes modelos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cortar as unhas de cachorro não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas ainda assim é algo super necessário para evitar que as garras do seu amigo fiquem muito compridas e ele acabe machucando a si mesmo e os outros. É para isso que existe o cortador de unha para cachorro: a ferramenta é feita especificamente para os cães, e pode ser encontrada em diferentes modelos, como tipo alicate ou guilhotina. Alguns são próprios para cachorros pequenos, enquanto outros são mais indicados para raças maiores. Caso haja alguma dúvida sobre qual modelo atende melhor o seu cãozinho, você pode pedir sugestões para o seu veterinário.

Shampoo e condicionador para cachorro: produtos devem ser específicos para cães

Na hora de dar banho em cachorro, nada de usar shampoo e condicionador que sejam de uso humano. Os cães precisam de produtos próprios para eles, ou podem acabar sofrendo com alergias e outros problemas de pele. Por isso, o ideal é comprar um shampoo para cachorro, e que atenda às especificidades do seu amigo de quatro patas, pois fatores como raça, idade e condições de saúde influenciam na escolha do melhor produto. O mesmo deve acontecer com o condicionador para cachorro.

O lenço umedecido para cachorro é outra opção para limpar o animal

Por mais que o banho de cachorro seja importante, ele não pode acontecer com tanta frequência para não prejudicar os pelos e a pele do animal. Sendo assim, muitos tutores acabam recorrendo ao lenço umedecido para cachorro, que é outro produto que ajuda a manter o pet limpinho no dia a dia. Ele é ideal para higienizar as patas do cachorro depois de passeios, por exemplo, mas também podem ser utilizados para limpar o corpo do animal. Mas atenção: vale lembrar que para limpezas mais profundas, o banho com shampoo para cachorro ainda é a melhor opção.


A escova para cachorro é a melhor maneira de manter a pelagem do animal saudável e com aspecto bonito
A escova para cachorro é a melhor maneira de manter a pelagem do animal saudável e com aspecto bonito

Escova de dente para cachorro: uma ferramenta indispensável para manter a saúde bucal

A melhor forma de manter o sorriso do seu amigo de quatro patas livre de tártaro, mau hálito e outros problemas bucais é escovando os dentes dos cães. Para te ajudar nessa missão, a escova de dente para cachorro é o acessório mais adequado. Existe o modelo simples, que é bem semelhante a escova de humanos, e o modelo duplo, que possui duas cabeças em cada extremidade da haste e alcança toda a boca do animal. Além disso, também é possível optar pela dedeira, que oferece mais firmeza na hora da escovação e é ideal para cães pequenos ou aqueles que não gostam muito de escovar os dentes. 

Produto para limpar ouvido de cachorro também está na lista de cuidados

Ao contrário do que muitos pensam, não se pode limpar o ouvido do cachorro com álcool nem soro fisiológico, porque alguns componentes presentes nessas soluções podem agredir o canal auditivo dos cães. O ideal é procurar por produto para limpar orelha de cachorro nos pet shops, que geralmente dispõem desse item em forma de creme ou gotas. A diferença entre ele e as soluções de álcool e soro é que o produto para limpar ouvido de cachorro é mais suave, não tem cheiro e contém substâncias que não são prejudiciais para a pele e orelha do cão.

Luva ou escova para pentear os pelos do cachorro ajudam a manter a pelagem do animal bonita e saudável

Alguns cães tendem a perder mais pelo do que outros, mas mesmo assim todos devem ter uma rotina de cuidados com a sua pelagem para garantir que ela esteja sempre sedosa, brilhante e saudável. A melhor maneira de fazer isso é escovando os pelos do animal regularmente (a quantidade de vezes na semana vai depender de cada raça). Para facilitar o processo, os tutores podem optar pela luva ou escova para cachorro, que ajudam remover a pelagem morta do animal e desembaraçar os pelos.

Tapete higiênico para cachorro é uma alternativa de banheiro para o seu amigo

Embora a maioria dos tutores ainda opte pelo bom e velho jornal, o tapete higiênico é um dos acessórios para cachorro que vêm ganhando muitos adeptos ao longo dos últimos anos. O motivo para isso é simples: a praticidade. Com um alto poder de absorção de líquidos e a presença de uma camada plástica protetora que impede vazamentos, o tutor não tem muito trabalho para cuidar das necessidades fisiológicas do animal. O tapete higiênico para cachorro pode ser trocado a dois dias e, além de ser esteticamente mais apresentável que o jornal, ele também impede o mau cheiro.

Redação: Juliana Melo