O Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura, apesar de ser um cachorro pequeno, pode ter vários tamanhos diferentes e o mesmo acontece com várias outras raças mini, que têm uma legião de fãs em todo lugar. Afinal, não existe nada mais fofo do que ter um cachorrinho em versão menor, não é? Até raças grandes e médias passaram a ter sua versão mini cão - raças como o Schnauzer Miniatura, do Mini Poodle, Beagle Mini e muitos outros são exemplos disso. Quer saber qual mini raça de cachorro melhor se enquadra no seu estilo de vida ou apenas conhecer mais detalhes sobre cada um deles? É só dar uma olhada na matéria abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Schnauzer miniatura: apego aos tutores é uma das principais características do mini cachorro

 

Mini Schnauzer: a tosa específica é marca registrada desse cãozinhoMini cachorrinho de verdade: o Schnauzer miniatura é territorialistaRaças de cachorro mini: o Schnauzer precisa de passeios diáriosDas raças mini, o Schnauzer miniatura é um dos que mais fazem sucessoO Schnauzer mini exerce bem a função de guarda

 

Altura: 30 a 35 cm

Peso: 5 a 7 kg

Expectativa de vida: 12 a 16 anos:

 

Você já deve ter ouvido falar no Schnauzer mini por aí. Conhecido por causa da sua barbicha, a raça tem sua versão em maior e menor tamanho, mas costuma manter o mesmo padrão de comportamento. Inteligentes e energéticos, esses cães são muito apegados com os donos e não têm muita tolerância para estranhos - principalmente porque o mini Schnauzer é bem territorialista. A socialização desde a fase filhote é importante e ajuda a controlar o temperamento da mini raça de cachorro.

Originário da Alemanha, a raça de cachorro mini toy Schnauzer é reconhecida oficialmente pelos órgãos de cinofilia, assim como os outros tamanhos do pet. Lembramos, porém, que a versão miniatura é mais suscetível a alguns problemas de saúde, como complicações urinárias e hipotireoidismo. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento com um bom veterinário desde cedo.

2) Pocket Beagle: companheiro e brincalhão, o Beagle mini é a opção perfeita para casas com crianças

 

O Beagle mini é brincalhão e extremamente apegado aos tutoresAté existe mini Beagle, mas o tamanho não é reconhecido oficialmenteCachorros parecidos com Beagle: a versão mini é encantadoraExiste mini Beagle e o cãozinho é animado, divertido e apegado com donosMini cachorrinho de verdade: o Beagle é bem parecido com sua versão maior

 

Altura: 25 cm

Peso: 6 a 8 kg

Expectativa de vida: 10 a 15 anos

 

Acredite: existe mini Beagle! O pocket Beagle - ou Beagle mini, como é popularmente chamado - é um dos cachorros pequenos mais amáveis. Brincalhão, ele é uma ótima opção para casas com crianças e é aquele cachorro parecido com Beagle tradicional em vários sentidos. Uma das suas principais características, inclusive, é o apego ao tutor, de forma que a raça de mini cachorro não é ideal para quem passa muito tempo fora de casa. Com muita energia, é importante manter uma boa frequência de passeios diários.

O mini Beagle vem da Grã-Bretanha, mas não é identificado como um padrão oficial e por isso só é possível encontrar cães com esse tamanho reduzido com criadores especializados. Geralmente, utilizam os menores exemplares para procriar, de forma que o animal é ligeiramente menor do que o Beagle normal.

