Adoção animal

Por que você deveria adotar um cachorro? Te damos 5 motivos para ter um novo amor de quatro patas em 2025

Publicado - 26 Dezembro 2024 - 15h22

Atualizado - 26 Dezembro 2024 - 15h22

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Adotar um cachorro é uma decisão que precisa ser tomada com muita responsabilidade. Afinal, ao adotar um cão, você se compromete a proporcionar uma série de cuidados, amor e segurança ao animal. Mas será que isso realmente vale a pena? A resposta é sim! Ter um cachorro não transforma apenas a vida do animal, como muda para sempre a vida de quem o adotou. 

Se você ainda está em dúvida sobre essa decisão, confira 5 motivos que vão te fazer mudar de ideia e adotar um cachorro!

1) Ao adotar um cachorro, você vai ganhar um melhor amigo

Quando você decide adotar um cachorro, você não está dando apenas um lar para ele, como também está ganhando um amigo dedicado e fiel. Essa é a melhor companhia que você poderia querer, pois o amor de cachorro é um dos sentimentos mais puros que existem. 

Imagem Quiz:Você está preparado para adotar um pet? Faça o teste e descubra!

Você está preparado para adotar um pet? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Esses animais são capazes de construir laços fortíssimos com os tutores e os amam de forma incondicional, sem esperar nada em troca. Eles estão presentes nos dias tristes e nos dias felizes, transformando qualquer momento em algo mais leve. Esse vínculo único entre cachorro e tutor muda para sempre a vida dos dois, e é por isso que os cães são os melhores amigos do homem.

2) Adotar um cachorro faz bem para a saúde física

Se você acha que adotar um cachorro só faz bem para a alma, está muito enganado. Ter um cãozinho proporciona uma série de benefícios para a saúde do tutor. Passear com cachorro, por exemplo, é uma atividade que não é só benéfica para o pet, como também para os humanos. Ao passear com o pet diariamente, o tutor acaba se exercitando junto com ele, o que é ótimo para a saúde física de ambos.

E não pense que para por aí! De acordo com  um estudo publicado na Harvard Health Publishing,
ter um cachorro faz bem até mesmo para o coração dos humanos. Na pesquisa, eles revelaram que tutores de animais de estimação tendem a ter uma pressão arterial mais baixa e apresentam menos chances de ter problemas cardíacos.

cachorro filhote no colo de mulher
Adotar um cachorro é uma experiência gratificante

3) Adotar um cachorro também ajuda na saúde mental

Adotar um cachorro não faz bem só para o corpo, como também para a mente. A presença de um cãozinho ajuda a aliviar a solidão, oferece conforto e apoio emocional, o que acaba contribuindo positivamente para a saúde mental dos humanos. Inclusive, diversos estudos afirmam que ter um animal de estimação ajuda a combater a ansiedade, depressão e até o estresse. 

Não é à toa que cães e gatos são muito usados na pet terapia, uma técnica terapêutica que utiliza animais de estimação para auxiliar no tratamento de diversas doenças e transtornos, com objetivo de promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social do paciente.

4) Ao adotar um cachorro, a diversão está garantida

Sua vida é meio monótona e sem graça? Adote um cachorro e mude para sempre essa realidade. 
Afinal, ter um cachorro em casa é garantia de diversão. Os cães são animais extremamente sociáveis e divertidos, então adoram brincar e interagir com outras pessoas, afastando qualquer resquício de tédio.

Brincar com cachorro, por exemplo, promove a liberação da ocitocina, o “hormônio da felicidade”, e isso acaba criando uma sensação de relaxamento e alegria no tutor. Ou seja, além das brincadeiras servirem para entreter o cão, as interações com o animal acabam sendo benéficas também para os pais de pet.

5) Ao adotar um cachorro, você está salvando uma vida

Adotar um cachorro não é só sobre ganhar um novo aumigo, mas é sobre dar uma chance para quem mais precisa. Essa experiência é gratificante e ajuda a mudar a vida do animal para sempre. Afinal, a realidade de um cachorro de rua é muito triste. Eles vivem sozinhos nas ruas, expostos ao frio, fome e uma série de perigos. Cachorros de abrigos até recebem os cuidados que precisam para ficar bem, mas infelizmente não possuem um lar seguro e uma família para amar. A adoção é a oportunidade de mudar completamente o destino desses animais. Por isso, adote um cachorro e salve uma vida!

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.
 

Cachorro

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Adote um animal

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Cachorro

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua resistência e força física, assim como o Rottweiler. São cães com...

Cachorro

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

Adote um animal

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Adote um animal

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Comportamento

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas