close
Comportamento

Meu gato está miando muito, o que fazer? Descubra o motivo do miado

Atualizado · 12 de novembro de 2021 · 19h08

Publicado · 12/11/2021 · 19h00

O filhote de gato mia muito durante a adaptação ao novo lar
O filhote de gato mia muito durante a adaptação ao novo lar

O miado de gato é muito mais do que apenas um sonzinho que seu bichano emite. Donos que conhecem muito bem os seus animais conseguem identificar quando estão com dor, fome ou felizes apenas pelo miado. Mas quando o miado está exagerado é bom perceber outros comportamentos para identificar o real motivo. Filhotes de gato, por exemplo, costumam miar mais por separação da mãe, insegurança e até mesmo estranhamento do novo lar. Já quando separamos por raças, os campeões de miados são: gato Siamês filhote, Singapura e Maine Coon.

Por que o gato mia tanto?

Não existe nada mais intrigante do que quando o gato não para de miar. Mas você sabe por que os felinos miam? Quando estão entre eles, os gatos não costumam miar muito. A verdade é que na natureza os felinos possuem uma linguagem própria. Por isso, a vocalização não costuma ser tão comum entre os bichanos do meio selvagem. Para se comunicar entre si, os gatos domésticos utilizam expressões faciais e corporais. Logo, o miado de gato é usado exclusivamente para se comunicar com os humanos. Por isso, cabe ao tutor ficar atento e procurar alguns truques para saber porque o gato fica miando muito.

Quando o gato fica miando muito, o que pode ser?

Saber o que significa quando o gato fica miando muito é uma dúvida de muitos tutores. O que pode ser uma grande complicação para desvendar o mistério é que o miado de gato pode significar muitas coisas. Por isso, é preciso estar com o ouvido aguçado e compreender bem o comportamento do gato. Veja abaixo alguns dos significados que podem explicar o porque o gatinho fica miando:

  • Gato miando alto do nada: o felino busca chamar a atenção do tutor com essa vocalização e não cessa até que seu problema seja resolvido;
  • Miado de fome: esse tipo de miado costuma acontecer quando o pacote de ração ou de sachê para gatos é aberto, podendo ser alto e quase desesperado;
  • Miado de dor: a vocalização de dor é alta, repetitiva e demorada - sendo bem diferente do miado calmo usual;
  • Gato chorando: miado com som mais agudo, que não cessa e deixa o animal com um comportamento inquieto;
  • Miado calmo e tranquilo: conhecido como miado de gato manhoso, indica que o felino está querendo atenção;
  • Miado ronronando: o gato está feliz por receber ou dar carinho;
  • Miado rosnando: está com raiva e não quer que se aproximem;
  • Uivando: sinal de que ele pode atacar seja uma pessoa ou outro animal;
  • Miado tipo murmúrio: o gato está feliz e grato;
  • Miado alto e estridente: fêmea no cio.
Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
      Para fazer o filhote de gato parar de miar é preciso primeiro entender sua motivação
    Para fazer o filhote de gato parar de miar é preciso primeiro entender sua motivação

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    O que fazer para gato parar de miar

    A principal razão porque o gato fica miando toda hora costuma ser chamar a atenção de seus donos e isso acontece porque os donos reforçam esse comportamento quando eles os recompensam. E aqui não estamos falando de petiscos e brinquedos, viu? Como são muito espertos, os gatos entendem como atenção o simples fato de o dono olhar para ele após o miado! E aí, já viu… na lógica do gato, isso significa: “Miei, ele me olhou, deu certo! Vou miar toda vez que quiser atenção”.

    Como fazer o gato parar de miar? Ignorar quando gato mia muito. Isso mesmo! Sem olhares e sem falar com eles. Dessa forma, aos poucos, o gato miando muito vai perceber que o miado não tem o mesmo efeito de antes e vai mudar o comportamento. A tática funciona para gatos que buscam atenção dos seus donos. A solução pode ser perfeita para tutores que buscam como fazer o gato parar de miar de madrugada, visto que muitas vezes o gateiro dá uma atenção redobrada para o animal durante o horário. Na verdade, os relatos que dizem "meu gato mia muito à noite" costumam acontecer mais com filhotes de gato: eles podem sentir muita falta da mãe e dos irmãozinhos enquanto estão se adaptando a um novo lar.

    Quando os miados vierem de gatinhos que passam por situações de estresse de separação, super apego ao dono, estranhamento por um novo pet em casa ou mudança de residência, por exemplo, o trabalho precisa ser mais intensivo. Em alguns casos, dependendo do motivo, o bichano pode precisar de adestramento ou até mesmo florais e remédios que o acalmem. Passar por algum problema e trauma também é motivo de miado excessivo. É comum, por exemplo, encontrar um gato de rua miando muito. Lembre-se que qualquer tratamento tem que ser orientado pelo veterinário responsável pelo seu gato, ok?

