close
Cuidados

Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

Atualizado · 17 de maio de 2022 · 18h39

Publicado · 17/05/2022 · 18h39

O cachorro com mau cheiro nas patas pode ter diversos motivos, mas é dá para amenizar o odor com medidas simples
O cachorro com mau cheiro nas patas pode ter diversos motivos, mas é dá para amenizar o odor com medidas simples

Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

Cachorro tem chulé? O mau cheiro nas patinhas é mais comum do que se pensa

É bem comum que a pata de cachorro fique com um cheirinho mais forte - o famoso cheiro de “salgadinho”. O cachorro com mau cheiro na pata surge por causa da umidade natural da região. As almofadinhas são formadas por dobrinhas que, naturalmente, acabam formando uma umidade que favorece o acúmulo de fungos. Assim, quando um cachorro tem chulé não é necessariamente por um motivo preocupante. Muitas vezes é apenas sua umidade natural causando uma proliferação de fungos e bactérias que não fazem mal à saúde - apenas deixam o cachorro com mau cheiro nas patinhas.

Cachorro com mau cheiro nas patas pode significar infecção

Em alguns casos, o cheiro ruim nas patinhas não é apenas um odor natural, mas sim um sinal de problema na região, como uma infecção. Ela pode surgir por diversos fatores: uma ferida, unha do cachorro encravada, algum objeto que entrou nos seus dedos… Nesses casos, o cachorro tem chulé mais forte e pode apresentar inchaço e dor. Além disso, é normal ver o cachorro lambendo a pata como uma tentativa de aliviar o incômodo. Ao perceber esses sintomas e o cachorro com mau cheiro na região, leve-o ao veterinário para avaliar e tratar o problema.

Utilize limpa patas de cachorro ou lenços umedecidos para limpar a região

Seja por reação natural ou infecção, a verdade é que o cachorro com mau cheiro na patinha pode ser bem incômodo. Assim, é fundamental que o tutor saiba como limpar pata de cachorro. Para isso, você pode contar com um limpa patas de cachorro, produto facilmente encontrado em pet shops. De fácil aplicação, ele é composto por substâncias que ajudam a eliminar sujeiras que possam vir a causar mau cheiro no animal. Basta aplicar o limpa patas de cachorro em um pano limpo e passar nas patinhas fazendo movimentos circulares. Uma outra alternativa é usar lenços umedecidos próprios para cães.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O limpa patas de cachorro mantém as patinhas livres de sujeiras e bactérias, diminuindo o mau cheiro
    O limpa patas de cachorro mantém as patinhas livres de sujeiras e bactérias, diminuindo o mau cheiro

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Secar bem as patinhas é tão importante quanto saber como limpar a pata de cachorro

    Fungos e bactérias causadoras de infecção - e do cachorro com mau cheiro na pata - amam ambientes úmidos. Por isso, não adianta lavar as patinhas do cão e não secar direito depois. O local fica limpo, mas a umidade continua transformando a pata no local perfeito para acúmulo de fungos e bactérias. Depois de seguir as dicas de como limpar pata de cachorro (seja com lenço umedecido ou limpa patas de cachorro), pegue uma toalha limpa e seque bem a região. Esse cuidado também vale após o banho - não só nas patinhas, mas em todo o corpo. 

    O hidratante para patas de cachorro evita o ressecamento e o acúmulo de sujeira no local 

    O hidratante para patas de cachorro é um grande aliado para a higiene do local. O produto não vai necessariamente acabar com o chulé em si, pois não atua no combate às bactérias. Por outro lado, o uso do hidratante para patas de cachorro diminui o ressecamento e ameniza o atrito com o chão durante o passeio. Consequentemente, vai haver menos chances de surgirem machucados e dificultar o acúmulo de sujeiras - problemas que podem levar ao chulé. O hidratante para patas de cachorro deve ser passado após a limpeza das patas (com o limpa patas de cachorro ou lenços umedecidos). Vale ressaltar que você jamais deve usar um hidratante feito para humanos - use apenas o hidratante para patas de cachorro.

    O hidratante para patas de cachorro caseiro traz um ótimo resultado com ingredientes de fácil acesso

    É muito fácil achar um hidratante para patas de cachorro em pet shops. Porém, há outra alternativa caso você não tenha um no momento: hidratante para patas de cachorro caseiro. Existem soluções práticas feitas com produtos comuns do dia a dia. Dentre os ingredientes que você pode usar para fazer um hidratante natural para patas de cachorro estão: óleo de coco, azeite de oliva, vinagre de maçã, babosa e manteiga de karité. Você pode fazer diferentes misturas para formular o seu hidratante natural para patas de cachorro mas, antes de fazer, é importante checar se o animal não tem alergia a nenhum dos ingredientes. 

