Comportamento animal

Pastor Alemão: 14 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande

Publicado - 20 Junho 2023 - 16h58

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares e queridos do Brasil. Embora carregue a fama de bravo, o cão desta raça conta com uma personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro combo de energia e afeto. Além disso, quando se trata do Pastor Alemão, personalidade obediente e o seu nível de inteligência fazem dele um ótimo candidato a cão de guarda. Não é à toa que é muito comum ver um Pastor Alemão policial por aí!

Se você ainda tem dúvidas se pretende tê-lo como o novo integrante da sua família, confira abaixo tudo sobre o cachorro Pastor Alemão que envolve a personalidade e temperamento da raça.

1) Pastor Alemão é bravo?

Por trás da fama de Pastor Alemão bravo existe um cãozinho que pode te surpreender. Aliás, se você acha que essa é uma das raças de cachorro “grande e bravo”, está bem enganado, pois o porte grande e a pose imponente do Pastor Alemão não são sinônimos de um cão agressivo. Na verdade, o cachorro da raça é muito confiável e costuma ser bem amigável com a sua família.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por isso, pode esquecer aquela ideia de que o Pastor Alemão é perigoso O que pode pode acontecer é que quando o cachorro alemão não conhece alguém, ele adota uma postura desconfiada e fica na defensiva, principalmente se não for socializado, mas isso não faz dele agressivo.

2) Pastor Alemão: cão de guarda é uma das funções da raça

O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais utilizadas para atuar como cão policial ou cão de guarda. Isso porque, além de serem incrivelmente inteligentes e obedientes, o faro do cachorro alemão também é invejável e pode ajudar a polícia na busca e apreensão de drogas ou detecção de explosivos, por exemplo.

Além disso, esse é um dos cães de trabalho que podem exercer diferentes funções, sendo comum encontrá-los em situações de resgate ou até mesmo para fiscalizar aeroportos e rodoviárias. O Pastor Alemão também é considerado um cachorro pastor, isto é, que trabalha no pastoreio de rebanhos.

 

@hanna.germanshepherd Não trocaria por nada ❤️ #cachorro #humorpet #pastoralemao #amor ♬ Soul Bossa Nova - Quincy Delight Jones Jr. & His Orchestra

3) O Pastor Alemão é dono de uma inteligência fora do comum

O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, mas o Pastor Alemão não está muito atrás e ocupa a 3ª posição no ranking de cachorros mais inteligentes. A fidelidade aos tutores somada a inteligência nata do animal fazem dele o cão perfeito para aprender diversos truques. Além de estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, o cachorro Pastor Alemão gosta de se sentir útil e se esforça para aprender tudo o que precisa para ter uma convivência tranquila. Essa é uma raça que também aprecia que seus humanos reconheçam o seu esforço, e que gosta de agradar (ou seja, é um Pastor Alemão perfeito!).

4) Pastor Alemão: personalidade da raça é marcada por companheirismo

Uma coisa que chama atenção na personalidade do Pastor Alemão é que, apesar da carinha brava, esse é um doguinho muito amigável e apegado com os humanos. Eles gostam de cuidar e fazem de tudo para defender quem amam. O jeito brincalhão e bondoso do cachorro alemão é perfeito para quem busca um companheiro para todas as horas. A questão é que o Pastor Alemão tem forte instinto protetor e tende a ser territorialista, além de ser um tantinho ciumento perto de outros animais (o que pode ser um problema caso você tenha outros pets em casa).

5) Pastor Alemão: características da raça o tornam ideal para a prática de esportes

O porte grande e robusto não esconde a energia que o Pastor Alemão tem de sobra. Não é à toa que essa é uma das melhores raças para acompanhar o tutor na prática de esportes. As corridas, por exemplo, são uma excelente atividade para gastar a energia do Pastor Alemão. Cachorro possui um corpo bem resistente e forte, por isso consegue se exercitar sem cansar facilmente.

 

Raça Pastor Alemão tem uma postura imponentePastor Alemão: personalidade obediente faz parte do comportamento da raçaPersonalidade do Pastor Alemão impressiona: cão é amável e brincalhãoO Pastor Alemão é uma das raças mais usadas pela políciaA raça Pastor Alemão tem muita energia e precisa se exercitar diariamenteO Pastor Alemão tem um lado mais territorialista que deve ser controladoO cachorro Pastor Alemão tem uma enorme facilidade de aprendizadoO filhote de Pastor Alemão é cheio de energiaA socialização do Pastor Alemão filhote é importantePastor Alemão deve ter uma relação equilibrada com a comidaPasseios com o cachorro Pastor Alemão devem fazer parte da rotinaPastor Alemaõ: personalidade é moldada desde filhoteCheio de energia, o Pastor Alemão também curte descansarA ideia de que o Pastor Alemão é perigoso não é verdadeO Pastor Alemão é um companheiro para todos os momentos!

 

6) Pastor Alemão: família é super importante para ele

 

Faz todo o sentido que o Pastor Alemão seja um dos cães preferidos entre as famílias brasileiras. Além de companheiro, ele é extremamente carinhoso e, por isso, é aquele cãozinho que você pode contar para tudo. Caso você esteja pensando em ter um cachorro Pastor Alemão, temperamento da raça é muito tranquilo com aqueles de sua convivência. Saiba que não vai faltar carinho e muito menos cuidado com você e sua família. Isso porque ele possui um instinto muito protetor e, certamente, estará sempre de olho na casa. 

