O som de cachorro é algo que sempre intriga os tutores, ainda mais quando o cãozinho surpreende com outros barulhos além do latido. É essencial observar a linguagem corporal do cão e estar sempre atento ao comportamento do animal para entender o que o som de cachorro - filhote ou adulto - significa. Mesmo sem conseguir falar, o bichinho tem os seus próprios artifícios para transmitir ao dono o que está sentindo ou querendo. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É claro que a intimidade entre o doguinho e sua pessoa preferida já é meio caminho andado, porém, também é importante saber identificar os possíveis significados de cada ruído emitido pelo pet. Por isso, confira a seguir que som faz o cachorro e o que cada um deles quer dizer!

Barulho de cachorro: como os cães se comunicam?

A vocalização é muito importante para que os cães consigam transmitir o que sentem e o que querem. Por isso, os sons de cachorro latindo, uivando, chorando ou rosnando acabam fazendo parte do dia a dia da família. Mas como saber exatamente o que o seu cãozinho quer dizer e qual é o som do cachorro do momento? Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas a verdade é que cada barulho que os cães emitem têm uma sonoridade e frequência diferentes. Decifrar a mensagem do seu amigo de quatro patas fica mais fácil com o tempo, principalmente depois que o tutor já sabe identificar qual o som que o cachorro faz quando está alegre, triste, nervoso ou com medo.

sons de cachorro: cão latindo

1) Sons de cachorro latindo

 

Encontrar um cachorro latindo é algo comum e frequente. Esse barulho é uma das principais formas de comunicação animal, de forma que o latido de cachorro pode significar uma infinidade de coisas. Portanto, é importante conhecer bem o cãozinho para conseguir identificar as mensagens que o pet tenta passar. Veja os principais motivos por trás dos sons de cachorro latindo:  

  • Angústia e ansiedade: esse latido costuma ser estridente e repetitivo e pode ser provocado por sentimentos como isolamento ou separação

  • Tédio: quanto mais chateado o animal está, mais alto será o seu latido. Os sons de cachorro causados por tédio costumam ser monótonos e repetitivos.  

  • Alerta: agudo e seco, o latido de alerta pode ser bastante intenso. A capacidade auditiva dos cães é bem superior à dos homens, por isso, é natural que o bichinho tente avisar sobre a presença de possíveis ameaças.  

  • Demanda: os pets também tendem a latir quando querem alguma coisa do dono, como comida ou passear. Esse som de cachorro latindo é agudo e persistente, sempre direcionado ao tutor.  

  • Medo: os latidos medrosos são baixos e rápidos, podendo ser até um pouco esganiçado. Quando isso acontecer, observe se algo pode estar assustando o animal ou se ele está sentindo algum tipo de dor.   

  • Diversão: esse é um dos sons de cachorro latindo mais fáceis de identificar! Basta olhar para o rabinho do seu dog. Se a cauda estiver se movendo freneticamente, quer dizer que o cão está se divertindo.

som de cachorro: cão rosnando

2) Sons de cachorro rosnando

 

Diferente dos latidos, o rosnado de um cachorro não apresenta tantos significados diferentes. Quando acontece esse tipo de barulho, para o cachorro tem algo de errado. Ele provavelmente está se sentindo incomodado com alguma coisa, seja uma brincadeira desagradável ou a presença de uma pessoa ou animal indesejado no ambiente. Quando isso acontecer, tente deixar o pet o mais confortável possível com a situação. Não adianta brigar!  

Em alguns casos, é possível que o cachorro esteja apenas querendo brincar. Se o rosnado for baixinho, o animal pode estar doido para inventar moda, como puxar algum objeto ou criar uma disputa saudável com o tutor. Observe outros indícios da linguagem corporal do bichinho para ter certeza do que se trata. Algumas raças, como o Rottweiler, rosnam de prazer quando estão sendo acariciados e paparicados por seus humanos preferidos.

3) Sons de cachorro uivando

O hábito de uivar é uma herança dos lobos, que utilizam esse barulho para encontrar membros da família ou reunir a alcateia para caça. Mas, não se engane, esses não são os únicos motivos para os sons de cachorro uivando! Descubra os principais:  

  • Presença de uma cadela no cio  
  • Alertar outros cachorros 
  • Chamar atenção do dono 
  • Solidão 
  • Felicidade e animação 

 

4) Sons de cachorro chorando

 

Não é preciso escorrer lágrimas dos olhos do seu bichinho para entender que o cãozinho está chorando, né? Os sons de cachorro chorando podem apontar que ele está sentindo dores ou passando por algum tipo de angústia. Preste atenção no seu doguinho, principalmente durante brincadeiras perigosas ou interações com outros animais. Nesses momentos, as chances do peludinho se machucar são maiores.  

Esse é um som de filhote de cachorro muito comum, principalmente porque o pet ainda não aprendeu a se comunicar direito. Os filhotinhos podem chorar por absolutamente tudo: fome, frio, solidão, saudade da mãe, vontade de brincar… enfim, tudo! Por isso, vale redobrar a atenção com seu novo amiguinho para atender a todas as suas necessidades.

A boa notícia é que o choro do cachorro não significa necessariamente algo ruim. O pet também pode estar choramingando por entusiasmo. Como exemplos, podemos citar o retorno do dono após passar um tempo fora e a proximidade de passeios e brincadeiras adoradas pelo dog. Quando indica felicidade, o choro tende a ser suave e menos intenso, normalmente seguido por lambidas e saltinhos de alegria. 

5) Sons de cachorro ganindo ou lamentando

Vocalizações agudas, geralmente anasaladas e com a boca fechada, podem ser interpretadas como um som de cachorro lamentando. O sentimento pode ser resultado de um desejo não realizado, como vontade de ir pra rua ou a separação de um companheiro (pessoa ou animal). Na maioria das vezes, é indicação de que o cachorrinho está passando por momentos de estresse.  

Redação: Doris Marinho e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 21/01/2020

Atualizada em: 31/08/2021