Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. Com a chegada do verão, é preciso redobrar a atenção: além de não possuírem glândulas sudoríparas para liberar calor, os cachorros transpiram pela salivação e a temperatura corporal deles demora mais para diminuir. Afinal, o que fazer para continuar passeando com o cachorro sem prejudicar a saúde dele? Reunimos as principais informações sobre esse assunto abaixo!

Qual o melhor horário para passear com cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os horários mais adequado para passear com o cachorro nos dias de sol são no início da manhã e final da tarde. Ou seja, o recomendável é que o passeio seja feito antes da 10h e depois das 16h, momentos em que a incidência do sol costuma ser mais fraca. Ainda assim, em um país tropical como o Brasil, mesmo nesses horários é possível que o calor esteja muito forte. Logo, é preciso ter cuidados especiais. A principal questão é em relação à temperatura do asfalto, que costuma ficar muito mais quente do que uma calçada normal ou gramados e pode demorar a esfriar, mesmo com o sol mais baixo.

A pata de cachorro é muito sensível e pode queimar ao entrar em contato com um solo muito quente. O recomendado é, antes de sair, fazer a técnica dos 40 segundos. Basta pressionar a palma da sua mão contra o chão por 40 segundos, caso você consiga mantê-la durante esse tempo sem se queimar não há sinais de risco para as patinhas do seu dog.


Fique sempre atento aos sinais que o cachorro apresenta quando está com calor. Leve sempre água para o passeio em dias muito quentes!
Fique sempre atento aos sinais que o cachorro apresenta quando está com calor. Leve sempre água para o passeio em dias muito quentes!

Quais os principais cuidados para passear com cachorro no calor?

Apesar de toda atenção necessária para passear com o cachorro nos dias de muito calor, isso não significa que tem que deixar de caminhar com o animal. Os exercícios diários são fundamentais para manter a saúde e o bem-estar do animal. Por isso, prefira as atividades cedinho ou quando o sol se pôr. As caminhadas em parques e gramados serão mais agradáveis para o pet. 

Outro ponto importante é em relação a hidratação. Nos dias mais quentes, não basta oferecer água para o cão apenas antes de sair de casa e ao chegar. Leve uma garrafa com água limpa e fresca para o pet beber durante o passeio, mesmo em trajetos mais curtos. Se o cachorro recusar a água, molhe a cabeça e as regiões do pescoço e virilha dele para refrescar. O uso do filtro solar para pets também é muito importante, mesmo que a incidência do sol esteja mais fraca, pois evita queimaduras, dermatite e doenças como o câncer de pele. Mas atenção: o produto precisa ser de uso veterinário.

A tosa de verão, que deixa a pelos mais curtos, é uma opção para raças específicas, que normalmente já precisam de manutenção na pelagem. Lembre-se que os pelos servem como isolantes térmicos e não fazem com que o cachorro sinta mais calor. Só faça a tosa se ela for recomendada pelo veterinário do seu pet.

Cachorro com calor: fique atento aos sinais!

O cachorro com calor costuma apresentar mudanças de comportamento bem visíveis. Caso o animal se recuse a prosseguir com a caminhada e esteja com a respiração muito acelerada, pare com ele na sombra, ofereça água fresca e só retome o passeio quando ele estiver melhor. Se o cachorro ficar ofegante em poucos minutos de caminhada é sinal de que está muito quente e a volta pra casa é a melhor coisa a se fazer. O cachorro babando, com a língua e gengivas pálidas e mucosas cinza-azuladas requer mais atenção e pode precisar de atendimento médico se não voltar ao normal logo.

A atenção deve ser maior ainda com os cachorros que têm o focinho achatado, chamados de braquicefálicos. Nesse caso, o passeio só deve ser feito quando a temperatura estiver mais amena e sem sol. Dentro de casa, ofereça alimentos gelados e água fresca para o pet e deixe que ele desfrute dos ambientes mais frescos, nunca deixando o animal preso em varandas ou cômodos sem ventilação.

Redação: Hyago Bandeira