close
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal? Para entender tudo sobre o Poodle, seus diferentes tamanhos e como é o seu comportamento, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o cachorro. Confira!

O cachorro Poodle tem um espaço no coração dos brasileiros, e não faltam motivos para isso
O cachorro Poodle tem um espaço no coração dos brasileiros, e não faltam motivos para isso

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
Adote um animal

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
Adote um animal

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

Do Poodle Toy ao Poodle Gigante: confira as variações da raça

O Poodle é um cachorro que pode ter vários tamanhos, que variam entre o porte pequeno e o porte grande. Apesar de terem comportamentos similares, é importante entender qual a diferença entre essas variações para saber identificar os diferentes tipos de Poodle

  • Poodle Toy: é o menor padrão da raça, e também leva o nome de Poodle Micro Toy ou Micro Poodle. Ele permanece sempre com a aparência de filhote.

  • Poodle Anão: é um pouco maior do que o Poodle Toy, mas não chega a ter um porte médio. Por ser maiorzinho, precisa de estímulos físicos regulares.

  • Poodle Médio: é o cão que corresponde ao porte médio e é o mais comum de se encontrar por aí. Ele precisa de atividades ao ar livre diariamente.

  • Poodle Standard: é o padrão original da raça, com porte grande e um topete bem particular. Não é recomendado para apartamentos ou casas pequenas.

O porte é basicamente a única diferença entre esses cães - exceto no caso do Poodle Gigante, cujo formato da cabeça também é bem singular. Já outros aspectos físicos, como tipo de pelo e cor da pelagem, são os mesmos em todas as variações. Os pelos do Poodle, como todos sabem, são bem encaracolados, mas em alguns casos também pode ter um aspecto crespo. A coloração, porém, pode ter cinco cores diferentes: branco, preto, marrom, cinza ou fulvo. Vale destacar que o único padrão aceito é o sólido, ou seja, quando os pelos são de uma cor só, sem manchas nem mistura de outras cores.

Como é a personalidade e o comportamento do cachorro Poodle?

Um dos maiores motivos para que o Poodle seja tão popular é o seu carisma e companheirismo. Essa raça de cachorro tem uma verdadeira adoração pelos tutores e, ao mesmo tempo, tem uma sensibilidade danada com os humanos. É um cão que sabe quando você não está bem, e não sai do seu lado por nada nesse mundo. No dia a dia, o Poodle também é aquele cachorrinho que adora seguir os outros pela casa e nunca nega carinho.

A convivência em família costuma ser bem tranquila, e a raça não costuma ter um membro “preferido”: ele gosta de todos igualmente. Também é sociável e consegue se dar bem com crianças, idosos, visitas e até com outros pets (cães e gatos). No entanto, se o filhote de Poodle não for devidamente socializado, o cachorro pode apresentar um comportamento ciumento perto de outras pessoas e animais.

Com um bom nível de energia, o cãozinho precisa de estímulos físicos e mentais diariamente, seja com passeios, brincadeiras ou qualquer outra atividade. Caso contrário, os latidos de cachorro Poodle podem dominar a casa - e acredite, por mais fofinho que ele pareça, esse é um cão que pode ser bem barulhento quando quer. Mas, no geral, com uma rotina adequada de exercícios e outros cuidados, o Poodle é uma companhia tranquila e que consegue viver muito bem em qualquer lugar.

Poodle é muito inteligente e é um ótimo candidato ao adestramento

O Poodle tem uma inteligência que se destaca. Ele ocupa o segundo lugar do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo, segundo um estudo elaborado pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren. Nesse estudo, vários fatores são levados em consideração, como o nível de adaptabilidade, instinto e facilidade de treinamento de cada cão. No caso do cachorro Poodle, o que mais chama a atenção é a astúcia para aprender novos comandos. A raça é extremamente obediente e consegue assimilar tudo com muita facilidade, por isso o adestramento é super indicado. 

O único cuidado, porém, é fazer isso com o filhote de Poodle ainda nos primeiros meses de vida para evitar problemas de comportamento. Embora não seja um cão desobediente e destrutivo, é importante ter em mente que quanto mais velho o cãozinho for, mais demorado será o seu treinamento. 

O cachorro Poodle precisa de cuidados com a sua higiene e saúde

Todo mundo adora a pelagem fofinha do Poodle, mas para mantê-la sempre bonita e saudável, o tutor precisa saber cuidar. Os pelos da raça crescem bastante e mais rápido do que imaginamos, então as tosas de Poodle são mais do que necessárias para manter o bem-estar do seu amigo de quatro patas. A tosa higiênica é uma das mais indicadas para isso, mas existem também outras tosas específicas que deixam o Poodle com uma aparência ainda mais fofinha, como a tosa bebê, ou com um ar elegante, como a tosa leão.

Os banhos do cachorro Poodle também são um cuidado importante, assim como a escovação semanal para retirada de nós e pelos mortos. Além disso, unhas, dentes e ouvido também precisam de higiene regular.

Sobre a saúde do Poodle, as maiores preocupações são a luxação de patela e a catarata, uma doença ocular que pode comprometer seriamente a visão do animal. Além disso, a raça tem predisposição genética para cardiopatias, como a cardiomiopatia dilatada em cães. As consultas veterinárias devem ser realizadas regularmente para garantir que o pet está bem, e o calendário de vacinação deve ser seguido à risca para evitar doenças mais graves.

Quanto custa um filhote de Poodle? Preço pode variar!

Se você chegou até aqui e agora quer saber onde encontrar filhotes de Poodle para vender, é preciso ter calma. O mais importante aqui é escolher um lugar seguro, que seja comprometido com o bem-estar dos animais e tenha boas referências. Por ser uma raça bem popular, é fácil encontrar um canil que venda Poodle (também chamado de  “Pudol” filhote). 

O preço, por outro lado, é algo que costuma variar de acordo com o tamanho do cãozinho. 

  • Poodle médio e Poodle anão: normalmente essas variações são mais baratas e é possível encontrar um Poodle por cerca de R$1 mil. 

  • Poodle Toy e Poodle Gigante: preço pode atingir até R$6 mil. 

Outras características que interferem no preço é o sexo, cor dos pelos e a linhagem do pet.

Redação: Juliana Melo

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo

Próxima matéria

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo "Adota Patas"

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
Raças

Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
Grandes

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
Grandes

Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

Ver Todas >

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar
Adote um animal

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar

O Poodle é um cão com uma história curiosa! Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa raça tão peludinha e fofa. Alguns dizem que os diferentes tipos de Poodle surgiram na França e faziam muita graça nas festas da realeza, sendo chamados também de “Caniches”. Outros, porém, dizem que o cachorro Poodle veio da Alemanha, onde era conhecido como “Pudle”, um cão considerado exímio nadador. Seja Poodle, Caniche ou Pudle, o que não podemos negar é que esse cãozinho é apaixonante! 

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura
Adote um animal

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

Os cachorros miniatura são muito procurados pelas famílias e a raça Pequinês é muito indicada para quem quer encontrar um companheiro de quatro patas para apartamentos ou outros espaços pequenos. Essa não é a única qualidade do Pequinês, uma raça originária da China que parece um bichinho de pelúcia por causa do tamanho (ele não passa de 23 centímetros e seu peso varia de 2 a 6kg) e da pelagem longa. 

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
Adote um animal

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

Ver Todas >