    Para evitar o cachorro com mau cheiro na pata, deve-se ficar sempre de olho no local

    Saber como limpar pata de cachorro é um cuidado que se deve ter na rotina e não apenas quando o pet apresentar mau cheiro. A limpeza frequente é essencial para evitar o cachorro com chulé. Sempre tire um dia da semana para observar a região: veja se há machucados, objetos enfiados, bolhas de queimadura e, é claro, observe se o cachorro tem mau cheiro nas patas. Limpe a região com frequência e não esqueça do hidratante para patas de cachorro - caseiro ou tradicional. Esses são ainda mais importantes após os passeios, já que é impossível que o cãozinho não suje as patinhas ao pisar na rua. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

    Próxima matéria

    Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa

    Não há quem resista a um filhotes de cachorro. Pequenos e peludos, esses cãezinhos conquistam um lugar no coração de qualquer pessoa facilmente. Mas, antes de tomar a decisão de adquirir um filhotinho, é muito importante saber a melhor forma de adaptar o pet na sua nova casa. Ou seja, além de saber como alimentar filhote de cachorro, você também precisa saber tudo sobre as primeiras vacinas, banho, remédios, adestramento, sono e muito mais.

    Raça de cachorro Billy: saiba tudo sobre o cãozinho de caça francês
    Grandes

    Raça de cachorro Billy: saiba tudo sobre o cãozinho de caça francês

    Billy parece até um nome de cachorro, mas o que poucas pessoas sabem é que esse também é o nome de uma raça francesa! Ainda que não seja muito conhecida por aqui, a raça de cachorro Billy - também chamada de Cão de Montaimboeuf - é cheia de qualidades e pode ser uma companhia surpreendente para pequenas e grandes famílias. Além da habilidade de caça, o cão Billy é muito leal, afetuoso e energético - mas é importante que o tutor saiba gastar isso da melhor maneira possível.

    Passear com cachorro: qual o tempo ideal para gastar a energia do cãozinho?
    Passeio

    Passear com cachorro: qual o tempo ideal para gastar a energia do cãozinho?

    Passear com o cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina de um pet. Além de ser uma atividade super propícia para estreitar os laços com o cãozinho com brincadeiras ao ar livre, também é uma forma de incentivá-lo a fazer novos aumigos e gastar toda a energia acumulada. Os passeios são excelentes aliados para manter a saúde física e mental do pet, mas será que você sabe qual é o tempo ideal para passear com cachorro?

    Ver Todas >

    Colar elizabetano para gatos: qual o melhor modelo?
    Cuidados dos animais

    Colar elizabetano para gatos: qual o melhor modelo?

    O colar elizabetano para gatos é muito usado depois da cirurgia de castração ou em tratamentos em que o animal não pode conseguir acessar determinadas partes do corpo. O colar para gatos impede que ele mexa em pontos, feridas e curativos, evitando assim quadros de infecção ou piora do quadro. A castração de gato, por exemplo, requer o uso do acessório durante todo o pós-operatório.

    Tudo sobre a areia sílica para gatos
    Cuidados dos animais

    Tudo sobre a areia sílica para gatos

    Quem convive com um felino certamente já ouviu falar da areia sílica para gatos. Esse é um dos vários tipos de substratos que ajudam a preencher a caixinha de areia e auxiliam nas necessidades fisiológicas dos nossos amigos de quatro patas. Mas se antes as pessoas preferiam opções mais econômicas, como a areia de argila, hoje em dia outras opções têm se popularizado entre os gateiros, como o granulado de madeira e a própria areia sílica. 

    Granulado de madeira para gatos: tire todas as dúvidas sobre esse tipo de areia de gato
    Cuidados dos animais

    Granulado de madeira para gatos: tire todas as dúvidas sobre esse tipo de areia de gato

    O granulado de madeira para gatos é um dos vários tipos de areia que existem para preencher a caixinha de areia e cuidar das necessidades dos nossos amigos felinos. O material vem ganhando destaque entre os gateiros de plantão, principalmente porque é uma alternativa mais sustentável e que tem boa durabilidade. Ou seja, em questão de custo benefício, vale totalmente a pena!

    Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de transporte para gatos que abre por cima é melhor?

    Se você pretende abrir as portas de casa para um felino, deve saber que um acessório que não pode faltar na sua lista de compras é a caixa de transporte para gatos. Ao contrário dos cães, que têm o hábito de passear nas ruas com mais frequência, a maioria dos bichanos é criada dentro de casa e quase não tem acesso às ruas por questões de segurança. Por isso, qualquer saída deve ser feita com a caixa de transporte. Gato vai usá-la para ir ao veterinário, viagens, passeios e muito mais.

    Ver Todas >