Xixi de cachorro em todos os cantos e um cheiro característico pela casa? Alguns tutores sofrem na tentativa de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, mas esse problema não é impossível de corrigir. Com o treinamento correto e uma rotina bem definida, qualquer cãozinho (seja filhote, adulto ou até um idosinho) pode aprender a fazer suas necessidades no lugar destinado para isso. Em apartamento ou numa casa com quintal, abaixo você confere o passo a passo para ensinar perfeitamente o seu animal como acertar o xixi!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo: veja 4 dicas para o cãozinho acertar!

Se o seu cão for um filhote, o treinamento precisa ser feito inicialmente apenas em casa, isso porque é necessário completar o calendário de vacinas antes de sair na rua. Ou seja: o quintal ou um espaço delimitado dentro de casa será o único banheiro que ele conhecerá nos primeiros meses Nesse passo a passo você também vai aprender como ensinar filhote de cachorro a fazer necessidades no jornal, mas o treinamento vale para todos os caninos, independente da idade. 

1) Escolha um lugar para ser o “banheiro”

Seja com bandeja sanitária, tapete higiênico ou o bom e velho jornal, o primeiro passo é posicionar o “banheiro” do cachorro em um lugar oposto ao local onde ele costuma fazer as refeições. Se você mora em uma casa grande, o quintal é o melhor lugar para delimitar esse espaço. Também é possível se você mora em apartamento: basta escolher um cantinho privado para as necessidades do seu amigo. No começo, coloque a maior quantidade possível para que ele não corra o risco de errar. À medida que ele acertar, comece a restringir o espaço retirando os tapetes que não foram usados. 

2) Crie um comando para a ação

Cachorros são animais que gostam de obedecer comandos. Eles ficam felizes quando acertam alguma tarefa e são recompensados por seus tutores, seja com carinho, um “bom garoto” ou petiscos. Da mesma forma que treinamos alguns truques, como sentar e dar a pata, o xixi também pode ser ensinado assim. Escolha uma palavra forte, como “xixi” ou “tapete”, e fale o comando toda vez que seu animalzinho der sinais de que é hora de fazer as necessidades. 

3) Recompense positivamente os acertos

A cada acerto do seu cãozinho, não se esqueça de comemorar e agradá-lo bastante! Pode ser com um petisco, carinho ou até mesmo uma festinha. Parece bobo, mas funciona! Os cachorros são observadores e entendem o tom de voz e a postura corporal de seus donos. Recompensá-lo com felicidade pela atitude correta vai facilitar muito para que ele entenda que,  quando acerta o xixi, está fazendo algo positivo e merece uma recompensa por isso. Evite brigar com seu cão e associar as necessidades a algo negativo, principalmente se você não ver ele fazendo no momento exato. Isso pode gerar medo e alguns traumas. Afinal, ele não tem culpa de errar ou de não conseguir se controlar. 

4) Invista em uma rotina

Rotina para um cachorro nunca é demais! Estabeleça um horário para os passeios e, assim, seu animal vai entender que na hora de ir à rua, ele também pode fazer suas necessidades. Fora de casa, os cheiros de urina de outros cães são facilmente identificados pelo focinho dos peludos. Aquela cheiradinha que ele dá antes de urinar em um poste, por exemplo, é essencial para que ele saiba quais foram os outros cães que passaram por ali e, depois, deixe seu marco para os próximos caninos que vão passar naquele local. Recompense sempre as necessidades feitas na rua para que ele não sinta vergonha.  

 

Todo tutor de um cãozinho passou, pelo menos uma vez, pela situação de encontrar xixi no lugar errado. A primeira coisa que você precisa fazer para corrigir isso é delimitar um espaçoFilhote ou não, é importante ter paciência e não brigar com o cachorro quando ele errar o lugar de fazer xixi. Use recompensas, como carinho ou petiscos, toda vez que o cão acertar!Os passeios são o momento ideal para o seu cachorro fazer as necessidades, mas é preciso seguir uma rotina certinha!Não é impossível ensinar um cachorro mais velho a fazer as necessidades no lugar. Mas, ao contrário dos filhotes, ele pode não ter tanta disposição para a repetição dos treinos.

 

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

 

Não importa a idade do cachorro: todos têm solução, inclusive os mais velhinhos. Os passos mostrados anteriormente funcionam com todos eles, mas diferente dos filhotes - que não possuem vícios de comportamento -, os idosos podem não ter mais tanta paciência. É importante observar se o treino não está deixando seu animal entediado. Nesse caso, é necessário parar e só treinar novamente ao ver que ele está empolgado. Os treinos costumam ter mais eficácia quando o dono usa algum petisco, mas é importante moderar o uso de recompensas por conta da idade. Depois de treinado, o cão já começará a obedecer sem a necessidade de estímulos. 

O principal de tudo: tenha paciência!

Treinar um animal é muito mais sobre treinar o dono. Seu peludo não vai aprender a fazer as coisas de um dia para o outro, por isso é importante ensinar o cãozinho com calma e observar os resultados aos poucos - ainda há a variável de que algumas raças acabam sendo mais lentas no processo de adestramento. Portanto, tenha paciência, siga o passo a passo, treine todos os dias e não desista do seu cãozinho. Pode ter certeza: uma hora ele vai acertar!

Redação: Júlia Cruz