close
Comportamento

Por que os gatos ronronam? Veja todas as curiosidades ligadas ao comportamento

Atualizado · 14 de janeiro de 2022 · 13h01

Publicado · 14/01/2022 · 13h01

Gato ronronando nem sempre está demonstrando satisfação
Gato ronronando nem sempre está demonstrando satisfação

Ronronar é um comportamento felino que pode deixar muitos tutores intrigados. Você sabe por que os gatos ronronam? Muita gente acredita que o gato ronronando está sempre demonstrando felicidade, mas nem sempre esse comportamento indica isso. É comum ver os gatos ronronando durante as consultas com um médico veterinário, por exemplo, o que não significa que eles estão gostando do procedimento. Para entender melhor sobre as curiosidades relacionadas a porque o gato ronrona, o Patas da Casa reuniu algumas informações cruciais para descobrir tudo sobre o comportamento.

O que é ronronar?

Antes de descobrir porque gato ronrona, é importante saber o que é ronronar. Reconhecer o som emitido pelos felinos é mais fácil do que parece. Mesmo quem não é um gateiro de longa data tem capacidade para identificar o ruído. Parecido com um motorzinho, o característico som é emitido através da garganta, que é contraída na região da laringe. O movimento acaba liberando ar e produzindo o barulho do ronronar. O ato de ronronar está mais relacionado com as contrações musculares do gato do que a comunicação vocal.

Por que gato ronrona?

O ato de ronronar pode ter mais de um significado. Mas afinal de contas, por que gatos ronronam? Existem alguns mistérios em relação ao comportamento. Normalmente o “ronrom” é um som emitido para demonstrar carinho e aparece quando o gato está sendo acariciado. É muito comum o felino ronronar enquanto está no colo do tutor. No entanto, o gato ronronando também pode ser um sinal de dor, fome, comunicação, cautela ao explorar um novo ambiente e satisfação. O ronronar pode mudar a frequência de acordo com a situação. Por isso, o barulho do ronrom de fome é diferente do de carinho, por exemplo. Com um certo tempo cuidando de gato, você vai aprender a diferenciar o barulho em cada situação.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    O ronronar de gato pode ser uma forma até de aliviar dores
    O ronronar de gato pode ser uma forma até de aliviar dores

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Como identificar que o gato ronronando está com dor?

    Agora que você sabe que o ronronar nem sempre significa algo positivo, deve estar se perguntando: por que o gato ronrona com dor? Sabe-se que a vibração do ronronar estimula o sistema defensivo do bichano, o que pode ajudar durante situações desagradáveis. A baixa frequência do ronrom pode auxiliar na cicatrização física, atuando no alívio da dor.

    O ideal para identificar um ronrom do gato com dor é observar se o animal demonstra algum outro tipo de mudança de comportamento ao ronronar. Caso observe algo fora do incomum, o ideal é levar o pet a um médico veterinário;

    Filhote de gato ronronando é normal?

    Ao contrário do que muita gente pensa, não é só o gato adulto que é capaz de ronronar. Na verdade, os felinos aprendem a emitir o som desde muito cedo. Em até mesmo dois dias de vida, o gato já consegue emitir o característico barulho. O filhote de gato gosta de chamar atenção da mãe com o ronrom, o que facilita com que eles sejam localizados na hora da amamentação felina. Por conta disso, associa-se que muitos gatos adultos ronronam na hora da refeição, o que também pode indicar a ligação do comportamento com a fome.

    Todo gato consegue ronronar?

    “Nunca vi meu gato ronronando, e agora?” Existem muitos tutores que se preocupam com o fato do felino de estimação nunca ronronar, mas será que todo gato consegue? A resposta para essa pergunta é não. Acredita-se que os bichanos que não tiveram a presença da mãe durante a fase filhote tendem a não emitir o som. O ato de ronronar é algo que costuma ser adquirido desde cedo e, quando não há estímulo durante a primeira infância, o gatinho não costuma ter esse hábito durante a vida adulta. Se seu pet não ronrona, não há nada para se preocupar. Na verdade, provavelmente ele só não aprendeu a emitir o som.

