Gato

O que o anticoncepcional para gatos pode causar?

Publicado - 04 Janeiro 2022 - 11h59

Atualizado - 16 Maio 2024 - 13h24

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O anticoncepcional para gatos é usado por muitos tutores como alternativa à castração. A injeção é vista por muitas pessoas como um método mais barato e menos invasivo de impedir o cio de gata. Mas é comum surgir a dúvida sobre o anticoncepcional para gatos: quando aplicar é recomendado? A verdade é que o anticoncepcional para gatas traz muitos problemas à saúde e nunca é a solução para o cio de gato. O Patas da Casa te explica quais os perigos da injeção anticoncepcional para gatos e porque a castração é a melhor opção. Confira!

O anticoncepcional para gatos aumenta a concentração de hormônio no organismo

O objetivo do anticoncepcional para gatos é inibir o cio. A vacina para cio de gata é composta por hormônios sintéticos, sendo o principal a progesterona que, em condições naturais, já existe em grande quantidade no bichano. A injeção anticoncepcional para gatos é o tipo mais comum, sendo aplicada de forma subcutânea. A progesterona é injetada no animal, aumentando sua concentração no organismo. À primeira vista, o anticoncepcional para gatos parece uma boa opção. Porém, com o uso do anticoncepcional, gata passa a ter grande quantidade de progesterona no corpo, que leva a um crescimento excessivo das células mamárias, acarretando graves problemas à saúde.

A injeção anticoncepcional para gatos pode causar hiperplasia mamária felina

O problema mais comum que o anticoncepcional para gatas pode causar é a hiperplasia mamária felina. A doença acontece exatamente quando há aumento rápido e excessivo das mamas da gata - consequência do anticoncepcional para gatas. No início, a bichana apresenta crescimento das mamas, que ganham consistência firme e não apresentam dor nem inflamação. A doença que tem a injeção anticoncepcional para gatos como principal causa também gera febre, anorexia e dificuldade para andar. Em quadros mais graves, a hiperplasia mamária felina pode levar até mesmo à necrose das mamas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Outra consequência do anticoncepcional para gata é o câncer de mama

Outro problema que o anticoncepcional para gatos pode causar é o câncer de mama. Trata-se de um tumor grave, considerado maligno na maioria dos casos. O aumento da produção hormonal causado pelo anticoncepcional para gata é um dos principais motivos que levam à doença, pois o desequilíbrio na concentração de hormônios acarreta no tumor do tecido mamário. Os sintomas lembram os da hiperplasia mamária felina, com inchaço nas mamas (caroços e nódulos), além de dor, secreção, sensibilidade e vermelhidão no local. A maior parte dos casos, porém, só é descoberta já nos níveis mais avançados. Por isso, o câncer de mama em gato é considerado uma doença grave e que pode levar o animal à morte.

Gato usando roupa de pós-cirurgia
Ao invés de usar o anticoncepcional para gata, é recomendado fazer a castração

O aumento de progesterona causado pelo anticoncepcional para gatas pode levar à piometra

Com as alterações causadas pelo anticoncepcional, gata também pode apresentar piometra. É uma infecção que acontece no útero e que normalmente ocorre quando há aumento de progesterona no corpo. Sua grande concentração torna o útero o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Em condições normais, o corpo da gata está preparado para lidar com os hormônios. Por isso, a piometra em gatos é, na verdade, bem rara. Porém, o uso de anticoncepcional para gatos acaba desregulando sua função hormonal, aumentando os níveis de progesterona e, consequentemente, facilitando o surgimento de infecções no útero. 

Com o excesso de anticoncepcional, gata passa a ter outros problemas hormonais

A verdade é que, como o anticoncepcional para gatos tem grande influência hormonal no bichano, qualquer problema relacionado a alterações endócrinas podem aparecer. Assim, o risco de diabetes é maior na bichana que toma o anticoncepcional. Gata pode sofrer ainda com outra condição chamada acromegalia, caracterizada pelo aumento de algumas partes do corpo como consequência do excesso de hormônios presentes. 

A castração sempre deve ser escolhida ao invés do anticoncepcional para gatos 

Com tantas consequências ruins à saúde, fica claro que o anticoncepcional para gata não é uma boa solução para impedir o cio. É importante ressaltar também que não existe anticoncepcional caseiro para gatos. A forma mais saudável de controlar o cio de gato é através da castração. Muitas pessoas acreditam que a castração é um procedimento muito perigoso, invasivo e caro. Como na injeção anticoncepcional para gatos preço costuma ser mais acessível, muitos tutores optam por esse método. Porém, isso não é tão vantajoso assim. Mesmo que o preço da injeção anticoncepcional para gatos seja mais barato, o dinheiro que economizar provavelmente será gasto cuidando das doenças que podem surgir. 

Além disso, a diferença de quanto tempo dura a injeção anticoncepcional para gatos e a castração é outro motivo pelo qual a cirurgia traz mais benefícios: enquanto a castração dura a vida toda, o anticoncepcional para gatos deve ser reaplicado a cada quatro meses. O principal benefício da castração de gato é que ela não só não causa problemas à saúde como previne doenças, como câncer de mama e infecções no útero. Sabendo quanto tempo dura a injeção anticoncepcional para gatos, todos os malefícios que causa à saúde do bichano e quais as vantagens da castração de gato, fica provado que a castração é o método mais eficaz. 

Redação: Maria Luísa Pimenta   

Comportamento

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofi...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Comportamento

Gato amassando pãozinho: o que o gesto mais fofo do universo felino revela sobre eles?

Se você tem um gatinho em casa, é bem provável que já tenha presenciado aquela cena irresistível: ele se acomoda em um cobertor fofi...

Cachorro

Aprenda a fazer uma roupa para cachorro sem costura — leva apenas 10 minutos para ficar pronta!

Proteger o seu cão do frio ou simplesmente deixá-lo estiloso pode ser mais simples (e barato) do que você imagina. Isso porque é pos...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?