3) Mini poodle: fidelidade ao dono é uma das características mais fortes da raça

 

O mini Poodle, uma das raças mais populares por aqui, pode chegar até 18 anosRaça: mini cachorro Poodle pode ter muitas coresMesmo sendo um mini cachorrinho de verdade, o Poodle tem muita energiaRaças de cachorro mini: o Poodle toy é bastante inteligenteRaça de cachorro mini toy: o Poodle é um amigo para todas as horas

 

Altura: 28 a 35 cm

Peso: 8 kg

Expectativa de vida: 13 a 15 anos

 

Uma das raças mais populares por aqui, o mini Poodle tem como característica o pelo cacheado e o “corte leão” - que, segundo a história desse mini cachorro, foi escolhido para que ele usasse ainda melhor sua habilidade de nadador. Aventureiro, divertido e fiel ao tutor, não é por acaso que é um dos mais escolhidos quando a ideia é ter um cãozinho como companhia!

A raça, que tem origem francesa, costuma ter vários outros tamanhos e todos são reconhecidos oficialmente. Por isso, não é difícil encontrar a menor versão da raça: o mini cachorro é um dos mais populares, se encaixando como um ótimo cachorro para apartamento e lugares menores.

4) Mini Collie: inteligência aguçada e fofura em excesso

 

Os Pastores-de-Shetland, ou mini Collie, estão entre as 10 raças mais inteligentes do mundoMini Collie: tamanho da raça não passa de 41 cmMini Lassie: raça Pastor-de-shetland é bem ativaRaça Lassie miniatura: é impossível não se apaixonarRaças mini de cachorros: o Pastor-de-shetland é muito leal a família

 

Altura: 33 a 41 cm

Peso: 6 a 12 kg

Expectativa de vida: 12 a 13 anos:

 

O Pastor-de-shetland - mini Lassie ou Collie mini, como são carinhosamente chamados - estão entre as raças mais inteligentes do mundo! Obediente, dócil e extremamente leal, a raça Lassie miniatura valoriza a proximidade com o dono acima de tudo. Existem algumas características marcantes no mini Collie. Tamanho varia entre 33 a 41 cm e a sua aparência é marcada pela cabeça em formato de cunha e pelo longo, além do nariz bem pretinho e dos olhos com expressão amável.

A miniatura Lassie tem origem escocesa e exige certa atenção com a saúde, pois tem predisposição à doenças como hipotireoidismo, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemoral. A raça tem o reconhecimento de vários órgãos e para quem pensa em comprar um cachorro mini Collie, preço pode chegar a R$ 6000.

5) Bull Terrier mini: o cachorro ideal para quem quer deixar o humor em dia

 

Brincalhão, o mini Bull Terrier é ideal para donos que querem uma rotina com muito bom humorMini cão: raças como o Bull Terrier mini fazem sucessoMini raças de cachorro: Bull Terrier tem versão em maior e menor tamanhoO mini cachorrinho de verdade Bull Terrier tem uma aparência únicaRaça: cão miniatura Bull Terrier é adorável

 

Altura: até 35 cm

Peso: 10 a 15 kg

Expectativa de vida: 11 a 14 anos

 

Se você quer um cão brincalhão e que ajude a estimular o seu senso de humor, não precisa mais procurar: o Bull Terrier mini é a opção perfeita! Extremamente travesso, ele diverte qualquer tutor entre uma brincadeira e outra - e se for devidamente educado, faz tudo isso sem trazer complicações para o dia a dia na casa. De pelagem curta e sempre na cor branca - ou, no máximo, branco com algum outro tom -, ele se caracteriza pelos olhos bem pequenos, as orelhas naturalmente eretas e a expressão divertida.

Luxação corneal, insuficiência renal e displasia mitral estão entre as doenças mais comuns se o cão não for cuidado do jeito certo. Do contrário, podem viver sendo felizes e brincalhões até os 14 anos!

