Alimentação animal

Ômega 3 para cachorro: o que é e para que serve?

Publicado - 03 Abril 2024 - 16h29

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A vitamina para cachorro normalmente é utilizada em diferentes situações da vida de um pet: cachorro idoso, filhote, cadela prenha, anemia e tantas outras. Mas você também já deve ter ouvido sobre dar ômega 3 para cachorro. Associado a diferentes benefícios para a saúde humana, como melhora da memória e do sistema cardiovascular, o ômega 3 é um tipo de gordura que não é produzido pelo organismo e precisa ser adquirido a partir da suplementação alimentar.

Mas será que os pets também podem usufruir desses efeitos do ômega 3 para cachorro? Como dar e inserir na alimentação do cachorro corretamente? O Patas da Casa conversou com a médica veterinária nutróloga Lunara Biavatti para explicar tudo que envolve o ômega 3 na dieta do seu pet. Confira a seguir!

Ômega 3 para cachorro: para que serve?

O ômega 3 para cachorro é uma suplementação alimentar que pode ser oferecida aos pets. Mas você sabe o que de fato é o ômega 3? A veterinária Lunara Biavatti explicou: “O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada essencial para os cães, pois eles não possuem enzimas para sintetizá-la e dependem da ingestão adequada para atender suas necessidades”.

Imagem Quiz:Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Existem dois tipos de ômega 3, de origem vegetal e de origem animal. Para que os cães aproveitem a substância, ela precisa ser de origem animal, como explica a especialista: “Os cães não conseguem sintetizar EPA E DHA pela ingestão do ácido alfa linolênico (ômega 3 de origem vegetal), por isso a importância da inclusão de peixes de água fria na dieta do cão ou a suplementação com óleo de peixe a fim de se obter uma dieta menos inflamatória.”

Ou seja, o cachorro pode comer peixe para complementar essa necessidade do organismo, mas de preferência que seja como um dos ingredientes de ração, petiscos ou sachê. Também existem casos em que pode dar ômega 3 para cachorro em forma de suplemento.

Ômega 3 para cachorro: mulher oferecendo pote com ração para cachorro Golden

Mas, afinal de contas, para que serve ômega 3 para cachorro? A ação anti-inflamatória provocada no organismo é um dos principais efeitos. Segundo Lunara, a suplementação pode ajudar nos tratamentos de complicações como:

 

Ômega 3: cachorro pode tomar suplemento em quais situações?

Você já sabe que ômega 3 para cachorros pode ajudar no caso de alguns problemas de saúde. Mas será que cães saudáveis também podem tomar o suplemento alimentar? “Todos os pets, inclusive os saudáveis, podem se beneficiar da inclusão desse suplemento devido a seus diversos benefícios para o organismo”, diz a veterinária Lunara.

Se você observar o rótulo dos alimentos caninos pode encontrar uma versão de ração com ômega 3, mas de acordo com Lunara, o valor nutricional dessas rações pode não ser capaz de suprir as necessidades do organismo canino. “As rações comerciais apresentam níveis mínimos desse nutriente. Além disso, os ácidos graxos da série 3 são sensíveis a altas temperaturas, luz e oxigênio apresentando perdas nas rações.”

Por conta disso, grande parte dos animais tomam ômega 3 como suplemento alimentar. Geralmente, os médicos veterinários indicam para compor a alimentação de cachorros idosos e cadelinhas gestantes. Quando falamos do ômega 3 para cães, benefícios são inúmeros, tanto para cães saudáveis quanto para casos específicos da terceira idade e cadelas grávidas.

Para oferecer ômega 3 e 6 para cachorro e qualquer outro suplemento, o ideal é que um médico veterinário nutrólogo seja consultado. “Pode ser oferecido a cápsula por via oral, ou então abrir a pontinha e adicionar o conteúdo na comida do pet. Normalmente a indicação é de uma vez ao dia. Para quantidade e dose correta, seguir a recomendação do seu veterinário de confiança”, explica Lunara.

Ômega 3 para cachorro: benefícios da suplementação

O ômega 3 para cachorro possui um importante papel nas respostas inflamatórias do organismo. Mas além disso, quais são os outros benefícios que a suplementação pode oferecer? A médica veterinária listou algumas das vantagens, que também podem ser aliadas na dieta de cães saudáveis. Confira os benefícios do ômega 3 para cães:

  • auxilia na redução de triglicerídeos e colesterol;
  • diminui coceiras em animais alérgicos;
  • melhora, hidrata e eleva o brilho da pelagem;
  • prevenção e redução do crescimento de tumores;
  • reduz a dor e melhora de mobilidade de animais com artrite e artrose;
  • auxilia no controle de arritmias cardíacas e perfusão renal;
  • melhora a função cognitiva.

Com essa série de vantagens, alguns tutores se perguntam se ômega 3 para cachorro é igual de humano. Muita gente tem a versão do suplemento para tratamento humano em casa e busca saber se pode dar para os cães. Quanto a isso, a especialista explicou: “Ambos são extraídos do óleo de peixe. Os da linha humana podem ser oferecidos, mas deve-se atentar sobre sua qualidade. Um bom suplemento precisa atestar sua pureza e concentração, com selos como o IFOS e Interek. Uma dica para testar a qualidade é colocar o ômega no congelador, um bom ômega 3 não congela.”

Ou seja, cachorro pode tomar ômega 3 de humano sim! No entanto, é importante seguir as recomendações passadas por um profissional e não deve ser oferecido qualquer tipo de ômega 3. Cão deve ter acesso somente a produtos de boa qualidade e que tenham uma boa procedência.

Publicado originalmente em: 21/03/2022
Atualizado em: 03/04/2024

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas