Quem mora em apartamento ou não quer arriscar uma bagunça maior dentro de casa costuma preferir cachorros pequenos na hora de escolher um pet para chamar de seu. A boa notícia é que, por causa do processo de domesticação de cães de pastoreio, não faltam opções! Até raças grandes e médias passaram a ter sua versão mini - como é o caso do Schnauzer Miniatura, do Mini Poodle, Beagle Mini e muitos outros. Quer saber qual mini cachorro melhor se enquadra no seu estilo de vida ou apenas conhecer mais detalhes sobre cada um deles? Fique com a gente e confira:
1 - Schnauzer miniatura: apego aos tutores é uma das principais características do mini cachorro

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
Comum na cor cinza mesclado com branco, o mini Schnauzer é conhecido por seu pelo áspero e a tosa que mantém uma espécie de barba e sobrancelha. Além de serem muito inteligentes e do fato de gostarem de gastar energia, também são muito apegados com seus donos e sem muita tolerância para estranhos - principalmente por serem territorialistas e não entenderem como algum desconhecido está entrando em seu espaço. Sendo assim, uma dica importante é começar um processo de socialização desde a fase filhote para que o cãozinho consiga conviver com diferentes pessoas e animais sem enxergá-los como os roedores que os primórdios da sua raça caçavam na Alemanha do século XV.
Complicações urinárias e hipotireoidismo estão entre os problemas de saúde mais comuns no mini cachorro. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento com um bom veterinário desde cedo para que ele alcance a expectativa de vida de 16 anos sem muitas surpresas.
2 - Pocket Beagle: companheiro e brincalhão, o Beagle mini é a opção perfeita para casas com crianças

Se resistir a um Beagle de tamanho normal já é uma tarefa quase impossível, imagina como é difícil lidar com uma versão mini? O Pocket Beagle - ou Beagle mini, como é popularmente chamado - era a raça preferida da Rainha Elizabeth I, uma apaixonada por cachorros pequenos. Muito amável e brincalhão, ele é uma ótima opção para casas com crianças; no entanto, seu lado extremamente apegado ao tutor faz com que ele não seja recomendado para quem passa muito tempo fora de casa - já que a ausência de companhia pode deixá-lo triste e até doente. Já para controlar a energia que ele tem de sobra, é importante ter pulso firme, definir limites desde a fase de filhote e manter uma boa frequência de passeios diários.
Em relação à higiene, seu pelo curto permite que a rotina de cuidados não tenha grandes mistérios - apenas escovações e banhos em frequência moderada. As orelhas caídas - marca registrada da raça - é que exigem um pouco mais de atenção na hora da limpeza por favorecerem a proliferação de bactérias que podem prejudicar o doguinho. Além disso, também é importante ficar de olho na alimentação para evitar o sobrepeso, que é uma tendência do mini beagle.
3 - Mini poodle: fidelidade ao dono é uma das características mais fortes da raça

Uma das raças mais populares por aqui, o mini Poodle tem como característica o pelo cacheado e o “corte leão” - que, segundo a história desse mini cachorro, foi escolhido para que ele usasse ainda melhor sua habilidade de nadador. Aventureiro, divertido e fiel ao tutor, não é por acaso que é um dos mais escolhidos quando a ideia é ter um cãozinho como companhia!
Diferentemente da maioria dos cães, sua expectativa de vida indica que ele pode chegar até os 18 anos. Mas, para isso, é importante fazer o devido acompanhamento com um bom veterinário para evitar complicações de doenças comuns a esta raça - como é o caso da catarata e da luxação da patela. No mais, também vale ficar de olho com a alimentação para evitar a obesidade canina e se preocupar com a socialização do bichinho, principalmente se você passa muitas horas fora de casa, para que ele não fique ansioso e estressado. Uma alternativa para quem trabalha fora e deseja ter um mini poodle é arrumar um segundo cachorro para que ele não se sinta tão abandonado.
4 - Mini Collie: inteligência aguçada e fofura em excesso

Os Pastores-de-shetland - mini Lassie mini Collie, como são carinhosamente chamados - estão entre as 10 raças mais inteligentes do mundo! Obedientes, dóceis e extremamente leais, valorizam a proximidade com o dono acima de tudo - se tornando, assim, ótimos companheiros para idosos (até por sinalizarem com latidos qualquer situação de perigo). A característica mais marcante na aparência é a cabeça em formato de cunha e o pelo longo, além do nariz bem pretinho e dos olhos com expressão amável - que podem ser amendoados ou azuis.
Na saúde, tem predisposição à doenças como hipotireoidismo, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemoral. No entanto, fazendo um acompanhamento com um bom veterinário, é possível ter um mini Collie como este sem lidar com alguma dessas complicações.
5 - Bull Terrier mini: o cachorro ideal para quem quer deixar o humor em dia

Se você quer um cão brincalhão e que ajude a estimular o seu senso de humor, não precisa mais procurar: o Bull Terrier mini é a opção perfeita! Extremamente travesso, ele diverte qualquer tutor entre uma brincadeira e outra - e se for devidamente educado, faz tudo isso sem trazer complicações para o dia a dia na casa. De pelagem curta e sempre na cor branca - ou, no máximo, branco com algum outro tom -, ele se caracteriza pelos olhos bem pequenos, as orelhas naturalmente eretas e a expressão divertida.
Luxação corneal, insuficiência renal e displasia mitral estão entre as doenças mais comuns se o cão não for cuidado do jeito certo. Do contrário, podem viver sendo felizes e brincalhões até os 14 anos!
Redação: Nívia Passos