6) Pinscher 0: a menor versão da raça com fama de nervosinha

 

O Pinscher 0 é um mini cachorrinho de verdade que todos amamRaças de cachorro mini toy: o Pinscher tem vários tamanhosRaças mini: Pinscher é pequeno, mas muito destemidoMini raça de cachorro: Pinscher 0 deve ser socializada ainda filhoteBrincalhão, o mini cachorrinho de verdade Pinscher 0 precisa gastar energia

 

Altura: 15 cm

Peso: 2,5 kg

Expectativa de vida: 12 a 15 anos

 

Existem vários tamanhos de Pinscher, e o Pinscher 0 é o menor deles. A nomenclatura não é reconhecida oficialmente, mas se tornou uma referência para os criadores da raça. De acordo com essa lógica, cada cão teria um padrão de crescimento máximo, e no caso do Pinscher 0 o tamanho do animal é em torno de 15 cm e o peso de aproximadamente 2,5 kg. Ou seja, é uma das menores raças de cachorro mini toy!

Em questão de personalidade, o Pinscher 0 é muito protetor, companheiro e corajoso. Ele até pode ser pequeno, mas tem um coração enorme e é muito dedicado à família. No entanto, por causa do instinto territorialista, é bom fazer a socialização do animal logo nos primeiros meses de vida.

7) American Bully pocket: um dos menores tipos de Pitbull

 

Raças mini de cachorros: o American Bully pocket é a menor versãoA mini raça de cachorro American Bully pocket não é reconhecida oficialmenteO mini cachorrinho de verdade American Bully pocket é um tipo de Pitbull

 

Altura: 33 - 43 cm

Peso: 27 - 30 kg

Expectativa de vida: 11 a 13 anos

 

O American Bully também tem sua versão pequena: o American Bully pocket. No geral, são seis variações de estatura, cada uma com um limite padrão de altura e a versão pocket corresponde ao menor tamanho da raça. Cão miniatura, que é originário dos Estados Unidos, não é muito diferente das outras versões. Fisicamente, o American Bully se encaixa como um dos tipos de Pitbull, mas que é menos musculoso.

No comportamento, a raça mini cachorro é bem energética e ativa. O cãozinho também é muito dócil, afetuoso e fiel, contrariando o estereótipo de que o American Bully é bravo ou agressivo. Para ter um American Bully pocket, é importante ter em mente que essas variações de tamanho também não são oficiais e existem apenas entre os criadores da raça.

8) Pequeno Lebrel Italiano: um mini cachorro muito companheiro e dócil

 

Raça: cão miniatura Pequeno Lebrel Italino lembra o Galgo InglêsA raça de cachorro mini toy Galguinho Italiano é muito companheiraMini cachorrinho de verdade: o Pequeno Galgo Italiano já existe há séculosRaças mini: Pequeno Lebrel Italiano é um excelente cão de companhiaA raça de mini cachorro Lebrel Italiano pode ter várias cores

 

Altura: 33 – 38 cm

Peso: 3,6 – 5 kg

Expectativa de vida: 12 a 15 anos

 

O Pequeno Lebrel Italiano - também chamado de Pequeno Galgo Italiano ou Galguinho Italiano - é uma versão menor do Greyhound e é o menor cachorro do grupo lebrel que existe. A raça, de origem italiana, foi criada com a intenção de se tornar um caçador mais compacto e que fosse, ao mesmo tempo, muito companheiro. Não é à toa que desde 500 a.C. essa é uma das raças de cachorro mini mais amadas e amigáveis, e é um perfeito cão de companhia para muitas famílias.

Além de apegado com os seres humanos, o Pequeno Galgo Italiano é muito tranquilo de se conviver. Ele não tem instinto de posse e é muito sociável, mas também é uma raça de cachorro mini toy bastante dependente e que não gosta de ficar muito tempo sozinha. A raça é reconhecida oficialmente por órgãos de cinofilia como o American Kennel Club e a Confederação Brasileira de Cinofilia.

