A vontade de oferecer um pedaço do ovo de páscoa para cachorro durante as celebrações do feriado pode ser grande, mas saiba que isso não deve ser feito! Enquanto para os humanos o ovo é super saboroso, para os cães pode ser a causa de uma grave intoxicação. O motivo está no chocolate, que é considerado um dos alimentos proibidos para cães que mais fazem mal. Mas isso quer dizer que o seu cão vai ficar de fora das comemorações da páscoa? Claro que não! Existem diversas opções de receita de ovo de páscoa para cachorro caseiro com ingredientes que não causam problemas para a saúde do animal. Aprenda a seguir como fazer ovo de páscoa para cachorro de alfarroba!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entenda por que não se deve oferecer ovo de páscoa para cachorro

Muitas pessoas têm o costume de dar comida de humano para cachorro durante as refeições. Existem sim alguns alimentos que os cães podem comer. Porém, é importante ficar sempre atento na lista de alimentos proibidos: o chocolate para cachorro é um dos mais perigosos. Ele contém teobromina e cafeína, duas substâncias que, ao serem absorvidas pelo organismo do cão, causam uma grave intoxicação alimentar. O coração e o sistema nervoso do cachorro são os mais afetados.

O cachorro intoxicado com chocolate pode apresentar respiração ofegante, vômito, febre, taquicardia, problemas de locomoção e, em casos mais graves, convulsão. Como o chocolate é o principal ingrediente do ovo de páscoa, seu cachorrinho jamais deve comer esse alimento. Até mesmo um pequeno pedaço pode causar um grande estrago, então resista à tentação de oferecer um pouco para o seu pet mesmo que ele faça aquela carinha de pidão.

Ovo de páscoa para cachorro: receita deve usar algum substituto para o chocolate

O pet não precisa ser excluído das comemorações só porque você não pode dar ovo de páscoa para cachorro. A receita original faz mal, mas existem outras maneiras de reproduzir esse doce saboroso com ingredientes que não trazem problemas ao pet. A alfarroba é um fruto que vem da planta alfarrobeira. Por ser bem docinho e ter a coloração marrom, ela lembra bastante o chocolate. O sabor e a textura dos dois alimentos também são muito parecidos. Além de ser rica em vitaminas, fibras e minerais, a alfarroba não contém teobromina e nem cafeína em sua composição. Por isso, esse fruto é a melhor escolha para substituir o chocolate para cachorro na páscoa.

 

O ovo de páscoa para cachorro de alfarroba é a melhor alternativa para o ovo de chocolate

O ovo de páscoa para cachorro de alfarroba é a melhor alternativa para o ovo de chocolate

 

 

Receita de ovo de páscoa para cachorro com alfarroba: aprenda como fazer!

 

A páscoa para cachorro só vai ficar completa com um ovo de alfarroba para seu pet se deliciar enquanto você come o seu chocolate! Alguns pet shops e mercados já vendem ovos para cães prontos para consumo. Porém, é possível fazer você mesmo um ovo de páscoa para cachorro! Receita com alfarroba é bem fácil de ser preparada, além de ser uma opção mais econômica. A dica é comprar a alfarroba em uma loja de produtos naturais e utilizar um pouquinho de coco ralado para dar mais sabor ao preparo. Confira a seguir o passo a passo de como fazer a receita de ovo de páscoa para cachorro com alfarroba!

Ingredientes

100g de alfarroba em barra

½ xícara de coco ralado

½ xícara de água

Preparo:

1) Utilizando uma panela pequena, derreta a alfarroba com água em fogo baixo.

2) A consistência da mistura tem que ser mais mole que a de um brigadeiro. Então, quando chegar no ponto amolecido, desligue o fogo e misture com coco ralado.

3) Separe uma ou duas forminhas de ovo de páscoa e unte com óleo de coco. Despeje o conteúdo e cubra com plástico filme.

4) Leve à geladeira por cerca de cinco horas. Após esse período, o ovo de páscoa para cachorro estará pronto para ser servido ao seu pet!

A páscoa para cachorro ficará muito mais divertida com os ovinhos de alfarroba! Apenas tenha o cuidado de oferecer o conteúdo aos poucos, pois qualquer alimento em excesso pode causar enjoos no animal. Além disso, verifique se o cão terá reações a algum dos ingredientes antes de preparar a receita de ovo de páscoa, como alergia ao coco. Nesse caso, não coloque esse ingrediente na mistura ou então o substitua por outro alimento liberado na dieta canina.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes