A internet está cheia de vídeos “engraçados” de gatos levando um baita susto com um pepino — muitos deles, inclusive, viram memes de gatos que viralizam nas redes. Mas já parou para pensar no quanto isso pode ser traumático para os bichanos? Gatos e pepinos podem ser uma péssima combinação. Para esclarecer essa história, vamos explicar por que gatos têm medo de pepino e sugerir brincadeiras mais saudáveis que podem ajudar no desenvolvimento do seu gato.

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que gato tem medo de pepino?

Os gatos são animais que sempre estão em alerta e o único momento que eles relaxam é durante as refeições. Eles consideram o espaço dos potes de ração e água como confiáveis e sem riscos. Normalmente, os vídeos são feitos durante esse momento. O resultado são gatos assustados, é claro. Mas qual a relação entre os gatos e pepinos?

O pepino tem um formato verde e alongado, podendo ser facilmente confundido com um animal peçonhento. Ou seja, para o gato, pepino se assemelha a uma cobra e por isso os bichanos levam um susto quando jogam o alimento em sua direção. É instintivo e praticamente um reflexo do comportamento felino.

Porém, é importante saber que esse "susto" pode acontecer com qualquer objeto que atrapalhar o momento das refeições dos bichanos, que é um momento onde ele baixa a guarda e se sente mais tranquilo. Portanto, não é uma questão apenas de entender por que os gatos têm medo de pepino, e sim poupar o animal de qualquer susto inesperado.

Gatos e pepinos: por que não se deve fazer essa brincadeira?

Já imaginou se alguém coloca um objeto que simula um risco à sua vida durante um momento de vulnerabilidade? É assim que os gatos se sentem quando percebem o pepino. O susto pode ser tão grande que pode até traumatizar o gato. Um comportamento típico de quando isso acontece é um gato que não quer comer no local e/ou no mesmo pote. Além disso, o gato com medo de pepino pode ficar mais arisco até mesmo com o próprio dono, já que isso causa a desconfiança do animal.

Ao invés de se perguntar como usar pepino para espantar gatos, uma dica importante é se colocar no lugar do bichano para evitar que ele desenvolva traumas em relação ao episódio e se torne um gato arisco com as pessoas.

O que o gato tem medo?

O gato com medo de pepino é super comum, mas esses animais também têm medo de outras coisas, como barulhos muito altos, água e até mesmo a presença de estranhos. Alguns barulhos que deixam o gato assustado são fogos de artifício, aspirador de pó, secador de cabelo e máquina de lavar. Por isso, além de pesquisar na internet "pq gatos tem medo de pepinos", vale ficar atento também a essas outras situações que podem deixar o animal bem retraído.

Conheça brincadeiras construtivas para fazer com o seu gatinho

Gato tem medo de pepino e precisa brincadeiras mais saudáveis

Gatos e pepinos não dão certo, mas existem outras formas de entreter o pet!

Agora que você já sabe que esses vídeos não são engraçados e que tudo pode ser muito traumático para o animal, é bom apostar em brincadeiras para gatos que, além de mais divertidas, ajudam no desenvolvimento do felino e aumentam a confiança entre animal e dono. Algumas opções são:

Varinha: um dos brinquedos preferidos dos bichanos é varinha. Além de ser uma brincadeira que é pra ser feita entre donos e gatos, a varinha estimula o instinto de caça. O jeito correto de brincar é segurar a varinha e fazer movimentos leves, como se fosse uma presa na natureza; 

Bolinhas com guizo: nenhum filhote resiste ao barulho causado pelo guizo. Pode ser feita com os donos ou sozinhos, mas o divertido é o dono jogar e ficar vendo a alegria do gatinho correndo e “atacando a bolinha”; 

Brinquedo de dar corda: normalmente em formato de rato - um dos melhores clichês felinos - os gatos se divertem bastante correndo atrás deles e conseguindo atacar a presa! Como precisa dar corda para funcionar, o donos são essenciais nessa brincadeira.

Dúvidas frequentes sobre gato, pepino e outros medos "felinos"

Qual é o maior medo do gato?

Além da relação do gato com pepino, os bichanos também têm medo de outras coisas como o barulho de fogos de artifícios, de trovões e de alguns eletrodomésticos, como secador de cabelo e aspirador de pó. Ou seja, basicamente qualquer barulho muito alto pode deixar o gato com medo.

Qual objeto o gato tem medo?

Gatos têm medo de pepino, no geral. No entanto, qualquer outro objeto que "invada" o espaço do gato de repente também pode assustá-lo. Curiosamente, esses animais também têm medo de um objeto em particular, que é o balão de gás hélio.

Qual é o animal que o gato tem medo?

O gato tem medo de pepino porque o legume lembra uma cobra. Isso, por si só, já responde a pergunta: os felinos têm medo de animais peçonhentos. Por esse motivo a relação de gatos com pepinos não é positiva e pode até gerar traumas para o animal. 

Qual é o cheiro que o gato mais detesta?

Saber o motivo porque gatos têm medo de pepino é muito importante, mas já se perguntou quais cheiros que gato não gosta? Alguns deles são: cheiros cítricos (como de laranja e tangerina), pimenta, lavanda, alecrim, hortelã, cravo, canela e o cheiro da caixa de areia suja.

Publicado originalmente em: 06/08/2019

Atualizado em: 17/11/2023