Uma das melhores coisas para os pais e mães de pet é ver seus filhos de quatro patas fortes e saudáveis. Contudo, às vezes mesmo com todos os cuidados necessários para cuidar da saúde do animal, o cachorro pode acabar adoecendo, e, em alguns casos, o principal motivo para isso é a herança genética. Como muitos sabem, algumas raças de cachorro são mais predispostas para o desenvolvimento de certas doenças e, por isso, é preciso ter um cuidado redobrado com esses cães. A seguir, reunimos as doenças genéticas de cachorro consideradas mais comuns e quais as principais raças que são afetadas por elas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Displasia coxofemoral em cães: doença afeta principalmente cachorros de porte grande

Também conhecida como displasia de quadril canina, a displasia coxofemoral é uma doença que afeta principalmente os ossos, músculos e tendões das patas traseiras do cão, atrapalhando a mobilidade desses animais. Os cachorros acometidos geralmente sentem muita dor e desconforto, principalmente para andar, e os movimentos do cãozinho ficam bastante limitados. É um quadro que costuma afetar principalmente as raças de cachorro grandes, como Labrador, Rottweiler, Golden Retriever, Pastor Alemão e Pitbull.

2) A dermatite atópica canina é caracterizada por irritações na pele do animal

Esse é um tipo de alergia em cachorro considerado bastante comum e que se propaga de forma genética. Isto é, filhotes de outros cães que apresentam quadros de dermatite canina costumam desenvolver a mesma condição, sendo que as raças mais afetadas geralmente são o Shih Tzu, Lhasa Apso, Labrador, Maltês e Bulldog Francês. Não é difícil de perceber um quadro de dermatite atópica canina: ele se manifesta principalmente por meio de irritações e coceiras na pele do cãozinho, deixando a região bastante avermelhada e podendo causar queda de pelos no animal acometido.

3) Hipotireoidismo em cães: entenda como a doença se manifesta

Trata-se de uma doença endócrina que consiste na baixa produção de hormônios da tireoide. Esses hormônios, por sua vez, são os responsáveis por regular o nível de energia do cachorro e pode afetar significativamente a qualidade de vida e bem-estar dele. Dentre os principais sintomas do hipotireoidismo em cães, destaca-se o ganho de peso, sedentarismo, intolerância ao frio e a exercícios físicos. As raças de cachorro mais predispostas a essa condição são Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle e Boxer.

luxação de patela em cães: cachorro Dachshund andando

4) Luxação da patela é comum em cachorros de pequeno porte

 

Essa é uma condição bastante frequente em animais de pequeno porte, principalmente das raças Pug, Chihuahua e Dachshund (o famoso cachorro salsicha). Na prática, a luxação de patela em cães acontece quando há o deslocamento da rótula, um ossinho localizado no joelho dos cachorros. Esse quadro geralmente traz bastante dor e desconforto no paciente, e pode ser identificado por meio de inchaços na região e movimentos limitados do joelho, o que deixa o cachorro mancando. Ao perceber qualquer sinal da doença, é necessário buscar o auxílio de um veterinário. Dependendo da gravidade do caso, o tratamento mais indicado é a cirurgia.

5) Cardiomiopatia dilatada em cães afeta principalmente os animais grandes

Dentre os vários tipos de cardiopatias que podem afetar os cães, a cardiomiopatia dilatada é uma das mais comuns. Essa doença é caracterizada por uma dilatação do músculo cardíaco que reduz progressivamente a capacidade de bombear sangue pelos ventrículos, podendo levar a um quadro de insuficiência cardíaca. Cansaço, fraqueza, desmaios, arritmias são alguns dos principais sinais da cardiomiopatia dilatada em cães, e as raças mais propensas para o desenvolvimento da doença são Doberman, Dogue Alemão, Boxer, São Bernardo, Afghan Hound e Old English Sheepdog.

6) Síndrome respiratória braquicefálica: o que você precisa saber

Você já deve ter ouvido falar nas raças de cachorro braquicefálicos, certo? São animais que têm o famoso “focinho achatado” - estrutura anatômica que, na verdade, acaba sendo prejudicial para esses cães. O problema é que algumas dessas raças, como o Pug, Bulldog Francês e o Shih Tzu, tem maior predisposição para desenvolver o que chamamos de síndrome respiratória braquicefálica, uma doença que tem como principal sintoma a dificuldade na hora de respirar. Além disso, alguns cães tendem a ficar ofegantes com facilidade, e outros chegam até mesmo a roncar enquanto dormem. 

Redação: Juliana Melo