Raças

Mini raças: 5 versões menores de cachorros de médio e grande porte

 Conheça algumas mini raças e se apaixone por esses cachorros pequenos!
Conheça algumas mini raças e se apaixone por esses cachorros pequenos!

Quem mora em apartamento ou não quer arriscar uma bagunça maior dentro de casa costuma preferir cachorros pequenos na hora de escolher um pet para chamar de seu. A boa notícia é que, por causa do processo de domesticação de cães de pastoreio, não faltam opções! Até raças grandes e médias passaram a ter sua versão mini - como é o caso do schnauzer miniatura, do mini poodle, beagle mini e muitos outros. Quer saber qual mini cachorro melhor se enquadra no seu estilo de vida ou apenas conhecer mais detalhes sobre cada um deles? Fique com a gente e confira:

1 - Schnauzer miniatura: apego aos tutores é uma das principais características do mini cachorro

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
     Mini Schnauzer: a tosa específica é marca registrada desse cãozinho
    Mini Schnauzer: a tosa específica é marca registrada desse cãozinho

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Comum na cor cinza mesclado com branco, o mini Schnauzer é conhecido por seu pelo áspero e a tosa que mantém uma espécie de barba e sobrancelha. Além de serem muito inteligentes e do fato de gostarem de gastar energia, também são muito apegados com seus donos e sem muita tolerância para estranhos - principalmente por serem territorialistas e não entenderem como algum desconhecido está entrando em seu espaço. Sendo assim, uma dica importante é começar um processo de socialização desde a fase filhote para que o cãozinho consiga conviver com diferentes pessoas e animais sem enxergá-los como os roedores que os primórdios da sua raça caçavam na Alemanha do século XV.

    Complicações urinárias e hipotireoidismo estão entre os problemas de saúde mais comuns no mini cachorro. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento com um bom veterinário desde cedo para que ele alcance a expectativa de vida de 16 anos sem muitas surpresas.

    2 - Pocket Beagle: companheiro e brincalhão, o Beagle mini é a opção perfeita para casas com crianças

    O Beagle mini é brincalhão e extremamente apegado aos tutores
    O Beagle mini é brincalhão e extremamente apegado aos tutores

    Se resistir a um Beagle de tamanho normal já é uma tarefa quase impossível, imagina como é difícil lidar com uma versão mini? O Pocket Beagle - ou Beagle mini, como é popularmente chamado - era a raça preferida da Rainha Elizabeth I, uma apaixonada por cachorros pequenos. Muito amável e brincalhão, ele é uma ótima opção para casas com crianças; no entanto, seu lado extremamente apegado ao tutor faz com que ele não seja recomendado para quem passa muito tempo fora de casa - já que a ausência de companhia pode deixá-lo triste e até doente. Já para controlar a energia que ele tem de sobra, é importante ter pulso firme, definir limites desde a fase de filhote e manter uma boa frequência de passeios diários.

    Em relação à higiene, seu pelo curto permite que a rotina de cuidados não tenha grandes mistérios - apenas escovações e banhos em frequência moderada. As orelhas caídas - marca registrada da raça - é que exigem um pouco mais de atenção na hora da limpeza por favorecerem a proliferação de bactérias que podem prejudicar o doguinho. Além disso, também é importante ficar de olho na alimentação para evitar o sobrepeso, que é uma tendência do mini beagle.

    3 - Mini poodle: fidelidade ao dono é uma das características mais fortes da raça

     O mini Poodle, uma das raças mais populares por aqui, pode chegar até 18 anos
    O mini Poodle, uma das raças mais populares por aqui, pode chegar até 18 anos

    Uma das raças mais populares por aqui, o mini Poodle tem como característica o pelo cacheado e o “corte leão” - que, segundo a história desse mini cachorro, foi escolhido para que ele usasse ainda melhor sua habilidade de nadador. Aventureiro, divertido e fiel ao tutor, não é por acaso que é um dos mais escolhidos quando a ideia é ter um cãozinho como companhia!

    Diferentemente da maioria dos cães, sua expectativa de vida indica que ele pode chegar até os 18 anos. Mas, para isso, é importante fazer o devido acompanhamento com um bom veterinário para evitar complicações de doenças comuns a esta raça - como é o caso da catarata e da luxação da patela. No mais, também vale ficar de olho com a alimentação para evitar a obesidade canina e se preocupar com a socialização do bichinho, principalmente se você passa muitas horas fora de casa, para que ele não fique ansioso e estressado. Uma alternativa para quem trabalha fora e deseja ter um mini poodle é arrumar um segundo cachorro para que ele não se sinta tão abandonado.

    4 - Mini Collie: inteligência aguçada e fofura em excesso

     Os Pastores-de-Shetland, ou mini Collie, estão entre as 10 raças mais inteligentes do mundo
    Os Pastores-de-Shetland, ou mini Collie, estão entre as 10 raças mais inteligentes do mundo

    Os Pastores-de-shetland - mini Lassie mini Collie, como são carinhosamente chamados - estão entre as 10 raças mais inteligentes do mundo! Obedientes, dóceis e extremamente leais, valorizam a proximidade com o dono acima de tudo - se tornando, assim, ótimos companheiros para idosos (até por sinalizarem com latidos qualquer situação de perigo). A característica mais marcante na aparência é a cabeça em formato de cunha e o pelo longo, além do nariz bem pretinho e dos olhos com expressão amável - que podem ser amendoados ou azuis.

    Na saúde, tem predisposição à doenças como hipotireoidismo, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemoral. No entanto, fazendo um acompanhamento com um bom veterinário, é possível ter um mini Collie como este sem lidar com alguma dessas complicações.

    5 - Bull Terrier mini: o cachorro ideal para quem quer deixar o humor em dia

    Brincalhão, o mini Bull Terrier é ideal para donos que querem uma rotina com muito bom humor
    Brincalhão, o mini Bull Terrier é ideal para donos que querem uma rotina com muito bom humor

    Se você quer um cão brincalhão e que ajude a estimular o seu senso de humor, não precisa mais procurar: o Bull Terrier mini é a opção perfeita! Extremamente travesso, ele diverte qualquer tutor entre uma brincadeira e outra - e se for devidamente educado, faz tudo isso sem trazer complicações para o dia a dia na casa. De pelagem curta e sempre na cor branca - ou, no máximo, branco com algum outro tom -, ele se caracteriza pelos olhos bem pequenos, as orelhas naturalmente eretas e a expressão divertida.

    Luxação corneal, insuficiência renal e displasia mitral estão entre as doenças mais comuns se o cão não for cuidado do jeito certo. Do contrário, podem viver sendo felizes e brincalhões até os 14 anos!

    Redação: Nívia Passos

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >