Se você percebeu o olho do cachorro vermelho, é sinal de que algo pode não estar certo com a saúde ocular do seu pet. Embora às vezes pareça uma simples irritação, essa condição pode ter várias causas associadas que variam desde uma alergia até problemas oculares sérios, como o glaucoma. A seguir, entenda quais são as causas mais comuns por trás desse sintoma e aprenda como cuidar do cachorro com o olho vermelho da melhor forma.
O que pode deixar o olho do cachorro vermelho?
O cachorro com olho vermelho pode não parecer nada demais, mas exige uma investigação cautelosa. Várias condições podem causar isso e, apesar de algumas delas serem simples de serem tratadas, outras são um pouco mais complexas e podem acometer seriamente a visão do seu amigo de quatro patas. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante e, assim que perceber o olho do cachorro vermelho, é fundamental procurar orientação de um profissional. Confira quais são as 7 principais causas para esse problema:
1) Alergias
Quadros alérgicos frequentemente deixam o olho do cachorro vermelho. O contato com substâncias potencialmente alérgenas como pólen, ácaros, fumaça, perfumes ou produtos de limpeza podem desencadear irritações oculares. Nesses casos, é comum ver o cachorro com os olhos vermelhos, lacrimejando e coçando.
2) Conjuntivite
A conjuntivite canina é uma inflamação da membrana que recobre e protege o olho e a parte interna das pálpebras. Essa condição geralmente deixa o cachorro com o olho remelando e vermelho, além de causar inchaço e sensibilidade à luz. As causas da doença variam entre infecções bacterianas, virais, fúngicas ou até alérgicas.

3) Glaucoma
O glaucoma em cachorro é uma condição séria e progressiva, caracterizada pelo aumento da pressão intraocular. Além de causar dor, um dos principais sintomas do glaucoma é justamente o olho do cachorro vermelho em volta ou então com um aspecto acinzentado, com aumento do globo ocular. Essa doença é séria e exige tratamento o quanto antes, pois se o quadro evoluir, pode até deixar o cachorro cego.
4) Úlcera de córnea
A úlcera de córnea em cães acontece quando uma lesão atinge a córnea - estrutura transparente que permite a passagem de luz e que protege o olho -, afetando a visão do pet. Raças que têm os olhos mais expostos, como o Shih Tzu e o Pug, tendem a sofrer mais com esse tipo de problema. A úlcera causa dor, sensibilidade à luz e deixa o cachorro com olho vermelho e remelando.
5) Uveíte
A uveíte é a inflamação da parte interna do olho, chamada úvea, que é uma camada responsável por fornecer a vascularização do globo ocular. A condição deixa o olho do cachorro vermelho e ainda provoca dor intensa, visão turva e até mudanças na coloração do olho. Geralmente, está associada a infecções, traumas ou doenças autoimunes.
6) Corpo estranho
A presença de um corpo estranho é uma causa comum por trás do cachorro com olhos vermelhos. Poeira, ciscos, areia ou até pelos podem irritar a superfície ocular e causar desconforto, deixando a região mais avermelhada. Como consequência, o animal pode piscar excessivamente, coçar o rosto ou apresentar lacrimejamento.
Olho do cachorro vermelho: o que fazer para ajudar seu pet?
Fique atento se, além do olho do cachorro vermelho, o animal apresentar também:
- Coceira constante;
- Secreção amarelada ou esverdeada;
- Inchaço ao redor dos olhos;
- Sensibilidade à luz;
- Dificuldade para manter os olhos abertos.
Esses são sinais de que você deve procurar imediatamente um médico veterinário oftalmologista para ter o diagnóstico correto. É importante evitar automedicar o animal, pois isso pode agravar o problema - somente um profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para o pet. Por outro lado, é possível utilizar soro fisiológico com gaze para limpar a região, se necessário, mas sempre com muito cuidado.