close
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

Atualizado · 30 de setembro de 2021 · 18h53

Publicado · 30/09/2021 · 18h52

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal? Para entender tudo sobre o Poodle, seus diferentes tamanhos e como é o seu comportamento, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o cachorro. Confira!

O cachorro Poodle tem um espaço no coração dos brasileiros, e não faltam motivos para isso
O cachorro Poodle tem um espaço no coração dos brasileiros, e não faltam motivos para isso

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Adote um animal

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Do Poodle Toy ao Poodle Gigante: confira as variações da raça

O Poodle é um cachorro que pode ter vários tamanhos, que variam entre o porte pequeno e o porte grande. Apesar de terem comportamentos similares, é importante entender qual a diferença entre essas variações para saber identificar os diferentes tipos de Poodle

  • Poodle Toy: é o menor padrão da raça, e também leva o nome de Poodle Micro Toy ou Micro Poodle. Ele permanece sempre com a aparência de filhote.

  • Poodle Anão: é um pouco maior do que o Poodle Toy, mas não chega a ter um porte médio. Por ser maiorzinho, precisa de estímulos físicos regulares.

  • Poodle Médio: é o cão que corresponde ao porte médio e é o mais comum de se encontrar por aí. Ele precisa de atividades ao ar livre diariamente.

  • Poodle Standard: é o padrão original da raça, com porte grande e um topete bem particular. Não é recomendado para apartamentos ou casas pequenas.

O porte é basicamente a única diferença entre esses cães - exceto no caso do Poodle Gigante, cujo formato da cabeça também é bem singular. Já outros aspectos físicos, como tipo de pelo e cor da pelagem, são os mesmos em todas as variações. Os pelos do Poodle, como todos sabem, são bem encaracolados, mas em alguns casos também pode ter um aspecto crespo. A coloração, porém, pode ter cinco cores diferentes: branco, preto, marrom, cinza ou fulvo. Vale destacar que o único padrão aceito é o sólido, ou seja, quando os pelos são de uma cor só, sem manchas nem mistura de outras cores.

Como é a personalidade e o comportamento do cachorro Poodle?

Um dos maiores motivos para que o Poodle seja tão popular é o seu carisma e companheirismo. Essa raça de cachorro tem uma verdadeira adoração pelos tutores e, ao mesmo tempo, tem uma sensibilidade danada com os humanos. É um cão que sabe quando você não está bem, e não sai do seu lado por nada nesse mundo. No dia a dia, o Poodle também é aquele cachorrinho que adora seguir os outros pela casa e nunca nega carinho.

A convivência em família costuma ser bem tranquila, e a raça não costuma ter um membro “preferido”: ele gosta de todos igualmente. Também é sociável e consegue se dar bem com crianças, idosos, visitas e até com outros pets (cães e gatos). No entanto, se o filhote de Poodle não for devidamente socializado, o cachorro pode apresentar um comportamento ciumento perto de outras pessoas e animais.

Com um bom nível de energia, o cãozinho precisa de estímulos físicos e mentais diariamente, seja com passeios, brincadeiras ou qualquer outra atividade. Caso contrário, os latidos de cachorro Poodle podem dominar a casa - e acredite, por mais fofinho que ele pareça, esse é um cão que pode ser bem barulhento quando quer. Mas, no geral, com uma rotina adequada de exercícios e outros cuidados, o Poodle é uma companhia tranquila e que consegue viver muito bem em qualquer lugar.

Poodle é muito inteligente e é um ótimo candidato ao adestramento

O Poodle tem uma inteligência que se destaca. Ele ocupa o segundo lugar do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, segundo um estudo elaborado pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren. Nesse estudo, vários fatores são levados em consideração, como o nível de adaptabilidade, instinto e facilidade de treinamento de cada cão. No caso do cachorro Poodle, o que mais chama a atenção é a astúcia para aprender novos comandos. A raça é extremamente obediente e consegue assimilar tudo com muita facilidade, por isso o adestramento é super indicado. 

