Ração

Quais os nutrientes mais importantes da ração de cachorro e o impacto na saúde do animal?

A ração para cachorro possui diversos nutrientes que impactam a saúde do animal
A ração para cachorro possui diversos nutrientes que impactam a saúde do animal

A alimentação do cachorro tem um papel muito importante na saúde do animal. A ração para cachorro é um alimento completo - ou seja, possui diversos nutrientes essenciais que trazem inúmeros benefícios ao organismo do pet. Os macronutrientes (como proteínas e lipídios) ou micronutrientes (como minerais e vitaminas) atuam em diferentes órgãos, como o coração de cachorro, e funções do organismo, como o sistema nervoso do cachorro. O Patas da Casa te mostra quais são os nutrientes para cachorro mais importantes presentes na alimentação canina e como eles fortalecem o organismo e previne doenças.

As proteínas presentes na ração de cachorro são os principais nutrientes para o animal

As proteínas são os elementos mais importantes presentes em qualquer ração de cachorro. O nutriente está em todas as células do corpo do cachorro e, por isso, possui diversas funcionalidades no organismo. As proteínas são as principais responsáveis pela produção de energia. Elas também ajudam na regulação do metabolismo, na estruturação dos ossos de cachorro e tecidos musculares, transportam moléculas pelo corpo e auxiliam na produção de hormônios indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Além disso tudo, as proteínas ainda ajudam na regulação do sistema imunológico, deixam a unha e o pelo de cachorro mais saudáveis e fortalecem os músculos. Ao comprar a ração, fique sempre atento não só na quantidade de proteína, mas também de onde veio. Muitas vezes sua fonte são penas de ave ou farinha de carne e de ossos, que não são bem digeridas - mesmo em grandes quantidades. É melhor que a origem seja da carne fresca, pois o animal consegue digerir melhor. E lembre-se: cachorros filhotes precisam de mais proteína ainda, pois estão em fase de crescimento.

Os lipídios podem ser encontrados na medida certa na ração de cachorro e atuam como reserva de energia

Os lipídios presentes na ração para cachorro, também chamados de gordura, são muitas vezes associados a problemas de saúde, mas na verdade são extremamente importantes para a saúde do cão. O segredo é não exagerar. Os lipídios funcionam como uma reserva de energia para o animal. Eles também ajudam a controlar a temperatura do corpo, atuando como um isolante térmico. Além disso, o nutriente auxilia na absorção e transporte de algumas vitaminas e aumentam a defesa do corpo. Os lipídeos são formados por ácidos graxos, sendo os mais famosos o ômega 3 e o ômega 6.

Ômega 3 e Ômega 6 deixam o pelo de cachorro brilhante e ajudam no combate à inflamações

Os Ômegas 3 e 6 são ácidos graxos que trazem diversos benefícios para a saúde do cão. Eles são ótimos para os pelos do cachorro, pois ajudam a deixá-los mais brilhosos e sedosos, tirando a opacidade e ressecamento. Além disso, auxiliam no combate às doenças de pele e ajudam a tratar inflamações e problemas de articulação - prevenindo, inclusive, doenças como a artrite canina. Por isso, é ótimo principalmente para os pets com problemas ósseos e de locomoção. Atuam ainda na melhora da função dos rins, do intestino e do coração do cachorro, além de ajudarem na cognição.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Coração, olhos e pelo são algumas partes do corpo do cachorro beneficiadas com os nutrientes
    Coração, olhos e pelo são algumas partes do corpo do cachorro beneficiadas com os nutrientes

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

    As fibras ajudam principalmente a regular o sistema digestivo do cachorro

    A ação das fibras é regular as funções do corpo. A principal delas é a digestão, pois atua diretamente no sistema digestivo do cachorro. As fibras ajudam a formar o bolo fecal que precisa ser expelido pelos cães. Além disso, o nutriente auxilia no trânsito de fezes ao longo do intestino, fazendo com o que processo seja feito de forma fluida, sem problemas e diminuindo o risco de constipação. As fibras ainda controlam os níveis de açúcar no sangue e ajudam no combate à diabetes e obesidade canina. O sistema imunológico também é beneficiado pelas fibras presentes na ração para cachorro. 