7) Pastor Alemão: personalidade obediente da raça facilita o adestramento

Como já foi dito, uma das características de Pastor Alemão mais marcantes é a obediência. Esses cães realmente seguem à risca todos os comandos que lhe são passados, e por isso você não terá problemas na hora de aprender como treinar Pastor Alemão. A única dica é tentar fazer isso com o cachorrinho ainda filhote, pois isso ajuda a moldar o comportamento do pet desde cedo. O reforço positivo também é indicado, mas fique tranquilo porque o adestramento de cães da raça está longe de ser uma tarefa difícil. 

8) Raça Pastor Alemão convive bem com crianças

Uma das grandes curiosidades: Pastor Alemão é uma das melhores raças para quem tem criança e é excelente companheiro da criançada, desde que ele já esteja acostumado com a presença delas. Esse é um cachorro muito carinhoso com quem ele conhece, e isso inclui os pequenos. A questão é que é importante ensinar as crianças a respeitarem o espaço do pet desde cedo, evitando brincadeiras brutas ou que o machuquem.

Se chegar um bebê novo na família, também é bom que essa apresentação ao cachorro alemão grande seja feita aos poucos e sempre de forma supervisionada para garantir a segurança de todos.

9) A relação de Pastor Alemão com outros animais pode ser problemática

Uma das formas de como deixar um Pastor Alemão bravo é fazê-lo interagir com outros cães sem a socialização correta. Como ele não costuma conviver em harmonia com outros animais, é importante que o tutor o acostume desde cedo para garantir uma interação amigável na vida adulta. Assim é possível evitar reações agressivas na presença de outros pets na sua casa ou durante os passeios na rua. A nossa dica é que o filhote Pastor Alemão seja socializado desde cedo para equilibrar o seu temperamento territorialista.

10) Cachorro de raça Pastor Alemão adora brincar

Se você está pensando em ter um cachorro da raça Pastor Alemão, é necessário ter em mente que passeios e treinamentos devem fazer parte da rotina do animal. Além disso, um ambiente enriquecido com brinquedos para cachorro vai ajudar a garantir a diversão do seu amigo e, ao mesmo tempo, evitar comportamentos indesejados e destrutivos. Isso porque quando se trata de Pastor Alemão, cachorro precisa de estímulos mentais e físicos frequentes. A prática de esportes ajuda bastante nisso, mas o pet também precisa ficar entretido dentro de casa com brincadeiras e brinquedos.

11) Como é o comportamento do Pastor Alemão com a comida?

Agora que você já viu tudo sobre Pastor Alemão (ou quase tudo), chegou a hora de falar sobre um tópico muito importante sobre esse cãozinho, que é a relação dele com a comida. Muitos tutores têm a dúvida de quanto um Pastor Alemão deve comer por dia, e essa resposta vai depender do tamanho e peso do animal. É possível encontrar as informações na embalagem do alimento, mas no caso desta raça, o indicado é oferecer de 3 a 4 xícaras de ração divididas em duas porções, uma pela manhã e outra à noite.

A comida para Pastor Alemão também deve ser de alta qualidade, visto que esse é um cão que consome muita energia, por isso vale investir em uma ração Premium ou Super Premium para o pet.

12) Criar um Pastor Alemão não é uma tarefa muito difícil

Muitos pensam que o Pastor Alemão é perigoso e uma raça difícil de ser criada, mas não é bem assim. Como já foi dito, esse é um cãozinho muito inteligente e obediente, o que facilita bastante a questão da convivência. Ele é o tipo de cachorro que gosta de agradar e se sente estimulado com o adestramento, por exemplo. O que pode pesar, em alguns casos, é a questão da socialização, mas se isso for feito com o filhote será muito mais fácil.

Também é importante ficar atento com um caso de mistura de Pastor Alemão com vira-lata, que pode ter o comportamento mais imprevisível do que o mencionado. Lembre-se: 

13) Ter um cachorro Pastor Alemão exige certos cuidados

A raça tem uma personalidade forte e protetora. Justamente por isso, o adestramento e a socialização são processos fundamentais com o filhote de Pastor Alemão. Além disso, os cuidados com a alimentação, higiene e gasto de energia do cachorro também entram como parte importante da criação. Como são cães energéticos e muito ativos, eles precisam "extravasar" tudo isso diariamente com passeios e outras atividades. Vale lembrar, dependendo do tipo de pelagem - que se divide em Pastor Alemão de pelo comprido e de pelo curto -, os cuidados podem ser maiores ou menores na região.

14) Pastor Alemão: personalidade da raça resumida!

  • Adestramento: é um dos cachorros mais inteligentes e uma das raças mais fáceis de adestrar;
  • Relação com crianças: se dá bem com os pequenos;
  • Relação com estranhos: pode ser um pouco desconfiado com quem ele não conhece;
  • Relação com outros cães: é um pouco territorialista se não for socializado;
  • Comportamento geral: é um cachorro ágil, obediente, corajoso, protetor e extremamente fiel.

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Publicado originalmente em: 12/08/2020
Atualizado em: 20/06/2023

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas