Cuidar de gato

Meu gato sumiu: o que devo fazer?

Publicado - 02 Setembro 2021 - 18h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

"Meu gato sumiu!": essa é uma situação desesperadora para qualquer tutor. Casas sem telas de proteção costumam ser as principais causas de sumiços, principalmente quando o gato tem livre acesso à rua. Mas por que isso acontece? Existem vários motivos que podem levar ao desaparecimento de um bichano, mas na maioria das vezes os gatos somem e voltam logo depois, agindo como se nada tivesse acontecido. O problema é que, depois que a gente percebe que o gato fugiu, logo começamos a pensar no pior dos cenários. De fato, o mundo exterior pode ser muito perigoso para um pet criado dentro de casa, que não tem a mesma perspicácia de um gato de rua.

Então quando o gato fugiu, o que fazer? Abaixo separamos algumas dicas para encontrar o seu amigo, e explicamos de uma vez por todas por que os gatos somem e depois voltam.

Seu gato fugiu? Entenda o que pode causar o sumiço dos bichanos

Só quem já vivenciou uma situação de um gato fugir entende o desespero. Mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Os motivos podem ser os mais variados possíveis: às vezes é um comportamento meramente instintivo, como também pode ser algo motivado por mudanças na rotina.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como todos sabem, os felinos são animais que foram domesticados, mas que muitas vezes ainda são movidos por seus instintos naturais. Isso quer dizer que mesmo vivendo em uma casa e tendo uma família, ele ainda vai ter vontade de explorar o mundo externo do jeito que puder. É o espírito aventureiro e explorador que vive nele. Se não houver um controle da situação - com redes de proteção nas janelas, por exemplo -, as “voltinhas” pelas ruas vão se tornar cada vez mais frequentes.

É bem comum que isso ocorra também com gatos e gatas que não são castrados. Na época do cio, os felinos procuram por parceiros na rua para que possam cruzar e reproduzir - e essa procura pode levar dias ou até mesmo semanas.

“E se o meu gato castrado sumiu, o que pode ter causado isso?” Nesses casos, a principal motivação para as fugas são mudanças na rotina. Gatos que mudam de uma casa para outra precisam de um tempo para reconhecer, explorar e marcar aquele território. Por isso, é bem comum que eles voltem à residência antiga no meio de uma fuga, já que aquela região já era dominada por eles. Além disso, quando o gato fica assustado com barulhos altos - como fogos de artifícios -, também pode entrar em pânico e fugir na tentativa de se proteger.

Quantos dias um gato pode ficar desaparecido?

A preocupação após a fuga do bichano é sempre a mesma, mas por quanto tempo é normal um gato sumir? Essa é uma pergunta frequente, especialmente quando é a primeira vez que o sumiço acontece. Infelizmente, não existe uma resposta certa para isso e vai depender muito de cada situação. Não existe diferença entre “meu gato sumiu faz 24 horas” ou “meu gato sumiu faz 5 dias”, ainda mais se tratando de animal caseiro que pode acabar se perdendo ou se machucando.

Quando um gato não está acostumado com a vida nas ruas, ele pode se perder com mais facilidade e, consequentemente, demorar mais tempo para encontrar seu caminho de volta. Dessa forma, fica muito mais difícil especular quando ele retornará - e se ele retornará. Já se é um pet que sai de casa com frequência, na maioria das vezes os gatos voltam quando fogem. Eles até podem passar um tempinho fora, mas sabem como retornar. Ainda assim, é importante ligar o alerta quando o tempo de desaparecimento for muito longo, pois os gatos que vivem nas ruas têm mais chances de sofrerem acidentes e até envenenamento, infelizmente.


Os gatos somem e voltam, mas é importante ter uma coleira de identificação para evitar que eles se percam
Os gatos somem e voltam, mas é importante ter uma coleira de identificação para evitar que eles se percam

“Meu gato sumiu, e agora?” Veja 7 dicas para começar a procurar o bichano desaparecido

1) Publique nas redes sociais

As redes sociais são instrumentos poderosos de comunicação. Todos os dias, centenas de animais se perdem, fogem ou somem, e a internet bomba de compartilhamentos entre tutores e pessoas que acompanham esse nicho. Se o seu gato fugiu, aposte nas redes sociais para ajudar a encontrá-lo. Poste fotos, explique o que aconteceu, coloque o local onde você acredita que ele se perdeu, adicione uma forma de contato e peça ajuda para compartilhar.