    Além disso, ronronar não é só um hábito dos felinos domésticos, outros animais como guepardos e linces apresentam o mesmo comportamento. Já outros, como leões e tigres possuem estruturas diferentes na laringe que impedem o ronrom. No entanto, eles são capazes de produzir o famoso rugido.

    Como o gato ronronando pode ajudar os humanos?

    Ter um pet é algo que pode ajudar muito a nossa saúde. Mas você sabia que o som do ronronar do gato pode ser benéfico para o bem-estar dos humanos. O ronrom é conhecido por aliviar os estresse dos tutores. Muitos relatos de pais pets envolvem o ato de deitar ao lado do animal enquanto ele ronrona como algo eficaz para eliminar um enxaqueca, por exemplo. Além disso, os donos de gato possuem menos 40% de chances de sofrer um ataque cardíaco por conta da interação com felinos e por ouvir o ronronar deles no dia a dia.

    Redação: Hyago Bandeira

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Próxima matéria

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Todo gato de 3 cores é fêmea? Veja o que descobrimos!
    Raças

    Todo gato de 3 cores é fêmea? Veja o que descobrimos!

    Já parou para pensar quantas cores de gatos existem por aí? Além de tons sólidos, também é possível encontrar animais com as mais diferentes combinações de pelagens, como é o caso do gato tricolor. Sim, é isso mesmo: existe gato de três cores, e é praticamente impossível não se apaixonar por bichanos assim. Com personalidade dócil, apegada e divertida, o gato de 3 cores é realmente encantador. Mas sabia que existe uma teoria de que todo gato tricolor é fêmea? 

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento
    Idoso

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento

    Com uma média de 16 anos de expectativa de vida, o gato idoso precisa de alguns cuidados específicos para uma velhice tranquila. A fase de vida requer algumas mudanças alimentação do gato, exercícios físicos, brincadeiras e cuidados básicos. A idade mais avançada ainda requer mais visitas ao veterinário, já que o bichano mais velhinho está propenso a desenvolver alguns problemas de saúde, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva.

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
    Raças

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

    O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães
    Comportamento animal

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães

    O adestramento de cães é mais do que ensinar truques engraçadinhos: os treinos ajudam o pet a conviver melhor com a sociedade e melhora a relação dele com o tutor. Os doguinhos gostam de brincar, correr, fazer bagunça e não possuem entendimento sobre os limites das brincadeiras e comportamentos, principalmente quando filhotes. O adestramento de cachorro corrige problemas comportamentais e deixa o cachorro mais adaptado ao ambiente humano, além de fazê-lo reconhecer o dono como seu líder.

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios

    Passear com cachorro é sempre uma experiência única! Cada pet reage ao passeio de uma maneira diferente. Alguns são mais calmos, outros mais agitados; existem cachorros medrosos e os sociáveis que amam interagir com todos. Seja como for, passear com o cachorro é um hábito que deve fazer parte da rotina, pois traz inúmeros benefícios ao animal. Saber como passear com cachorro corretamente, porém, é algo que depende de cada cãozinho. Por isso, conforme for passeando com cachorros, é importante que o tutor observe o temperamento do pet com outros cães e pessoas. 

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?

    Os brinquedos para cachorro são totalmente necessários para gastar a energia dos pets e estimulá-los de diferentes maneiras. Além de entretê-los, eles também ajudam a melhorar as habilidades cognitivas do animal e evitam transtornos psicológicos, como o estresse e a ansiedade. Mas como descobrir os brinquedos para cachorro preferidos do seu amigo? Bom, existem várias opções divertidas para presentear os doguinhos, desde a bolinha de cachorro até mordedores, brinquedos interativos e de corda. 

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!
    Comportamento animal

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!

    É evidente que um pet que passa pela cirurgia de castração não terá filhotes, mas você sabe se o cachorro castrado cruza? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque os hormônios sexuais são reduzidos com a cirurgia. É preciso entender se é normal quando o cachorro castrado sente vontade de cruzar, pois dessa maneira o tutor terá mais certeza sobre como lidar com a situação. 

    Ver Todas >