9) Mini Pastor Alemão: a versão do mini cachorro gera controvérsias

 

Mini Pastor Alemão é suscetível a vários problemas genéticos

Mini Pastor Alemão é suscetível a vários problemas genéticos

 

 

Altura: 35 - 45 cm

Peso: até 25 kg

Expectativa de vida: 15 anos:

 

O Pastor Alemão é um cão de origem alemã que deixa qualquer pessoa apaixonada, agora imagina se tivesse uma raça de mini cachorro igual a ele?! Pois acredite: existe. Apesar de não ser reconhecido por nenhum órgão de cinofilia, o mini Pastor Alemão é uma possibilidade, ainda que seja raro e difícil de ser encontrado. No entanto, é importante ter calma e não sair pesquisando sobre o Pastor Alemão mini toy para comprar ou adotar, e nós vamos te explicar o por quê.

O mini Pastor Alemão que não cresce, por mais fofo que seja, sofre com vários problemas genéticos. A maioria dos cães nascem com problemas de tireoide e são estéreis. Por isso, a reprodução do Pastor Alemão mini não é recomendada. É uma pena, porque realmente esse cãozinho daria um ótimo amigo para o dia a dia, mas não vale arriscar a saúde do animal para isso - até porque existem várias raças de cachorro mini que podem se adaptar ao que procuramos.

10) Alaskan Klee Kai: uma mini raça de cachorro brincalhona e protetora

 

Raça mini: cachorro Alaskan Klee Kai lembra o Husky SiberianoMini raças de cachorro: o Alaskan Klee tem pelagem bem densa e duplaPara ter raças mini, o Husky foi cruzado com outros cãesUm mini cachorrinho de verdade que faz sucesso é o Alaskan KleeAlaskan Klee Kai: uma das mini raças mais protetoras

 

Altura: 33 - 38 cm

Peso: 7,3 – 10 kg

Expectativa de vida: 15 a 20 anos

 

O Alaskan Klee Kai é uma mini raça de cachorro pequeno que pode surpreender muita gente. Quem vê esse cão logo pensa que se trata de uma mini versão do Husky Siberiano, e isso está parcialmente certo, já que o Husky de fato foi uma das principais raças usadas para gerar esse mini cachorrinho. A raça é relativamente nova, tendo sido criada em 1970 por Linda Spurlin em Wasilla, Alasca (EUA). Além do Husky Siberiano, principal referência do pet, especula-se que o Cão Esquimó Americano e o Schipperke também tenham feito parte do cruzamento para reduzir o tamanho do Husky e criar o Alaskan Klee Kai.

Além de obediente e brincalhona, a raça de cão miniatura é muito afetuosa e cumpre perfeitamente o papel de cão de companhia. No entanto, tem uma característica particular: a função de cão de guarda. O Alaskan Klee Kai, apesar de muito ativo e carinhoso com os donos, é reservado na presença de estranhos. A raça foi reconhecida pelo United Kennel Club em 1997 e aceita pelo American Kennel Club em 2020, mas ainda não há registros do Alaskan Klee Kai na CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

11) Golden Cocker Retriever: uma mistura de raças que é puro amor e fofura

 

Para ficar mini, raças de cachorro Golden e Cocker Spaniel foram cruzadas

Para ficar mini, raças de cachorro Golden e Cocker Spaniel foram cruzadas

 

 

Altura: não há informações

Peso: não há informações

Expectativa de vida: não há informações

 

Já pensou em ter um mini Golden Retriever? Pois acredite: o cachorro grandão e peludo que vemos por aí também pode ser encontrado em uma versão menor. Embora não seja reconhecida oficialmente, existe uma “raça” parecida com Golden, que é o Golden Cocker Retriever. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma mistura do Golden com um Cocker Spaniel, dando luz ao que ficou conhecido como cachorro mini Golden!

E o que esperar do mini Golden Retriever? Esse cãozinho mestiço com origem da Grã-Bretanha reúne o melhor dos dois mundos: além de ser muito inteligente, tranquilo e brincalhão como o Golden, também é muito doce, meigo e carinhoso como o Cocker Spaniel. Ou seja, é um mini cachorrinho de verdade que deixa qualquer família encantada! Que tal dar uma chance a essas raças mini de cachorros?

Redação: Nívia Passos e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 29/10/2019

Atualizado em: 10/10/2022