2) Coloque um pouco de comida próximo ao local onde ele fugiu

Se o seu gato sumiu, mas não recusa uma boa comida, uma boa ideia é colocar sachê ou outro petisco em um potinho e deixar próximo ao local onde ele estava antes do sumiço. Alguns gatos costumam retornar para suas casas com alimentos, porque são atraídos pelo cheiro.

3) Procure pelo seu gatinho na rua com comida na mão e uma caixa de transporte para gatos

Na hora de procurar um gato sumido, tenha sempre comida na mão para atrair a atenção dele. Outra dica é sair para procurar com a caixa de transporte para gatos: quando você encontrar o pet, poderá carregá-lo com segurança, sem correr o risco de uma nova fuga.

4) Use lanternas para procurar pelo seu gato em arbustos e embaixo dos carros

Ao perceber que “meu gato sumiu”, lembre-se que os felinos são animais com hábitos noturnos. Como procurar por um gato à noite pode ser mais difícil, não esqueça de carregar lanternas e objetos que possam produzir luz e facilitar a visão. Procure em arbustos, árvores, embaixo de carros ou buracos. Existe sempre a possibilidade do animal estar machucado e procurar por um lugar seguro para se esconder.

5) Espalhe cartazes pelo seu bairro e pergunte aos comerciantes e moradores locais

Não importa onde seu gato sumiu: todos os meios de comunicação são válidos para encontrar o animal. Pergunte aos seus vizinhos, moradores do entorno e até comerciantes do seu bairro se eles não viram ou conhecem o gato que fugiu. Às vezes, algum vizinho pode ter visto o seu bichano e o acolheu, mas não sabe que ele tem uma família. Aproveite para entregar cartazes e colar em postes e muros para atrair a atenção de quem passar pela região.

6) Procure em clínicas veterinárias, ONGs, abrigos e no Centro de Controle de Zoonoses

É bem comum que ao encontrar um animal na rua, as pessoas o levem direto para o veterinário. Por isso vale a pena procurar por clínicas da região e perguntar se não apareceu nenhum gato perdido por ali. Outra opção é procurar em ONGs, abrigos e no Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade. Se o seu gato sumiu, sempre há a possibilidade de que alguém o tenha encontrado e levado para um abrigo na intenção de conseguir ajuda para ele.

7) Mudou de casa recentemente? Volte para a sua residência antiga

Se o seu gato sumiu logo depois de uma mudança, é sempre válido procurar por ele na casa antiga. Gatos são animais territorialistas e costumam marcar todo o espaço onde vivem. Uma mudança de residência pode surpreendê-lo e com isso, ele pode fugir por não conhecer o novo ambiente. É importante que você cogite a ideia de retornar para sua casa antiga e procurar pelo seu bichano por lá. Às vezes ele está sentindo falta do ambiente, que ele já considerava seguro.

Meu gato fugiu, será que ele volta?

Não é possível ter uma resposta concreta para essa pergunta. Se você percebeu que seu gato sumiu, é importante ter em mente que ele estará livre para passar o tempo que quiser na rua, como também poderá retornar à residência quando desejar - se ele encontrar o caminho de volta. E lembre-se: você não precisa esperar para postar nas redes sociais, pois quanto antes começarem as buscas, maiores são as chances de encontrá-lo bem e seguro.

Se você passou pela situação de “meu gato sumiu e voltou diferente”, isso pode acontecer quando o animal passa muito tempo na rua e sofre algum trauma ou acidente. Por isso, assim que você perceber que o seu gato fugiu, a melhor solução é procurar por ele imediatamente.

Para evitar que o seu gato fuja, você pode tomar alguns cuidados. A melhor maneira de impedir fugas é investindo em uma tela de proteção para gatos nas janelas e basculantes, ou qualquer espaço que permita o acesso do seu gato às ruas.  Outro ponto importante é usar uma coleira com identificação para gatos. Existem muitos modelos no mercado e você pode procurar por aquele que não vai incomodar seu bichano, e nem correr o risco de se soltar caso ele resolva fugir. Se o seu gatinho não se adaptar, informe-se sobre a microchipagem.

Por último, a castração de gato é essencial. Além de evitar fugas com o foco na reprodução, o procedimento diminui o instinto do animal de querer saber o que há fora de casa. Essa também é uma forma de cuidar da saúde do seu amigo, já que ao perceber que  “meu gato castrado sumiu”, o felino também tem menos chances de contrair doenças fatais na rua, como a FIV, a FeLV e a esporotricose.

Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 07/01/2020

Atualizada em: 31/08/2021

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas