Passear com cachorro na quarentena demanda uma série de cuidados a mais com você e com o animal - entre eles evitar aglomerações, manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas e até usar máscaras em alguns casos. Se limpar as patinhas do cachorro ao chegar da rua não fazia parte da sua rotina de cuidados com ele, esse hábito certamente foi repensado agora. Mas fica a dúvida: existe algum protocolo de higienização para garantir que nenhum micro-organismo seja levado para a sua casa nesse período? Deve-se lavar as patas do cachorro ou um pano úmido resolve? Pode passar álcool gel nas patinhas? Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa entrevistou o veterinário infectologista Paulo Tabanez, de Brasília. Veja as recomendações do especialista a seguir!
Por que é importante limpar a pata do cachorro depois do passeio?
A pata do cachorro tem contato com várias substâncias e micro-organismos durante o passeio na rua: bactérias, vírus, parasitas (como pulgas e carrapatos), fezes de animais e outras secreções, que podem ou não estar contaminadas. Além de prejudicar a saúde do próprio animal, a sujeira pode levar problemas para os humanos também. Se você não higienizar as patinhas corretamente ao chegar em casa, o animal vai espalhar todos os micro-organismos que teve contato na rua pelo chão e ainda levar para sofás, cama e qualquer outra superfície que ele tiver contato. Por isso, após os passeios é fundamental separar um tempinho para limpar e cuidar das patinhas. Lembre-se também que os cachorros têm o hábito de levar as patas à boca com frequência, então você precisa sempre se certificar que essa área do corpo do animal está bem limpa.
Afinal, como limpar pata de cachorro quando chegar da rua?
Água e sabão? Lenço umedecido? Álcool gel? Solução com vinagre? A maioria dos tutores tem dúvidas sobre como limpar as patas do cachorro corretamente. Durante a quarentena, surgiu um novo questionamento: o que realmente é eficaz na hora de eliminar os micro-organismos que podem ficar alojados nessa região? O veterinário Paulo tem uma resposta simples e direta para isso: “Não recomendo usar absolutamente nada além de lenços umedecidos e água e sabão para a limpeza”. Sim, esses métodos são suficientes para garantir que a pata do seu cachorro fique devidamente higienizada depois do passeio.
O melhor é fazer isso antes de entrar em casa para garantir que as patinhas não vão levar nada para o interior da residência. Caso isso não seja possível, limpe bem o chão onde o cachorro pisou com água sanitária. Se o seu cãozinho for pequeno e não se importar, você também pode carregá-lo até o tanque para fazer essa limpeza. Quando terminar, descarte bem os lenços utilizados e lave bem as mãos. E ah, não esqueça de também deixar os seus sapatos do lado de fora da casa, ok?!


Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).
Limpar as patas do cachorro de maneira inadequada pode trazer problemas
É importante que a limpeza seja feita em toda a região da pata do cãozinho, e não apenas na área inferior das almofadinhas. Caso o tutor prefira lavar a região com água e sabão, não pode esquecer de secar muito bem depois. “É preciso ter muito cuidado, pois limpar várias vezes ao dia e não secar as patas adequadamente aumenta a incidência de dermatite e problemas dermatológicos”, alerta o infectologista. Ele também não recomenda o uso de álcool gel e outras substâncias, pois esses produtos podem provocar lesões na região: “Outra coisa que costumam utilizar é um pano com vinagre. O vinagre tem certo efeito antisséptico pela mudança de ph, mas não é o mais indicado para pets”.
Se o seu animal possui alguma alergia ou outro problema de pele, a melhor dica é conversar com o veterinário que acompanha o caso para que ele possa indicar o melhor método de higienização das patas. O lenço umedecido deve ser específico para animais, assim como o sabonete usado caso você decida lavar as patas do cachorro. Como a maioria dos cães odeiam que toquem na região, você pode usar petiscos como recompensa para ajudar nessa tarefa.
Pata: cachorro precisa de cuidados específicos com a região
Além de saber como higienizar patas do cachorro depois do passeio, outros cuidados também são necessários para manter essa parte do corpo do seu amigo sempre saudável. Cortar os pelos que crescem em volta dos coxins, por exemplo, é uma medida fundamental para prevenir o acúmulo de sujeiras na região. Outro ponto muito importante é cuidar das unhas do cão: elas precisam ser aparadas regularmente.
Redação: Juliana Melo
