O Pinscher é uma raça de cachorro pequeno que conquistou um espaço imenso no coração dos brasileiros ao longo dos anos. Apesar de ser conhecido pela fama de nervosinho, o cão tem várias qualidades incríveis. Não é à toa que quando há uma Pinscher grávida por perto, muitos tutores já ficam de olho para tentar pegar um filhote da ninhada. E por falar em gravidez, a gestação de cachorro Pinscher desperta muitas dúvidas, tanto sobre o tempo de duração, como cuidados e principais “sintomas” que indicam que a cadelinha está gerando novas vidas. Para esclarecer tudo isso, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Confira abaixo!

Pinscher grávida: quais sinais indicam que a cadela está prenha?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Seja uma Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: não importa o “tamanho” da cadela, a gravidez sempre acontece da mesma forma - e isso vale, inclusive, para outras raças e portes de cachorro. Logo após o cruzamento, já é possível perceber alguns indícios de que o processo foi “bem sucedido”: a Pinscher perde um pouco do apetite, fica mais sonolenta, ganha peso e fica com as mamas mais inchadas. Ela também pode sofrer com enjoos e náuseas.

Os sinais ficam mais evidentes conforme o tempo passa. A Pinscher grávida de 1 mês, por exemplo, já vai ter uma barriguinha visível, que não aparece logo no início. Ainda assim, se houver qualquer suspeita de que a cadela está prenha, a recomendação é marcar uma consulta veterinária para ter certeza de que não é uma gravidez psicológica em cães e ter o diagnóstico correto (até porque uma Pinscher grávida precisa de cuidados específicos e ser acompanhada de perto por um profissional faz toda a diferença).

Quanto tempo dura a gestação de cachorro Pinscher?

Diferente dos humanos que carregam um bebê por nove meses na barriga, a gestação de cachorro dura, em média, dois meses. O tempo varia entre 58 e 70 dias, mas não ultrapassa isso (e se ultrapassar é necessário consultar um médico veterinário imediatamente). No geral, a cadela entra em trabalho de parto por volta do 60º dia, e isso vale tanto para um Pinscher 1, quanto para um Pinscher miniatura e de outros tamanhos. O mesmo acontece com as demais raças de cachorro e até mesmo com os vira-latas. 

O tempo de gestação é padrão porque o desenvolvimento dos filhotes de cachorro é muito rápido. Nos 30 primeiros dias, os órgãos do animal já estão completamente formados e por volta do 45º dia o esqueleto também se forma. Então com 60 dias o cãozinho já está pronto para nascer.


A Pinscher grávida pode demorar a ter uma barriguinha aparente, que só aparece depois de cerca de um mês
A Pinscher grávida pode demorar a ter uma barriguinha aparente, que só aparece depois de cerca de um mês

A Pinscher grávida precisa de cuidados especiais com sua rotina

O primeiro cuidado importante com a Pinscher é providenciar o pré-natal, com direito a acompanhamento veterinário constante, ultrassonografia e radiografia. Além disso, os cuidados com a alimentação da Pinscher grávida são muito importantes: ela deve ter uma dieta balanceada e de alta qualidade (as rações Premium e Super Premium são as melhores opções para isso). No entanto, ao contrário das humanas que tendem a comer mais nesse período, não se recomenda aumentar a quantidade de ração para cachorro no primeiro mês de gestação.

As atividades físicas também precisam ser reduzidas. Afinal, a raça Pinscher já vai estar sobrecarregada o suficiente com a própria gravidez. Por isso, entenda as limitações do seu pet e ofereça um ambiente o mais confortável possível para a doguinha.

Redação: Juliana Melo