O único cuidado, porém, é fazer isso com o filhote de Poodle ainda nos primeiros meses de vida para evitar problemas de comportamento. Embora não seja um cão desobediente e destrutivo, é importante ter em mente que quanto mais velho o cãozinho for, mais demorado será o seu treinamento. 

O cachorro Poodle precisa de cuidados com a sua higiene e saúde

Todo mundo adora a pelagem fofinha do Poodle, mas para mantê-la sempre bonita e saudável, o tutor precisa saber cuidar. Os pelos da raça crescem bastante e mais rápido do que imaginamos, então as tosas de Poodle são mais do que necessárias para manter o bem-estar do seu amigo de quatro patas. A tosa higiênica é uma das mais indicadas para isso, mas existem também outras tosas específicas que deixam o Poodle com uma aparência ainda mais fofinha, como a tosa bebê, ou com um ar elegante, como a tosa leão.

Os banhos do cachorro Poodle também são um cuidado importante, assim como a escovação semanal para retirada de nós e pelos mortos. Além disso, unhas, dentes e ouvido também precisam de higiene regular.

Sobre a saúde do Poodle, as maiores preocupações são a luxação de patela e a catarata, uma doença ocular que pode comprometer seriamente a visão do animal. Além disso, a raça tem predisposição genética para cardiopatias, como a cardiomiopatia dilatada em cães. As consultas veterinárias devem ser realizadas regularmente para garantir que o pet está bem, e o calendário de vacinação deve ser seguido à risca para evitar doenças mais graves.

Quanto custa um filhote de Poodle? Preço pode variar!

Se você chegou até aqui e agora quer saber onde encontrar filhotes de Poodle para vender, é preciso ter calma. O mais importante aqui é escolher um lugar seguro, que seja comprometido com o bem-estar dos animais e tenha boas referências. Por ser uma raça bem popular, é fácil encontrar um canil que venda Poodle (também chamado de  “Pudol” filhote). 

O preço, por outro lado, é algo que costuma variar de acordo com o tamanho do cãozinho. 

  • Poodle médio e Poodle anão: normalmente essas variações são mais baratas e é possível encontrar um Poodle por cerca de R$1 mil. 

  • Poodle Toy e Poodle Gigante: preço pode atingir até R$6 mil. 

Outras características que interferem no preço é o sexo, cor dos pelos e a linhagem do pet.

Redação: Juliana Melo

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Próxima matéria

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Pequenos

Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Lhasa Apso está na lista de cachorros mais populares do Brasil, e não é à toa: além de alegres e divertidos, esses cães são uma excelente companhia para pessoas que moram em casas e apartamentos. De origem tibetana, o cachorro Lhasa tem uma aparência peludinha e fofa que conquista o coração de qualquer um. Apesar de ser muito confundido com o Shih Tzu, o Lhasa Apso é um cão único com inúmeras qualidades e que está sempre disposto a fazer tudo pela felicidade dos seus humanos.

Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
Raças

Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
Grandes

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

Ver Todas >

Por que o Chow Chow tem a língua azul?
Adote um animal

Por que o Chow Chow tem a língua azul?

O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? 

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça
Adote um animal

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança
Adote um animal

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

Quem tem um filho e ao mesmo tempo procura um amigo de quatro patas para acompanhar a família sempre se pergunta: qual o melhor cachorro para criança? A verdade é que existem várias raças que são indicadas para conviver com os pequenos, desde cães de porte pequeno e médio até cachorros grandes. Tamanho não é documento, e animais um pouco maiores podem ter uma ótima relação com crianças (especialmente as mais velhas).

Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem
Adote um animal

Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem

Gateiro ou não, todo mundo já está familiarizado com o gato laranja e certamente já se deixou levar pelos encantos deste felino ao menos uma vez. Famoso tanto nas ruas quanto nas telinhas da televisão por causa do personagem Garfield, o gato ruivo tem um carisma incomparável e uma personalidade dócil e autêntica. É difícil descrevê-lo em poucas palavras, mas quem convive com um gato laranja (filhote ou adulto) sabe do que estamos falando: os laranjinhas são os melhores amigos que um tutor pode querer!

Ver Todas >