    As vitaminas têm funções que podem atuar desde os olhos do cachorro até à coagulação sanguínea

    As vitaminas são micronutrientes que ajudam no funcionamento do organismo canino. Existem diversos tipos, mas as mais importantes presentes na ração para cachorro são:

    Vitamina A: atua principalmente na saúde dos olhos de cachorro, além de auxiliar na produção de hormônios e na saúde da pele.

    Vitaminas do complexo B: fundamentais por sua ação antioxidante, impedem a oxidação de óleos e gorduras presentes na ração de cachorro. Elas também atuam na melhora das funções do sistema nervoso do cachorro.

    Vitamina D: regula principalmente o metabolismo de cálcio e fósforo, ou seja, é muito importante na formação e manutenção óssea. Além disso, ajuda a regular a imunidade.

    Vitamina E: é importante para o coração, pois atua na formação de glóbulos vermelhos

    Vitamina K: a principal função é ajudar na coagulação sanguínea.

    Os minerais auxiliam em processos químicos, como a formação dos ossos de cachorro

    Os minerais são micronutrientes presentes na ração de cachorro e desempenham diferentes funções. Eles auxiliam na execução de processos bioquímicos necessários para a manutenção do corpo. Dentre os minerais mais importantes estão o cálcio e o ferro, que atuam na formação dos ossos e cachorro. A presença desses nutrientes para o animal é fundamental para que tenham boa capacidade de locomoção e para evitar problemas ósseos. O cálcio também tem um papel essencial na circulação do sangue. O ferro, por sua vez, ajuda na respiração celular.  

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    5 alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum

    Próxima matéria

    5 alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Pode misturar a ração seca com o sachê para gatos?
    Alimentação animal

    Pode misturar a ração seca com o sachê para gatos?

    A alimentação do gato é, sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de cuidar da saúde do animal. O problema é que os felinos possuem um paladar bem rigoroso, e não é todo tipo de comida que os agrada. A ração seca para gatos até pode ser uma opção bem nutritiva (e também econômica para os tutores), mas o interesse dos bichanos pelos famosos sachês é muito maior. E se desse para unir o melhor dos dois mundos? 

    Alimentos proibidos para cachorro: qual o efeito das gorduras no organismo do animal?
    Alimentação animal

    Alimentos proibidos para cachorro: qual o efeito das gorduras no organismo do animal?

    Cuidar da nutrição é fundamental para que seu cãozinho tenha uma vida saudável. Saber quais são os alimentos proibidos para cachorro, que nutrientes são fundamentais e como eles agem no corpo do animal ajudam o tutor a fornecer uma dieta mais balanceada e benéfica para o animal. A gordura - ou lipídio - é um dos principais nutrientes que precisam fazer parte da alimentação do cão. Sua presença no organismo traz inúmeros benefícios à saúde do animal. Mas como tudo em excesso, a gordura também pode trazer malefícios se não houver controle. 

    Como o comedouro lento para cachorro ajudará seu pet que come muito rápido?
    Alimentação animal

    Como o comedouro lento para cachorro ajudará seu pet que come muito rápido?

    Quando o cachorro come muito rápido, ele fica mais propenso a desenvolver vários probleminhas de saúde relacionados com a má digestão. Para evitar que isso aconteça, o comedouro lento para cães é um acessório que faz toda a diferença e serve para ensinar o cachorro a comer mais devagar. Dentre os vários benefícios que o item oferece, a mudança no comportamento do cãozinho - e, consequentemente, na sua saúde - é uma das mais perceptíveis.

    Cachorro pode tomar chá? Descubra se a bebida é liberada e quais os benefícios para o organismo do pet
    Alimentação animal

    Cachorro pode tomar chá? Descubra se a bebida é liberada e quais os benefícios para o organismo do pet

    Antes de oferecer qualquer tipo de alimento ou bebida para o seu cãozinho é fundamental descobrir o que o cachorro pode ou não comer e beber. O organismo canino é bem diferente do humano e nem tudo vai fazer bem para a saúde dos animais. Então será que o cachorro pode tomar chá? Em quais casos a bebida é indicada e como ela pode ser benéfica para os cães? Todo tipo de chá é liberado ou existem contraindicações? 

    Ver Todas >