Cachorro

Priapismo em cães: tudo sobre a ereção involuntária e persistente em cachorros machos

Publicado - 28 Fevereiro 2023 - 11h42

Atualizado - 28 Maio 2024 - 15h23

O priapismo canino é uma das diversas doenças que podem afetar o pênis de cachorro. Apesar de ser rara, é muito perigosa. A condição ocorre quando o cachorro apresenta uma ereção involuntária que demora a cessar. Os casos de priapismo em cães merecem atenção porque o agravamento do quadro pode levar à infecções graves e até mesmo causar necrose no órgão. A doença pode aparecer em cães machos de qualquer raça e idade e, por isso, é importante estar sempre atento. Quer entender melhor o que é o priapismo canino e como ele afeta a saúde do cachorro? O Patas da Casa te explica tudo sobre essa condição, desde as causas até as possíveis formas de tratamento. Confira!

Como funciona a ereção e ejaculação do cachorro?

Para entender o que é o priapismo canino e por que ele é um problema sério, é importante compreender primeiro como funciona a ereção e o processo de ejaculação do animal. O pênis do cachorro é dividido em três partes. A raiz é a porção que junta o órgão com a pelve, o corpo é o comprimento e a glande é a ponta. Além disso, o pênis de um cachorro é composto por um músculo cavernoso. O pênis de cachorro deve ficar escondido na maior parte do tempo.

Na parte externa fica o prepúcio, a pele que protege o órgão. Quando o cão recebe os estímulos sexuais (ou fica excitado por outros motivos), acontece a ereção e o pênis vai para fora, ficando exposto. Durante a ereção, os corpos cavernosos recebem uma quantidade maior de sangue, o que faz com que o pênis fique inchado.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O inchaço permite que o órgão fique bem acoplado à fêmea durante a penetração. Existe uma glândula chamada bulbo que infla bastante durante a monta, por isso os cachorros ficam grudados depois da cruza. A ejaculação ocorre aos poucos em um processo de gotejamento, podendo durar de 15 minutos a uma hora. Ao término da ejaculação, o fluxo de sangue no pênis diminui e o órgão desincha. Assim, o macho desmonta a fêmea e o pênis volta para o interior do prepúcio.

Priapismo em cães se caracteriza pela ereção demorada e involuntária

No processo normal, a ereção e a ejaculação ocorrem durante a cruza e, após o término, o pênis do cachorro retorna para dentro do prepúcio. Nos casos de priapismo, porém, isso não acontece. O priapismo canino é uma condição caracterizada pela ereção persistente do cão macho. Essa ereção acontece sem ter qualquer relação com estímulos sexuais. Além de acontecer de forma involuntária, persiste por bastante tempo. A ereção causada pelo priapismo em cães pode durar até quatro horas, o que é muito perigoso pois durante todo esse período o pênis do cachorro fica exposto e bastante inchado.

priapismo em cães: cachorro se lambendo
Um dos sintomas do priapismo em cães é lamber a região do pênis para aliviar a dor

 

Com o pênis exposto por um longo período, existe o risco do órgão sofrer inflamações severas, seja por fatores externos ou como consequência do cachorro se lambendo excessivamente na região (um dos possíveis sintomas do priapismo). Cachorro com inflamações muito graves no pênis pode sofrer ainda com a necrose do órgão devido ao agravamento da infecção.

Lesão na medula e traumas durante a cópula são possíveis causas do priapismo canino

Existem diferentes motivos que podem levar ao priapismo em cães. A ereção do cachorro está relacionada ao sistema nervoso parassimpático, enquanto a ejaculação tem relação com o sistema nervoso simpático. Por isso, essa falha na ereção causada pelo priapismo canino muitas vezes acontece por conta de lesões na medula espinhal. Outras possíveis causas do priapismo são traumas durante a cópula, tromboembolismo, cachorro com infecção urinária, obstrução do fluxo de sangue no pênis e administração de alguns tipos de fármacos sem orientação médica. Muitos casos de priapismo em cães, no entanto, são considerados idiopáticos, ou seja, não possuem uma causa definida.

Sintomas do priapismo: cachorro sente muita dor e pode ter dificuldade para urinar

O sintoma mais perceptível dos casos de priapismo em cães é a ereção involuntária de longa duração. Se você perceber que a ereção do seu animal dura mais de uma hora, já é importante ligar o alerta pois há chances de ser um caso de priapismo. Cachorro com essa condição também sente bastante dor, já que o pênis fica inchado e exposto por muito tempo.

