Cuidar de cachorro

Pode levar cachorro na praia? Quais os cuidados essenciais?

Publicado - 10 Janeiro 2022 - 18h53

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Com a chegada do verão e dias mais quentes, é normal que muitos tutores se perguntem se o cachorro pode ir na praia ou não. Afinal, nada melhor do que fazer um passeio diferente e divertido com nossos amigos de quatro patas, não é mesmo? Existem vários fatores que devem ser levados em consideração nesses momentos: a escolha de uma praia pet friendly é o principal, assim como levar alguns produtos e acessórios que fazem toda a diferença no passeio.

Por isso, se você quer saber se pode levar cachorro na praia e quais são os principais cuidados que se deve ter com pets em ambientes aquáticos, é só conferir tudo sobre o assunto abaixo!

Afinal, pode levar cachorro na praia ou não?

Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, vamos lá: sim, cachorro pode ir na praia , desde que o lugar escolhido não tenha nenhuma restrição com pets. Ou seja, deve ser pet friendly. Exatamente por isso o primeiro passo antes de decidir levar seu doguinho para a praia é pesquisar muito bem se o destino permite ou não a presença de animais e se há alguma limitação quanto ao porte do animal. Além disso, existem lugares em que enfatizam que os cães só são permitidos se estiverem de coleira e guia, ou no colo da família. É bom ficar atento a essas regrinhas!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Todo cachorro sabe nadar: verdade ou mito?

Tem cachorro que gosta de água, e tem cachorro que não é muito fã. Mas sabia que isso não quer dizer muita coisa sobre as habilidades aquáticas de cada pet? Até tem quem acredite que todo cachorro sabe nadar, mas isso não é bem verdade. Ainda que a maioria dos animais possuam essa expertise, existem algumas raças de cachorro que simplesmente não se dão bem com a natação.

Os cães braquicefálicos são um exemplo disso. Raças como o Bulldog Francês, Shih Tzu e Pug não conseguem nadar por causa das limitações respiratórias que eles têm. Esforços físicos intensos, como a natação, se tornam um grande problema para esses pets. O mesmo ocorre com cachorros que têm o corpo muito comprido e pernas mais achatadas, como o Dachshund. Por outro lado, é muito fácil ver um cachorro nadando da raça Golden Retriever ou Labrador, pois são animais naturalmente mais ágeis e que simplesmente amam o contato com a água.


Se você tem um cachorro que gosta de água e praia, não esqueça da coleira de identificação no passeio
Se você tem um cachorro que gosta de água e praia, não esqueça da coleira de identificação no passeio

O que levar para cachorro na praia? Veja uma lista com 8 cuidados importantes!

Tanto o cachorro na piscina quanto na praia precisa de vários cuidados. Por isso, com tudo que foi dito em mente, chegou a hora de entender como levar cachorro na praia sem preocupações! As dicas são:

1) Certifique-se que o cachorro está vacinado e vermifugado. Se for fazer uma viagem para o litoral, é fundamental fazer um check-up veterinário para saber se o seu amiguinho está em boas condições para o passeio. Isso também vai ajudar a prevenir várias doenças. 

2) Escolha horários em que o sol não está tão forte. Até pode levar cachorro à praia, mas a recomendação é que isso aconteça antes de 10h e depois de 16h.  Uma exposição solar intensa pode provocar  queimaduras e insolação nos pets, além de favorecer o câncer de pele.

3) Protetor solar para cachorro é indispensável. Não importa qual seja a hora escolhida, um bom protetor solar para cães faz toda a diferença para proteger os cachorros dos raios ultravioletas e evitar qualquer problema.

4) Não pode esquecer a coleira de identificação para cachorro. Esse é um cuidado que vai ajudar a garantir a segurança do seu bichinho de estimação caso ele se perca. Não esqueça de colocar informações como nome e telefone para contato na coleira.

5) Tenha atenção com lixo e outras sujeiras na praia. Os cães adoram abocanhar tudo que encontram pela frente, então é importante ficar de olho para que ele não acabe ingerindo lixo e outros objetos deixados na areia.

6) Ração, petiscos e água devem fazer parte da mochilinha do pet. Mesmo que você passe pouco tempo no local, é bom estar sempre prevenido: o cão pode sentir sede ou fome, então ter opções de alimentos e uma garrafinha de água é essencial. 

7) Se o cachorro fizer as necessidades no local, recolha os dejetos. Essa é uma questão de bom senso: se o doguinho tiver vontade de se aliviar na praia, é bom ter um saquinho plástico para recolher o cocô deixado na areia e descartar corretamente.

8) Depois de passear com o cachorro na praia, lave e seque muito bem o peludo. A areia e água do mar ficam impregnados no corpo do animal, então é fundamental dar um bom banho no cachorro quando ele chegar em casa. Em seguida, seque-o muito bem com um secador de cabelo na temperatura fria (nunca quente), pois deixar o pelo úmido pode abrir portas para alergias, dermatites e fungos.

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Comportamento

Passeador de cachorro: dicas de como escolher o melhor dog walker (com infográfico)

Passear com cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina do pet. É nessa hora que o cãozinho gasta energia, socializa e tem...

Comportamento

Cachorro ciumento: as 10 raças de cachorro que mais sentem ciúmes do dono

Embora o comportamento de um cachorro ciumento possa parecer fofo, é preciso ter muito cuidado com esse sentimento. Muitas pess...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Ver todas