O anticoncepcional para gatos é usado por muitos tutores como alternativa à castração. A injeção é vista por muitas pessoas como um método mais barato e menos invasivo de impedir o cio de gata. Mas é comum surgir a dúvida sobre o anticoncepcional para gatos: quando aplicar é recomendado? A verdade é que o anticoncepcional para gatas traz muitos problemas à saúde e nunca é a solução para o cio de gato. O Patas da Casa te explica quais os perigos da injeção anticoncepcional para gatos e porque a castração é a melhor opção. Confira!

O anticoncepcional para gatos aumenta a concentração de hormônio no organismo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O objetivo do anticoncepcional para gatos é inibir o cio. A vacina para cio de gata é composta por hormônios sintéticos, sendo o principal a progesterona que, em condições naturais, já existe em grande quantidade no bichano. A injeção anticoncepcional para gatos é o tipo mais comum, sendo aplicada de forma subcutânea. A progesterona é injetada no animal, aumentando sua concentração no organismo. À primeira vista, o anticoncepcional para gatos parece uma boa opção. Porém, com o uso do anticoncepcional, gata passa a ter grande quantidade de progesterona no corpo, que leva a um crescimento excessivo das células mamárias, acarretando graves problemas à saúde.

A injeção anticoncepcional para gatos pode causar hiperplasia mamária felina

O problema mais comum que o anticoncepcional para gatas pode causar é a hiperplasia mamária felina. A doença acontece exatamente quando há aumento rápido e excessivo das mamas da gata - consequência do anticoncepcional para gatas. No início, a bichana apresenta crescimento das mamas, que ganham consistência firme e não apresentam dor nem inflamação. A doença que tem a injeção anticoncepcional para gatos como principal causa também gera febre, anorexia e dificuldade para andar. Em quadros mais graves, a hiperplasia mamária felina pode levar até mesmo à necrose das mamas.

Outra consequência do anticoncepcional para gata é o câncer de mama

Outro problema que o anticoncepcional para gatos pode causar é o câncer de mama. Trata-se de um tumor grave, considerado maligno na maioria dos casos. O aumento da produção hormonal causado pelo anticoncepcional para gata é um dos principais motivos que levam à doença, pois o desequilíbrio na concentração de hormônios acarreta no tumor do tecido mamário. Os sintomas lembram os da hiperplasia mamária felina, com inchaço nas mamas (caroços e nódulos), além de dor, secreção, sensibilidade e vermelhidão no local. A maior parte dos casos, porém, só é descoberta já nos níveis mais avançados. Por isso, o câncer de mama em gato é considerado uma doença grave e que pode levar o animal à morte.


Ao invés de usar o anticoncepcional para gata, é recomendado fazer a castração
Ao invés de usar o anticoncepcional para gata, é recomendado fazer a castração

O aumento de progesterona causado pelo anticoncepcional para gatas pode levar à piometra

Com as alterações causadas pelo anticoncepcional, gata também pode apresentar piometra. É uma infecção que acontece no útero e que normalmente ocorre quando há aumento de progesterona no corpo. Sua grande concentração torna o útero o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Em condições normais, o corpo da gata está preparado para lidar com os hormônios. Por isso, a piometra em gatos é, na verdade, bem rara. Porém, o uso de anticoncepcional para gatos acaba desregulando sua função hormonal, aumentando os níveis de progesterona e, consequentemente, facilitando o surgimento de infecções no útero. 

Com o excesso de anticoncepcional, gata passa a ter outros problemas hormonais

A verdade é que, como o anticoncepcional para gatos tem grande influência hormonal no bichano, qualquer problema relacionado a alterações endócrinas podem aparecer. Assim, o risco de diabetes é maior na bichana que toma o anticoncepcional. Gata pode sofrer ainda com outra condição chamada acromegalia, caracterizada pelo aumento de algumas partes do corpo como consequência do excesso de hormônios presentes. 

A castração sempre deve ser escolhida ao invés do anticoncepcional para gatos 

Com tantas consequências ruins à saúde, fica claro que o anticoncepcional para gata não é uma boa solução para impedir o cio. É importante ressaltar também que não existe anticoncepcional caseiro para gatos. A forma mais saudável de controlar o cio de gato é através da castração. Muitas pessoas acreditam que a castração é um procedimento muito perigoso, invasivo e caro. Como na injeção anticoncepcional para gatos preço costuma ser mais acessível, muitos tutores optam por esse método. Porém, isso não é tão vantajoso assim. Mesmo que o preço da injeção anticoncepcional para gatos seja mais barato, o dinheiro que economizar provavelmente será gasto cuidando das doenças que podem surgir. 

Além disso, a diferença de quanto tempo dura a injeção anticoncepcional para gatos e a castração é outro motivo pelo qual a cirurgia traz mais benefícios: enquanto a castração dura a vida toda, o anticoncepcional para gatos deve ser reaplicado a cada quatro meses. O principal benefício da castração de gato é que ela não só não causa problemas à saúde como previne doenças, como câncer de mama e infecções no útero. Sabendo quanto tempo dura a injeção anticoncepcional para gatos, todos os malefícios que causa à saúde do bichano e quais as vantagens da castração de gato, fica provado que a castração é o método mais eficaz. 

Redação: Maria Luísa Pimenta