O cachorro vomitando sempre deixa os tutores em estado de alerta. Afinal, o sintoma é claramente um sinal de que algo não vai bem no organismo do seu amigo de quatro patas. Mas você já reparou nos lugares que o cachorro vomita? Geralmente esses animais optam por fazer isso em cima de tapetes, sofás ou até da cama do tutor - o que causa problemas na hora de limpar tudo. Para entender o que motiva esse comportamento, formas de prevenir o vômito de cachorro em lugares inadequados e os motivos por trás de um animal vomitando, preparamos uma matéria especial sobre o assunto.

Vômito de cachorro: por que esses animais escolhem sofás, camas e tapetes para vomitar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você já flagrou um cachorro vomitando em algum desses lugares mais de uma vez, deve ter se perguntado por que existe essa preferência por sofás, camas e tapetes quando eles estão passando mal. Bom, a verdade é que pisos lisos e duros costumam ser um tanto escorregadios para os cães, e como os vômitos normalmente vêm acompanhados de náuseas e enjoos, o animal precisa estar totalmente equilibrado e firme para expelir aquilo que lhe fez mal. É por isso que eles normalmente procuram lugares mais “estáveis” e que ofereçam maior segurança e equilíbrio para eles durante os vômitos.

Apesar deste ser um dos motivos, não é o único. Quando o cachorro vomita em cima de um tapete ou do sofá, também pode ser algo instintivo: esses locais são mais semelhantes às gramas - um outro lugar que o cachorro recorreria para vomitar se estivesse na natureza - do que os pisos tradicionais. Outro ponto que deve ser considerado é que às vezes o mal-estar é tão repentino que o animal simplesmente não tem tempo de correr para outro lugar, e acaba vomitando onde estiver mesmo (e os cães passam boa parte do tempo deitados nesses locais).

O grande problema, porém, é quando o vômito de cachorro acontece mais de uma vez e não é corrigido. Isso significa que o cão passa a associar que aquele é um local apropriado para despejar o vômito, e se um dia passar mal de novo, provavelmente vai voltar a vomitar ali. É uma questão de hábito, mas que é totalmente possível de resolver com treinamento e alguns acessórios.


Para lidar com o vômito de cachorro, recomenda-se impermeabilizar tapetes, colchões e sofás
Para lidar com o vômito de cachorro, recomenda-se impermeabilizar tapetes, colchões e sofás

5 dicas para lidar com o vômito de cachorro em lugares inapropriados

1) É necessário limpar muito bem o vômito de cachorro no local. Essa é a melhor forma de evitar o cheiro impregnado no móvel. Também é uma estratégia para evitar que o animal associe que ali é um espaço adequado para vomitar ou fazer suas necessidades futuramente, então a limpeza deve ser bem eficaz.

2) Investir em uma capa de sofá impermeável ou capa de colchão impermeável pode ajudar. Esse tipo de produto é feito com materiais resistentes que mantém o vômito sempre na superfície, sem deixar que ele seja absorvido pelo tecido do colchão ou do sofá (o que tornaria a limpeza ainda mais complicada). Ou seja, é basicamente um cuidado que facilita a vida de todos caso um imprevisto aconteça.

3) Impermeabilizar o tapete é recomendada. Além de uma capa para sofá impermeável ou colchão, vale procurar por empresas especializadas para realizar a impermeabilização de tapetes. Geralmente o processo dura um ano, e depois deve ser refeito. Você também pode impermeabilizar o sofá e o colchão, caso comprar uma capa impermeável não seja a melhor opção por algum motivo.

4) Treine o seu cachorrinho para que ele não suba em camas e sofás. Se a ideia é tentar expor menos estes móveis, é bom que o animal aprenda desde o início que não deve subir na cama ou sofá e o adestramento é a melhor solução. Com o reforço positivo e persistência, o doguinho vai entender que esses locais não são indicados para ele.

5) Nunca brigue com o cachorro vomitando no sofá, cama ou tapete. O ideal mesmo é procurar medidas preventivas, mas não culpar o cãozinho pelo incidente. Afinal, ele não faz isso de propósito e os vômitos normalmente são um indicativo de que a saúde dele requer atenção. Brigar ou punir pode piorar a situação, deixando-o mais nervoso - e é justamente o que ele não precisa no momento!

Como tirar cheiro de cachorro do sofá, cama ou tapete?

Se o vômito de cachorro já atingiu esses lugares, não tem muito o que fazer a não ser limpar muito bem toda a superfície. É importante que isso aconteça logo depois que o vômito acontecer, ou o cheiro desagradável pode acabar ficando impregnado no móvel. Então como limpar vômito de cachorro de sofás e tapetes? Uma boa dica é misturar água, bicarbonato de sódio, vinagre branco e amaciante em um recipiente. Em seguida, coloque a solução em um borrifador e aplique na região afetada, deixando agir por duas horas. O processo pode ser repetido até o cheiro e a mancha saírem. Outra opção é contratar uma empresa especializada na limpeza de estofados. A média de preço da lavagem é entre R$150 e R$300. Vale a pena pesquisar pacotes que, além de limpar, também impermeabilizem o tecido.

Redação: Juliana Melo