Uma das doenças mais graves que pode atingir os gatos é a Peritonite Infecciosa Felina (PIF). Embora não tenha cura e nem um tratamento específico, o diagnóstico precoce é fundamental para controlar os sinais clínicos do problema e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do gatinho doente. Por isso, é importante ficar atento quanto aos efeitos da PIF felina para buscar o auxílio de um médico veterinário caso haja qualquer suspeita da doença. A seguir, separamos alguns desses efeitos para você ficar de olho!

PIF felina: a doença pode se manifestar de duas formas diferentes nos gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de mais nada, é preciso entender que quando falamos da PIF, gatos podem apresentar a doença de duas formas diferentes: seca ou efusiva (úmida). Cada uma delas atinge os órgãos de maneira específica, sendo que a PIF felina seca é caracterizada pelo aparecimento de nódulos com pus nos órgãos linfáticos; já a úmida acontece com o surgimento de um líquido amarelado na cavidade abdominal e/ou torácica. Mas não adianta tentar descobrir qual é o caso de um gatinho infectado, pois somente um profissional é capaz de realizar o diagnóstico correto e, então, indicar o que deve ser feito para cuidar do seu amigo de quatro patas.

PIF: gatos podem a apresentar dificuldade respiratória como um dos sintomas

Percebeu que seu gatinho está com certa dificuldade para respirar? Cuidado! Embora este sintoma também esteja ligado a outras doenças, como a rinotraqueíte felina ou a asma, a PIF em gatos também pode desencadear problemas de respiração desse tipo. Outros sinais também devem ser observados e o tutor não deve deixar de consultar um veterinário, mas é importante ter em mente que a dificuldade respiratória não é algo comum e que precisa de atenção.


PIF felina: a perda de apetite pode ser observada em um gatinho infectado
PIF felina: a perda de apetite pode ser observada em um gatinho infectado

PIF: doença de gato tende a deixar os felinos mais magros e com falta de apetite

Seu gatinho parou de alimentar como antes? É importante entender o motivo por trás disso! Às vezes o animal enjoou da ração ou o calor (principalmente no verão) pode ser a causa para um gato sem apetite, mas também não podemos deixar de lado a hipótese disso estar relacionado a alguma doença. A PIF felina, por exemplo, tende a deixar os gatos mais apáticos. Como eles deixam de se alimentar direito, é possível observar perda de peso. É bom ficar de olho!

Gato com febre pode ser um sinal da PIF felina!

Identificar um gato com febre não é uma das tarefas mais fáceis.  A temperatura corporal desses animais é naturalmente mais quente do que a humana e normalmente o corpo dele pode chegar a 39º C, sem que isso seja um indicativo de problema. Além disso, os bichanos também tendem a esconder qualquer sinal de desconforto ou mal estar, o que pode dificultar ainda mais. Mas o que pode ser percebido é que o gato fica com um olhar mais triste e cabisbaixo quando está se sentindo febril. A respiração acelerada e nariz, orelhas e patas avermelhadas também podem indicar febre, mas em todo caso é fundamental procurar um veterinário para saber o que está acontecendo de fato.

Gato com PIF pode sobreviver ou a doença é sempre fatal?

Infelizmente, a PIF felina não tem cura. O médico veterinário responsável pelo caso vai entrar com tratamentos paliativos para aliviar os sintomas clínicos e evitar possíveis complicações. No entanto, essa é uma medida que serve apenas para prolongar a vida dos gatos infectados e promover mais qualidade de vida para eles. Por outro lado, o bichano pode ser portador do vírus causador da PIF e não desenvolver a doença. É importante manter os check-ups em dia para identificar de forma precoce qualquer problema que possa atingir o animal.

Redação: Juliana Melo