close
Ração

Quais os nutrientes mais importantes da ração de cachorro e o impacto na saúde do animal?

A ração para cachorro possui diversos nutrientes que impactam a saúde do animal
A ração para cachorro possui diversos nutrientes que impactam a saúde do animal

A alimentação do cachorro tem um papel muito importante na saúde do animal. A ração para cachorro é um alimento completo - ou seja, possui diversos nutrientes essenciais que trazem inúmeros benefícios ao organismo do pet. Os macronutrientes (como proteínas e lipídios) ou micronutrientes (como minerais e vitaminas) atuam em diferentes órgãos, como o coração de cachorro, e funções do organismo, como o sistema nervoso do cachorro. O Patas da Casa te mostra quais são os nutrientes para cachorro mais importantes presentes na alimentação canina e como eles fortalecem o organismo e previne doenças.

As proteínas presentes na ração de cachorro são os principais nutrientes para o animal

As proteínas são os elementos mais importantes presentes em qualquer ração de cachorro. O nutriente está em todas as células do corpo do cachorro e, por isso, possui diversas funcionalidades no organismo. As proteínas são as principais responsáveis pela produção de energia. Elas também ajudam na regulação do metabolismo, na estruturação dos ossos de cachorro e tecidos musculares, transportam moléculas pelo corpo e auxiliam na produção de hormônios indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Além disso tudo, as proteínas ainda ajudam na regulação do sistema imunológico, deixam a unha e o pelo de cachorro mais saudáveis e fortalecem os músculos. Ao comprar a ração, fique sempre atento não só na quantidade de proteína, mas também de onde veio. Muitas vezes sua fonte são penas de ave ou farinha de carne e de ossos, que não são bem digeridas - mesmo em grandes quantidades. É melhor que a origem seja da carne fresca, pois o animal consegue digerir melhor. E lembre-se: cachorros filhotes precisam de mais proteína ainda, pois estão em fase de crescimento.

Os lipídios podem ser encontrados na medida certa na ração de cachorro e atuam como reserva de energia

Os lipídios presentes na ração para cachorro, também chamados de gordura, são muitas vezes associados a problemas de saúde, mas na verdade são extremamente importantes para a saúde do cão. O segredo é não exagerar. Os lipídios funcionam como uma reserva de energia para o animal. Eles também ajudam a controlar a temperatura do corpo, atuando como um isolante térmico. Além disso, o nutriente auxilia na absorção e transporte de algumas vitaminas e aumentam a defesa do corpo. Os lipídeos são formados por ácidos graxos, sendo os mais famosos o ômega 3 e o ômega 6.

Ômega 3 e Ômega 6 deixam o pelo de cachorro brilhante e ajudam no combate à inflamações

Os Ômegas 3 e 6 são ácidos graxos que trazem diversos benefícios para a saúde do cão. Eles são ótimos para os pelos do cachorro, pois ajudam a deixá-los mais brilhosos e sedosos, tirando a opacidade e ressecamento. Além disso, auxiliam no combate às doenças de pele e ajudam a tratar inflamações e problemas de articulação - prevenindo, inclusive, doenças como a artrite canina. Por isso, é ótimo principalmente para os pets com problemas ósseos e de locomoção. Atuam ainda na melhora da função dos rins, do intestino e do coração do cachorro, além de ajudarem na cognição.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Coração, olhos e pelo são algumas partes do corpo do cachorro beneficiadas com os nutrientes
    Coração, olhos e pelo são algumas partes do corpo do cachorro beneficiadas com os nutrientes

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

    As fibras ajudam principalmente a regular o sistema digestivo do cachorro

    A ação das fibras é regular as funções do corpo. A principal delas é a digestão, pois atua diretamente no sistema digestivo do cachorro. As fibras ajudam a formar o bolo fecal que precisa ser expelido pelos cães. Além disso, o nutriente auxilia no trânsito de fezes ao longo do intestino, fazendo com o que processo seja feito de forma fluida, sem problemas e diminuindo o risco de constipação. As fibras ainda controlam os níveis de açúcar no sangue e ajudam no combate à diabetes e obesidade canina. O sistema imunológico também é beneficiado pelas fibras presentes na ração para cachorro. 

