O processo de como ensinar cachorro a ter um comportamento melhor vai além dos truques. O cachorro revirando lixo é mais comum do que se pensa. Seja para matar a fome, saciar a curiosidade ou acabar com o tédio: muitos cães não resistem à tentação de mexer nas lixeiras da casa. Mas esse tipo de comportamento não é nada bom, né? Além de causar dor de cabeça para os tutores que vão ter que limpar a bagunça, essa também é uma situação que pode trazer vários riscos para a saúde do cachorro. Então, como ensinar seu cachorro a não mexer no lixo? Para ajudar a responder essa pergunta, entrevistamos o adestrador de cães Max Pablo, do Rio de Janeiro. Veja só algumas dicas que ele deu!

O que leva o cachorro a revirar o lixo e por que isso pode ser prejudicial?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por mais que alguns cachorros tenham tendência a ter esse tipo de comportamento, essa é uma atitude que não deve ser naturalizada e é importante evitá-la ao máximo. Mas afinal, o que leva o cãozinho a fazer isso? Segundo Max, muitas vezes o que motiva o cachorro a revirar o lixo é o anseio para encontrar restos de comida humana, tédio e, em alguns casos, isso também pode ser derivado da falta de limites imposta pelo tutor. O problema nisso tudo é que, ao mexer no lixo, o cãozinho pode sofrer sérias consequências. “Isso pode causar intoxicação alimentar e até mesmo ferimentos, dependendo do tipo de material que houver dentro do lixo”, conta o adestrador de cães. Desta forma, o melhor a se fazer é buscar alternativas de como ensinar cachorro a não revirar o lixo.

Saiba como ensinar seu cachorro a não mexer no lixo

Apesar de ser uma situação chata para o tutor, Max afirma que é totalmente possível reverter esse tipo de comportamento com algumas técnicas. “Utilizar os conceitos de obediência básica, liderança e demarcando limites, sempre exercitar seu cão para que ele não se sinta entediado durante o dia e, em último caso, por a lixeira fora do alcance dos cão”, orienta.


Ensinar cachorro a não mexer no lixo da sua casa é mais simples do que parece!
Ensinar cachorro a não mexer no lixo da sua casa é mais simples do que parece!

1) Busque ensinar cachorro conceitos de obediência básica

O adestramento de cães é uma ótima opção para quem deseja ensinar ao cachorro certos comandos, mas que pode gerar algumas dúvidas. Por isso, o ideal é saber como adestrar um cachorro nesse momento: o primeiro passo é conhecer o seu pet para saber quais técnicas podem funcionar com ele ou não. Uma das formas mais comuns de como ensinar o cachorro esses comandos é utilizando petiscos como “recompensa”. Isto é, quando o cachorro age da maneira certa, ele ganha um biscoitinho ou outro mimo pelo bom comportamento. Outra possibilidade é utilizar brinquedos como prêmio por não revirar o lixo.

Vale lembrar que os cachorros são animais muito inteligentes, então reforços verbais também podem ajudar bastante na hora de tentar ensinar cachorro a ter um bom comportamento. Estímulos positivos podem funcionar muito bem, da mesma forma que punições verbais quando o cãozinho tem alguma atitude errada podem ser uma boa forma de corrigir certas atitudes.

2) Exercícios físicos ajudam o cãozinho a fugir do tédio

Além de saber como ensinar o cachorro alguns comandos de obediência, outro ponto importante são os passeios diários. Essa é a melhor forma do cãozinho gastar energia e fugir do tédio. O cachorro entediado pode ser um grande problema para os tutores, pois pode desencadear uma série de comportamentos destrutivos que  o prejudicam. Revirar o lixo, por exemplo, é uma delas, já que, dependendo do material que estiver dentro da lixeira, o cachorro pode acabar se ferindo ou até mesmo ingerindo objetos e restos de alimentos inapropriados.

3) Coloque a lixeira em um lugar fora do alcance do animal

Outra possibilidade de como ensinar cachorro a não revirar o lixo é tornando o objeto de desejo do animal inacessível. Procure um local da casa que seja de difícil acesso para o animal ou imponha um limite na região da casa onde a lixeira fica localizada com um portão para cachorro. Desta forma, por mais que o cãozinho tenha vontade de mexer no lixo, ele não vai conseguir alcançá-lo para revirar. Essa é uma opção que pode funcionar em último caso, mas lembre-se que o ideal mesmo é utilizar técnicas de adestramento de cães para treinar a obediência do animal.

4) Sempre mantenha seu cachorro bem alimentado

Em alguns casos, o motivo por trás do cachorro revirando lixo também pode ser fome. Por isso, é importante cuidar sempre muito bem da alimentação do seu amigo de quatro patas. A ração para cachorro dever ser adequada para a idade do animal e na quantidade indicada pelo fabricante. Se o cãozinho estiver bem alimentado, dificilmente ele vai atrás de restos de comida no lixo da sua casa.

Redação: Juliana Melo