A piodermite em cães é uma das doenças de pele que podem atingir os cachorros, deixando-o com muita coceira e bastante desconfortável. Podendo ter inúmeras causas, a piodermite está relacionada ao sistema imunológico do animal e significa que a saúde do pet está debilitada. Apesar de comum, a piodermite canina ainda gera muitas dúvidas nos pais e mães de pet, que não sabem muito bem como perceber os sintomas, o que causou a doença e como podem tratá-la. O Patas da Casa separou 10 perguntas e respostas sobre a piodermite em cachorro para acabar com qualquer questão que você possa ter sobre essa doença. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O que causa a piodermite em cães?

A piodermite canina é uma infecção bacteriana que afeta a pele dos animais. A bactéria causadora da piodermite em cães é Staphylococcus pseudintermedius, que já habita o organismo do animal naturalmente. Ou seja, o cachorro não contrai a piodermite por um agente externo. Normalmente, essa bactéria não traz nenhum problema ao animal: o perigo está no sistema imunológico enfraquecido. Quando a imunidade do pet está baixa, a bactéria cresce demais, causando a piodermite. Isso significa que a piodermite em cães aparece como consequência de outra doença que está deixando o animal fragilizado. Dentre os problemas mais comuns que levam à piodermite canina estão alergias, problemas hormonais (hipotreoidismo, diabetes…), sarna demodécica, pulgas, dentre outros.

2) Quais raças são mais propensas a adquirir piodermite canina?

A piodermite canina pode afetar qualquer raça de cachorro. Por se tratar de uma bactéria que já existe no organismo do pet, qualquer cão com imunidade fraca pode desenvolver a doença. Porém, raças que desenvolvem problemas de pele com mais facilidade estão mais propensos à piodermite. Dentre essas raças, podemos citar Golden Retriever e Poodle.

3) Quais tipos de piodermite em cachorro existem?

Dependendo do tipo de lesão que a piodermite em cachorro causa na pele do animal, a doença pode ser dividida em dois tipos. A piodermite canina superficial acontece, como o próprio nome sugere, nas camadas mais superficiais da pele. Por isso, nesse caso, é comum perceber foliculite (pelo encravado). Já a piodermite profunda afeta a hipoderme, camada mais profunda da pele, causando, geralmente, furúnculos.

4) Na piodermite canina, sintomas costumam se manifestar de que maneira?

Na piodermite canina, sintomas costumam começar com coceiras na pele. A coceira é tanta que o pet pode passar a lamber a pata ou qualquer região do corpo afetada como forma de aliviar o incômodo. Além disso, na piodermite canina, sintomas como caroços no corpo (pápulas), foliculite, bolhas de pus (pústula), furúnculos, abcessos e pelo caindo e descamando são comuns. Ao observar esses sinais, o tutor precisa levar o animal ao veterinário imediatamente, para que ele realize o diagnóstico e inicie o tratamento adequado.

5) A piodermite costuma afetar quais regiões do corpo do cachorro?

Em um cachorro com piodermite canina, sintomas podem surgir em qualquer região do corpo. Porém, algumas áreas são afetadas com maior frequência e intensidade. Geralmente, as lesões causadas pela piodermite atingem as patas do cachorro, barriga, peito e tórax, além de também ser bastante comum nos cantos da boca e no cotovelo. Por isso, fique atento às lesões nessas partes do corpo.

piodermite canina: cachorro se coçando

6) Nos casos de piodermite canina, tratamento é realizado de qual forma?

 

Para curar a piodermite canina, tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos para cachorro e medicamentos de uso tópico. É o veterinário quem prescreve os remédios adequados, então jamais automedique seu cão. Na piodermite canina, tratamento é bastante eficaz, com duração variável de acordo com o tipo da doença em cada caso. É muito importante também não interromper o tratamento, pois isso aumenta as chances de a piodermite retornar. 

7) Como funciona o shampoo para piodermite canina?

O shampoo para piodermite canina é um dos produtos tópicos mais eficazes e recomendados pelos veterinários. Sua fórmula ajuda a aliviar a coceira do animal e ainda remove as casquinhas e crostas que podem se acumular na pele por conta da doença. Por isso, o shampoo para piodermite canina vai ser um grande aliado no tratamento da doença e no alívio do animal quanto ao desconforto que ela causa. Além do shampoo para piodermite, existem produtos como pomadas e géis, que auxiliam bastante no alívio da coceira e combate à doença. 

8) Piodermite canina: tratamento caseiro é eficiente?

Para curar seu pet da piodermite canina, tratamento caseiro não é uma opção. Muitas pessoas procuram na internet ideias de misturas e soluções que ajudem no combate da doença. Porém, precisamos lembrar que a pele do cachorro é uma região sensível, que fica ainda mais fragilizada com a piodermite canina. Tratamento caseiro pode, muitas vezes, conter ingredientes que agridem mais ainda a pele do animal, piorando o quadro. Portanto, para curar a piodermite canina, tratamento deve ser prescrito por um veterinário qualificado.

9) Como a piodermite pode ser prevenida?

Como explicamos, a piodermite em cachorro não é uma doença que aparece sozinha, mas sim como consequência de outra. Por isso, é complicado preveni-la. O que pode ser feito é manter o sistema imune do animal sempre forte para evitar que ele contraia outras doenças que levem, então, a um quadro de piodermite. A alimentação de qualidade é um dos principais fatores que mantém a imunidade alta. Por isso, faça questão de garantir que seu pet tenha acesso a todos os nutrientes essenciais. Além disso, é importante manter a higiene do animal em dia, promover atividades físicas regularmente e evitar o estresse do animal.

10) Depois de curada, a piodermite em cães pode voltar a aparecer?

Como a piodermite em cães surge por conta de outra doença, ela pode voltar a aparecer caso o problema que deu origem a ela inicialmente não seja devidamente tratado. Portanto, se a piodermite for uma consequência de alguma disfunção hormonal, por exemplo, não adianta tratar apenas a piodermite e deixar o problema original sem solução. Ao fazer isso, a piodermite canina pode até sumir por um tempo, mas tem muitas chances de retornar. 

Redação: Maria Luísa Pimenta