    “Meu gato não para de miar”: o que pode ser? Linguagem corporal felina pode ajudar a identificar o motivo

    “Meu gato está com miado estranho”, “meu gato mia muito de madrugada”, “meu gato não para de miar”... São muitos os relatos parecidos com esses. Isso acontece porque muitas vezes, mesmo prestando atenção no som emitido pelos felinos, é muito difícil identificar o que eles estão tentando nos dizer. Por isso, é importante prestar atenção na linguagem corporal dos gatos. Essa é uma das principais dicas para descobrir porque o gato fica miando o tempo todo. A posição e o movimento da cauda, por exemplo, pode dizer muito sobre o que o felino está sentindo e desvendar o mistério de porque o gato mia muito. Veja o significado de algumas posições:

    • rabo virado pra cima com pelos para baixo: felino está tranquilo
    • rabo virado pra cima com pelos eriçados: felino está atento ou em conflito
    • rabo relaxado: felino quer descansar
    • rabo mexendo de um lado para o outro: felino está agitado

    Unindo as expressões corporais com a identificação do miado, fica mais fácil para o tutor descobrir o que fazer para o gato parar de miar. Além disso, a linguagem corporal e facial felina é muito importante para aquele famoso gato que não mia. Os tutores que desejam descobrir "porque meu gato não mia" ou vocaliza pouco, deve buscar o auxílio de um profissional, principalmente caso o comportamento passe a acontecer do nada.  

    5 dicas para evitar o gato miando o tempo todo

    Muitos tutores nem imaginam mas existem algumas dicas que podem ser feitas no dia a dia que são essenciais para quem buscar como fazer gato filhote parar de miar. Os truques também servem para adultos, principalmente para aqueles felinos carentes, como aquele gato miando quando fica sozinho. Veja abaixo:

    Dica 1: rotina de brincadeiras e estímulos: se dar atenção reforça um comportamento, aproveite para fazer isso quando o seu gatinho estiver feliz, brincando ou interagindo com você;

    Dica 2: arranhadores e brinquedos: ajudam a gastar a energia e a aliviar o estresse do bichano ao longo do dia. Vale buscar modelos diferentes para descobrir quais os preferidos do seu pet;

    Dica 3: potes de comida com timer: se o motivo do rompante de miados for fome - principalmente se forem filhotes -, esses aparelhos que liberam a ração na hora certa ajudam a evitar que o dono levante de madrugada para dar comida para o gato;

    Dica 4: estabeleça um horário para dormir: tenha uma caminha confortável e em um local que tenha pouca luz depois de determinada hora do dia. A rotina ajuda a adaptar o bichano às regras da casa;

    Dica 5: o miado de gato filhote assustado costuma ser comum à noite, principalmente quando ele foi separado da ninhada recentemente. Nesse caso, a primeira coisa que o tutor deve fazer é saber se existe algum motivo específico para o gato filhote miando muito. Para acalmá-lo é levar a caminha do felino para um local tranquilo e fazer carinho no pet até ele demonstrar estar melhor.

    Redação: Mariana Almeida e Hyago Bandeira

    Publicada originalmente em: 01/07/2019

    Atualizada em: 03/11/2021

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

    Próxima matéria

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

    Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados
    Comportamento

    Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados

    O miado de gato cumpre uma função essencial na linguagem felina e é uma das várias formas que o animal tem de se comunicar com os humanos e com outros bichinhos ao seu redor. Normalmente leva um tempinho até que o tutor consiga identificar os diferentes sons de gatos, mas quem já conhece bem o próprio pet consegue distinguir quando o animal está com dor, com fome ou feliz apenas por causa da vocalização.

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano
    Adoção

    Adotar gato: 10 motivos que vão fazer você querer se apaixonar por um bichano

    “Quero adotar um gato”. Se esse pensamento já passou alguma vez pela sua cabeça é porque falta pouco para um bichano te conquistar de vez - e, acredite, os gatos conseguem isso com uma facilidade incrível. Sim, é isso mesmo: por trás do jeitinho reservado, esses animais são puro amor e companheirismo, e tem tudo para se tornar grandes amigos dos humanos.

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Ver Todas >

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
    Comportamento animal

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

    O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
    Comportamento animal

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

    O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

    Gatos famosos: conheça os 10 personagens felinos mais icônicos da ficção
    Comportamento animal

    Gatos famosos: conheça os 10 personagens felinos mais icônicos da ficção

    Ao decidir abrir as portas de casa para um bichano, vários tutores se inspiram em nomes de gatos famosos para apelidar o próprio pet. E acredite: existem muitas referências de gatinhos bem populares, principalmente quando entramos no mundo da ficção. Filmes, séries, quadrinhos, gibis, animações: em todos esses cenários é possível encontrar personagens totalmente icônicos.

    Comportamento do gato: aprenda alguns exercícios para estimular a cognição do seu pet
    Comportamento animal

    Comportamento do gato: aprenda alguns exercícios para estimular a cognição do seu pet

    Oferecer brinquedos interativos para gatos e investir em exercícios mentais normalmente são uma excelente forma de estimular as habilidades cognitivas do seu amigo de quatro patas. Afinal, mesmo que os felinos não tenham a mesma capacidade de raciocínio dos seres humanos, eles são bem inteligentes e capazes de aprender muita coisa. Além do mais, quando os instintos selvagens dos gatos são instigados, a cognição também é estimulada. 

    Ver Todas >