Cuidados

Nebulização em cachorro: veja em quais casos o procedimento é indicado

A inalação em cachorro é indicada não apenas em caso de doença como também em dias de baixa umidade
A inalação em cachorro é indicada não apenas em caso de doença como também em dias de baixa umidade

São muitos os problemas respiratórios que podem atingir os animais domésticos - o cachorro tossindo ou espirrando já deve ser motivo de atenção. A nebulização para cachorro normalmente é utilizada como forma de tratamento para cães que estão passando por alguma complicação respiratória, mas também pode ser indicada em outras situações do dia a dia, como tempo seco. Assim como qualquer procedimento, o uso do inalador para cachorro só é eficaz se for feito do jeito correto. Reunimos a seguir algumas informações sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Nebulização em cachorro: qual a função do procedimento?

A inalação em cachorro aumenta a lubrificação da traqueia e dos brônquios do animal. Esse procedimento faz com que a irritação respiratória seja amenizada, aumentando a expectoração de possíveis secreções. O nebulizador para cachorro também pode ser usado para atingir diretamente células danificadas com uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos e substâncias broncodilatadoras - mas somente com a prescrição do veterinário depois do diagnóstico.  

Como fazer a nebulização em cachorro?

O tempo de nebulização deve ser de 10 a 15 minutos - o que pode ser ser repetido várias vezes ao longo do dia. A quantidade de soro varia de acordo com peso e porte do animal. Os cachorros braquicefálicos são os que mais costumam sofrer com problemas respiratórios e também podem fazer o procedimento, mas somente se houver a indicação de um profissional. Nunca se esqueça de sempre consultar um médico veterinário antes de fazer a inalação em cachorro.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Nebulização em cachorro: o animal pode demorar a se acostumar com o procedimento
    Nebulização em cachorro: o animal pode demorar a se acostumar com o procedimento

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Em quais casos a inalação em cachorro é indicada?

    O nebulizador para cachorro é indicado principalmente em casos de doenças como pneumonia, tosse dos canis e crises alérgicas. Especificamente nos casos de pneumonia, além do nebulizador para cachorro, o animal deve ser acompanhado por um fisioterapeuta veterinário para fazer uma manobra que facilita o deslocamento das secreções umidificadas pela nebulização. A inalação no cachorro também ajuda a aliviar a congestão e secreção nasal e tosse.

    Além disso, a nebulização em cachorro também ajuda a lidar com o ressecamento das vias aéreas causada pela baixa umidade do ar. O tempo seco pode afetar o cãozinho e até desencadear quadros infecciosos.

    Como acostumar o cachorro com a nebulização?

    Na hora de usar o nebulizador para cachorro é normal que o cão se assuste ou fique com medo do aparelho. Por isso, é necessário ter certa paciência para que o pet se acostume com a nebulização. Mas não desista, mostre que ele não precisa se preocupar e faça tudo aos poucos. Nunca force colocar o inalador no rosto do cão com agressividade, pois isso pode piorar ainda mais a situação, e prefira fazer nos momentos em que o cachorro está mais sonolento. Fazer um carinho enquanto o doguinho está fazendo a inalação pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo. E ah, não se esqueça de recompensar ele com petiscos pelo bom comportamento.

    Redação: Hyago Bandeira

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Próxima matéria

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?
    Saúde

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?

    O anti-inflamatório é um dos medicamentos mais comuns no dia a dia dos humanos. Mesmo sem prescrição médica, é a ele que a gente costuma recorrer para tratar dores e incômodos simples. Se essa prática não é recomendada nem para o nosso organismo, que dirá para o dos cachorros, que funciona de forma diferente. Se o anti-inflamatório para cachorro não pode ser usado deliberadamente, vale a pena em quais casos e como ele deve ser administrado no seu amigo.

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    5 motivos pelos quais seu cachorro late em casa
    Adestramento

    5 motivos pelos quais seu cachorro late em casa

    O cachorro latindo pode significar várias coisas, já que os cães não usam os latidos apenas para se expressarem. É com essa comunicação que eles conseguem sinalizar para seus humanos o que querem e, até mesmo, se há algo incomodando ou alguém por perto que apresenta perigo. Cada cachorro tem uma personalidade e, por isso, alguns latem mais e outros menos. Há estudos também que apontam a diferença de latidos entre as raças. Agora, se você tem um cachorro que late muito a ponto de causar problemas com vizinhos, é necessário avaliar a melhor alternativa para ajudar o animal e conviver pacificamente com a vizinhança. 

    Ver Todas >

    Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato
    Cuidados dos animais

    Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato

    Manter a pelagem de gatos saudável requer uma série de cuidados. Um deles - e talvez o mais importante - é a escovação, que deve ser feita regularmente com uma escova específica para isso, principalmente nas épocas em que a queda de pelo em gatos fica mais intensa, como na primavera. O hábito ajuda a remover os pelos mortos e desembaraçar possíveis nós na pelagem. Mas você sabe como fazer isso da maneira certa? Vários fatores influenciam na hora de escovar o pelo de gato, desde a escolha do melhor acessório até o sentido certo da escovação.

    Cachorro comendo capim: esse comportamento é normal?
    Cuidados dos animais

    Cachorro comendo capim: esse comportamento é normal?

    Se o seu cachorro come capim, você provavelmente já parou para se perguntar o motivo desse comportamento, né? Muitos tutores se preocupam com esse hábito, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não quer dizer nada demais. Muito pelo contrário, o cachorro comendo capim é algo totalmente natural e instintivo para os cães, então não costuma fazer mal - desde que seu consumo seja moderado. 

    Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?
    Cuidados dos animais

    Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?

    Quem não ama filhotes de cachorro? Quando é um filhote de vira-lata então, não tem quem resista! Esses cachorros, também conhecidos como cães sem raça definida (SRD), têm um espaço especial no coração dos brasileiros, considerado por muitos um patrimônio nacional. Felizmente, cada vez mais as pessoas têm vontade de adotar um cachorro vira-lata filhote. Porém, existem alguns cuidados importantes que devem ser tomados nessa fase. 

    Cocô de cachorro: qual a importância de sempre recolher as fezes durante o passeio?
    Cuidados dos animais

    Cocô de cachorro: qual a importância de sempre recolher as fezes durante o passeio?

    Recolher o cocô de cachorro durante o passeio é um ato de cidadania e a oportunidade de inserir os pets cada vez mais na sociedade. Passear com cachorro ao ar livre é sempre muito divertido e saudável para o pet, mas não recolher fezes do animal é, além de uma falta de respeito com os pedestres, um fonte de inúmeras doenças - para cães, outras espécies de animais e até para os humanos. 

    Ver Todas >