Quem mora em apartamento ou não quer arriscar uma bagunça maior dentro de casa costuma preferir cachorros pequenos na hora de escolher um pet para chamar de seu. A boa notícia é que, por causa do processo de domesticação de cães de pastoreio, não faltam opções! Até raças grandes e médias passaram a ter sua versão mini - como é o caso do schnauzer miniatura, do mini poodle, beagle mini e muitos outros. Quer saber qual mini cachorro melhor se enquadra no seu estilo de vida ou apenas conhecer mais detalhes sobre cada um deles? Fique com a gente e confira:
1 - Schnauzer miniatura: apego aos tutores é uma das principais características do mini cachorro

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Comum na cor cinza mesclado com branco, o mini Schnauzer é conhecido por seu pelo áspero e a tosa que mantém uma espécie de barba e sobrancelha. Além de serem muito inteligentes e do fato de gostarem de gastar energia, também são muito apegados com seus donos e sem muita tolerância para estranhos - principalmente por serem territorialistas e não entenderem como algum desconhecido está entrando em seu espaço. Sendo assim, uma dica importante é começar um processo de socialização desde a fase filhote para que o cãozinho consiga conviver com diferentes pessoas e animais sem enxergá-los como os roedores que os primórdios da sua raça caçavam na Alemanha do século XV.
Complicações urinárias e hipotireoidismo estão entre os problemas de saúde mais comuns no mini cachorro. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento com um bom veterinário desde cedo para que ele alcance a expectativa de vida de 16 anos sem muitas surpresas.
2 - Pocket Beagle: companheiro e brincalhão, o Beagle mini é a opção perfeita para casas com crianças

Se resistir a um Beagle de tamanho normal já é uma tarefa quase impossível, imagina como é difícil lidar com uma versão mini? O Pocket Beagle - ou Beagle mini, como é popularmente chamado - era a raça preferida da Rainha Elizabeth I, uma apaixonada por cachorros pequenos. Muito amável e brincalhão, ele é uma ótima opção para casas com crianças; no entanto, seu lado extremamente apegado ao tutor faz com que ele não seja recomendado para quem passa muito tempo fora de casa - já que a ausência de companhia pode deixá-lo triste e até doente. Já para controlar a energia que ele tem de sobra, é importante ter pulso firme, definir limites desde a fase de filhote e manter uma boa frequência de passeios diários.
Em relação à higiene, seu pelo curto permite que a rotina de cuidados não tenha grandes mistérios - apenas escovações e banhos em frequência moderada. As orelhas caídas - marca registrada da raça - é que exigem um pouco mais de atenção na hora da limpeza por favorecerem a proliferação de bactérias que podem prejudicar o doguinho. Além disso, também é importante ficar de olho na alimentação para evitar o sobrepeso, que é uma tendência do mini beagle.
3 - Mini poodle: fidelidade ao dono é uma das características mais fortes da raça

Uma das raças mais populares por aqui, o mini Poodle tem como característica o pelo cacheado e o “corte leão” - que, segundo a história desse mini cachorro, foi escolhido para que ele usasse ainda melhor sua habilidade de nadador. Aventureiro, divertido e fiel ao tutor, não é por acaso que é um dos mais escolhidos quando a ideia é ter um cãozinho como companhia!
Diferentemente da maioria dos cães, sua expectativa de vida indica que ele pode chegar até os 18 anos. Mas, para isso, é importante fazer o devido acompanhamento com um bom veterinário para evitar complicações de doenças comuns a esta raça - como é o caso da catarata e da luxação da patela. No mais, também vale ficar de olho com a alimentação para evitar a obesidade canina e se preocupar com a socialização do bichinho, principalmente se você passa muitas horas fora de casa, para que ele não fique ansioso e estressado. Uma alternativa para quem trabalha fora e deseja ter um mini poodle é arrumar um segundo cachorro para que ele não se sinta tão abandonado.
4 - Mini Collie: inteligência aguçada e fofura em excesso

Os Pastores-de-shetland - mini Lassie mini Collie, como são carinhosamente chamados - estão entre as 10 raças mais inteligentes do mundo! Obedientes, dóceis e extremamente leais, valorizam a proximidade com o dono acima de tudo - se tornando, assim, ótimos companheiros para idosos (até por sinalizarem com latidos qualquer situação de perigo). A característica mais marcante na aparência é a cabeça em formato de cunha e o pelo longo, além do nariz bem pretinho e dos olhos com expressão amável - que podem ser amendoados ou azuis.
Na saúde, tem predisposição à doenças como hipotireoidismo, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemoral. No entanto, fazendo um acompanhamento com um bom veterinário, é possível ter um mini Collie como este sem lidar com alguma dessas complicações.
5 - Bull Terrier mini: o cachorro ideal para quem quer deixar o humor em dia

Se você quer um cão brincalhão e que ajude a estimular o seu senso de humor, não precisa mais procurar: o Bull Terrier mini é a opção perfeita! Extremamente travesso, ele diverte qualquer tutor entre uma brincadeira e outra - e se for devidamente educado, faz tudo isso sem trazer complicações para o dia a dia na casa. De pelagem curta e sempre na cor branca - ou, no máximo, branco com algum outro tom -, ele se caracteriza pelos olhos bem pequenos, as orelhas naturalmente eretas e a expressão divertida.
Luxação corneal, insuficiência renal e displasia mitral estão entre as doenças mais comuns se o cão não for cuidado do jeito certo. Do contrário, podem viver sendo felizes e brincalhões até os 14 anos!
Redação: Nívia Passos
