Ronronar é um comportamento felino que pode deixar muitos tutores intrigados. Você sabe por que os gatos ronronam? Muita gente acredita que o gato ronronando está sempre demonstrando felicidade, mas nem sempre esse comportamento indica isso. É comum ver os gatos ronronando durante as consultas com um médico veterinário, por exemplo, o que não significa que eles estão gostando do procedimento. Para entender melhor sobre as curiosidades relacionadas a porque o gato ronrona, o Patas da Casa reuniu algumas informações cruciais para descobrir tudo sobre o comportamento.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é ronronar?

Antes de descobrir porque gato ronrona, é importante saber o que é ronronar. Reconhecer o som emitido pelos felinos é mais fácil do que parece. Mesmo quem não é um gateiro de longa data tem capacidade para identificar o ruído. Parecido com um motorzinho, o característico som é emitido através da garganta, que é contraída na região da laringe. O movimento acaba liberando ar e produzindo o barulho do ronronar. O ato de ronronar está mais relacionado com as contrações musculares do gato do que a comunicação vocal.

Por que gato ronrona?

O ato de ronronar pode ter mais de um significado. Mas afinal de contas, por que gatos ronronam? Existem alguns mistérios em relação ao comportamento. Normalmente o “ronrom” é um som emitido para demonstrar carinho e aparece quando o gato está sendo acariciado. É muito comum o felino ronronar enquanto está no colo do tutor. No entanto, o gato ronronando também pode ser um sinal de dor, fome, comunicação, cautela ao explorar um novo ambiente e satisfação. O ronronar pode mudar a frequência de acordo com a situação. Por isso, o barulho do ronrom de fome é diferente do de carinho, por exemplo. Com um certo tempo cuidando de gato, você vai aprender a diferenciar o barulho em cada situação.

 

gato ronronando no colo do dono

Como identificar que o gato ronronando está com dor?

 

Agora que você sabe que o ronronar nem sempre significa algo positivo, deve estar se perguntando: por que o gato ronrona com dor? Sabe-se que a vibração do ronronar estimula o sistema defensivo do bichano, o que pode ajudar durante situações desagradáveis. A baixa frequência do ronrom pode auxiliar na cicatrização física, atuando no alívio da dor.

O ideal para identificar um ronrom do gato com dor é observar se o animal demonstra algum outro tipo de mudança de comportamento ao ronronar. Caso observe algo fora do incomum, o ideal é levar o pet a um médico veterinário;

Filhote de gato ronronando é normal?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é só o gato adulto que é capaz de ronronar. Na verdade, os felinos aprendem a emitir o som desde muito cedo. Em até mesmo dois dias de vida, o gato já consegue emitir o característico barulho. O filhote de gato gosta de chamar atenção da mãe com o ronrom, o que facilita com que eles sejam localizados na hora da amamentação felina. Por conta disso, associa-se que muitos gatos adultos ronronam na hora da refeição, o que também pode indicar a ligação do comportamento com a fome.

Todo gato consegue ronronar?

“Nunca vi meu gato ronronando, e agora?” Existem muitos tutores que se preocupam com o fato do felino de estimação nunca ronronar, mas será que todo gato consegue? A resposta para essa pergunta é não. Acredita-se que os bichanos que não tiveram a presença da mãe durante a fase filhote tendem a não emitir o som. O ato de ronronar é algo que costuma ser adquirido desde cedo e, quando não há estímulo durante a primeira infância, o gatinho não costuma ter esse hábito durante a vida adulta. Se seu pet não ronrona, não há nada para se preocupar. Na verdade, provavelmente ele só não aprendeu a emitir o som.

Além disso, ronronar não é só um hábito dos felinos domésticos, outros animais como guepardos e linces apresentam o mesmo comportamento. Já outros, como leões e tigres possuem estruturas diferentes na laringe que impedem o ronrom. No entanto, eles são capazes de produzir o famoso rugido.

Como o gato ronronando pode ajudar os humanos?

Ter um pet é algo que pode ajudar muito a nossa saúde. Mas você sabia que o som do ronronar do gato pode ser benéfico para o bem-estar dos humanos. O ronrom é conhecido por aliviar os estresse dos tutores. Muitos relatos de pais pets envolvem o ato de deitar ao lado do animal enquanto ele ronrona como algo eficaz para eliminar um enxaqueca, por exemplo. Além disso, os donos de gato possuem menos 40% de chances de sofrer um ataque cardíaco por conta da interação com felinos e por ouvir o ronronar deles no dia a dia.

Redação: Hyago Bandeira