Uma das funções do pênis de cachorro é eliminar a urina pelo canal da uretra. Quando o órgão está inchado por conta do priapismo canino, a eliminação do xixi é prejudicada. Por isso, outro sintoma bastante comum da condição é a dificuldade de urinar (disúria). Como consequência, pode acontecer de a bexiga do cachorro também ficar muito inchada, já que passa a ter um grande volume de urina armazenada no órgão. 

priapismo canino: cachorro no veterinário
Casos de priapismo em cães são confirmados após avaliação dos sintomas e palpação

 

Priapismo em cães: tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico

O diagnóstico do priapismo canino normalmente é feito pela análise dos sintomas, inspeção visual e palpação da região do pênis. Apenas um veterinário pode identificar essa condição, pois ela pode ser confundida com outros problemas de saúde, como edema ou hematoma. Após o diagnóstico de priapismo em cães, o tratamento deve ser iniciado rapidamente porque a inflamação e a necrose do órgão podem acontecer em pouco tempo. A administração de medicamentos costuma ser o primeiro passo. Normalmente, são utilizados anti-histamínicos e/ou anticolinérgicos. Antibióticos para cães também podem ser prescritos para tratar infecções no local. O veterinário pode ainda recomendar uma drenagem cirúrgica.

Nos quadros mais graves em que há necrose do órgão, utilizar apenas anti-histamínicos, anticolinérgicos e antibióticos para priapismo em cães não é o suficiente. Nesses casos, pode ser necessário realizar uma penectomia, que é a amputação do pênis. Após a penectomia, é preciso realizar ainda a ureterostomia, uma outra cirurgia que tem o objetivo de fechar a uretra à pele para que o animal consiga urinar mesmo sem o pênis.

Existem casos de priapismo em cães castrados?

A castração de cachorro também é muito indicada em casos de priapismo em cães. A cirurgia aumenta a expectativa de vida do animal e previne ainda outras doenças, como o câncer de próstata e diferentes tipos de dst em cachorro. Mas isso quer dizer que não existe priapismo em cães castrados? Não exatamente. Apesar de não ser mais capaz de engravidar uma fêmea, o cachorro castrado pode cruzar sim, só que é mais raro. A produção de hormônios após a cirurgia diminui, mas não é extinta. Isso quer dizer que o cão castrado ainda pode ter ereção.

Além disso, é importante ressaltar que a exposição peniana não acontece apenas por causa de estímulos sexuais. A agitação, as brincadeiras com sua família e até mesmo a alegria de ver o tutor ou conhecer alguém novo podem levar a essa situação. Portanto, o priapismo em cães castrados é possível. Porém, como o desejo sexual diminui após a castração, a cirurgia é indicada para os cães que sofrem com esse problema. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Cães de Chernobyl passam por mutações decorrentes da radiação e características "estranhas" chocam cientistas

Décadas após o desastre nuclear de Chernobyl, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: os descendentes dos animais que sobre...

Cachorro

Banho em cachorro em casa com efeito de pet shop: foi com essa dica de um tosador que consegui economizar mais de R$100 por mês

Dar banho em cachorro em casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de economizar um dinheirinho n...

Cachorro

O que NÃO fazer com seu cachorro em 2025: 7 hábitos que não devem te acompanhar no próximo ano (verificado por especialistas)

Cuidar de cachorro é um compromisso que exige dedicação, carinho e responsabilidades ao longo de toda a vida do animal. No entanto, ...

Cachorro

8 truques divertidos e fáceis para ensinar ao seu cachorro filhote ou adulto

O adestramento de cães até parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Na verdade, treinar um cãozinho pode ser fácil e super divert...

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Cachorro

Cães de Chernobyl passam por mutações decorrentes da radiação e características "estranhas" chocam cientistas

Décadas após o desastre nuclear de Chernobyl, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: os descendentes dos animais que sobre...

Cachorro

Banho em cachorro em casa com efeito de pet shop: foi com essa dica de um tosador que consegui economizar mais de R$100 por mês

Dar banho em cachorro em casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de economizar um dinheirinho n...

Cachorro

O que NÃO fazer com seu cachorro em 2025: 7 hábitos que não devem te acompanhar no próximo ano (verificado por especialistas)

Cuidar de cachorro é um compromisso que exige dedicação, carinho e responsabilidades ao longo de toda a vida do animal. No entanto, ...

Ver todas