    As vitaminas têm funções que podem atuar desde os olhos do cachorro até à coagulação sanguínea

    As vitaminas são micronutrientes que ajudam no funcionamento do organismo canino. Existem diversos tipos, mas as mais importantes presentes na ração para cachorro são:

    Vitamina A: atua principalmente na saúde dos olhos de cachorro, além de auxiliar na produção de hormônios e na saúde da pele.

    Vitaminas do complexo B: fundamentais por sua ação antioxidante, impedem a oxidação de óleos e gorduras presentes na ração de cachorro. Elas também atuam na melhora das funções do sistema nervoso do cachorro.

    Vitamina D: regula principalmente o metabolismo de cálcio e fósforo, ou seja, é muito importante na formação e manutenção óssea. Além disso, ajuda a regular a imunidade.

    Vitamina E: é importante para o coração, pois atua na formação de glóbulos vermelhos

    Vitamina K: a principal função é ajudar na coagulação sanguínea.

    Os minerais auxiliam em processos químicos, como a formação dos ossos de cachorro

    Os minerais são micronutrientes presentes na ração de cachorro e desempenham diferentes funções. Eles auxiliam na execução de processos bioquímicos necessários para a manutenção do corpo. Dentre os minerais mais importantes estão o cálcio e o ferro, que atuam na formação dos ossos e cachorro. A presença desses nutrientes para o animal é fundamental para que tenham boa capacidade de locomoção e para evitar problemas ósseos. O cálcio também tem um papel essencial na circulação do sangue. O ferro, por sua vez, ajuda na respiração celular.  

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Cachorro pode comer manga?

    Próxima matéria

    Cachorro pode comer manga?

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Cachorro pode comer melão? Descubra se a fruta é liberada para os cães
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer melão? Descubra se a fruta é liberada para os cães

    Você já parou para pensar em quais são as frutas que cachorro pode comer? O mamão para cachorro, por exemplo, é rico em fibras e vitaminas que ajudam a complementar a dieta do pet, funcionando como excelente aperitivo! O mesmo serve para a banana, pera, maçã e outras frutinhas que têm alto teor de água, nutrientes e não são tóxicas para o animal. Mas será que cachorro pode comer melão amarelo e laranja? 

    Cachorro pode comer carne de porco?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer carne de porco?

    A carne de porco é um alimento proibido para cachorro ou pode ser incluído na dieta do pet? As proteínas são fundamentais para a nutrição de cães e cumprem funções importantes no organismo, mas a carne de porco costuma ter restrições até mesmo na dieta humana. Para os caninos, muitas dessas restrições permanecem, como cozinhar a carne muito bem para não correr o risco de transmitir parasitas presentes nesse alimento. 

    Gato pode comer manga? Descubra!
    Alimentação animal

    Gato pode comer manga? Descubra!

    A alimentação felina é cheia de peculiaridades, e muitas pessoas se sentem inseguras antes de oferecerem frutas para gatos. De fato, é importante pesquisar sobre os alimentos que são liberados ou proibidos para os nossos pets, e com a manga para gatos isso não é diferente. Qualquer deslize pode causar uma intoxicação alimentar, e nenhum pai de pet quer que isso aconteça. Mas será que pode dar manga para gato? 

    Sachê para gatos: qual o melhor? Como escolher? Pode dar todo dia? Tudo sobre a ração úmida
    Alimentação animal

    Sachê para gatos: qual o melhor? Como escolher? Pode dar todo dia? Tudo sobre a ração úmida

    O sachê para gatos normalmente é a comida favorita dos felinos domésticos. Pelo conhecido hábito de não beber muita água, a ração úmida para gatos pode até mesmo prevenir problemas renais se entrar na dieta do animal quando ele ainda é filhote. E esse é um assunto pouco falado entre os gateiros, que normalmente só começam a oferecer o sachê para gatos quando ele já apresenta certo comprometimento da função renal. 

    Ver Todas >