Adotar ou comprar um cachorro para criança é um processo que precisa ser pensado com muito carinho, mas também com racionalidade. Muitas crianças sonham em ter um bichinho de estimação dentro de casa e a relação de cachorro com criança pode ser muito benéfica para os dois! Se você tem filhos, saber qual melhor cachorro para criança é fundamental antes de levar um para casa. Afinal, cachorro, criança e qualquer outro membro da família merecem cuidados especiais e você precisa garantir a segurança de todos. A decisão de dar um cachorro para criança requer uma boa conversa com os outros moradores da casa sobre a adaptação do novo membro e o estabelecimento de algumas regras. Para saber qual a melhor raça de cachorro para criança e tirar todas as dúvidas, confira a matéria a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro para criança: interação beneficia os dois lados

Muitos tutores têm dúvidas sobre adotar um cachorro para criança. Existe o medo da bagunça excessiva, de problemas de saúde como alergia ao animal e dúvidas se o filho teria responsabilidade de cuidar de um pet. Apesar de que na relação de cachorro com criança um pouco de bagunça é inevitável, os benefícios são diversos. Um cachorro para criança diminui as chances de sedentarismo, diminui estresse e ansiedade e ajuda no desenvolvimento do afeto e educação da criança, que ganha maior responsabilidade e aprende a cumprir regras. Além disso, ainda reduz o risco de problemas respiratórios na criança. Cachorro e criança fazem companhia um ao outro e os dois ainda se beneficiam no processo de socialização. Sem falar que ambos recebem todo o amor um do outro. É uma relação super proveitosa para todos!

 

Apesar de ser uma raça grande, o pastor alemão pode se dar muito bem com bebêsO Boxer gosta de crianças, é muito dócil e protetorO Golden Retriever e a criança serão inseparáveis e uma dupla muito fofa!Para todas as idades, o vira-lata é o amigo perfeito!O Boxer também é um cachorro indicado para bebêO Shih Tzu é uma das melhores raças de cachorro para criançasRaça de cachorro: bebê amará a companhia de um Labrador

 

Qual a melhor raça de cachorro para criança? Veja as 6 mais indicadas

 

Quando falamos de cachorro ideal para crianças é normal pensar em algumas raças específicas. Mesmo que todo doguinho promova uma série de benefícios para os pequenos, existem algumas indicações específicas de raças de cachorro para criança. Mas afinal de contas, quais as melhores raças de cães para crianças? Confira abaixo a seleção que preparamos!

- Pastor Alemão

Pouca gente acredita, mas o Pastor Alemão com crianças são a combinação perfeita. Apesar de ser um pet enorme, o Pastor Alemão é um cachorro indicado para bebê. A raça é dócil e muito tranquila - além de excelente cão de guarda, pois estão sempre vigilantes. Caso o bebê manifeste algum desconforto ou em caso de emergência, pode ter certeza que eles vão te avisar que há algo errado. O adestramento costuma ser muito efetivo, transformando esses cães em amigos leais e protetores das crianças.


- Labrador

Labrador e bebê é sinônimo de muito amor em casa. O mesmo acontece com os pequenos mais velhos. Crianças pequenas, de até 4 anos, geralmente requerem uma companhia com a mesma energia. Essa raça é uma verdadeira criança grande, com muita disposição para brincadeiras. Protetores e fiéis, a maior vantagem do Labrador é a enorme paciência: podem ganhar alguns “apertões” mais intensos e brincar da mesma coisa várias vezes. Mas lembre-se: é importante você sempre supervisionar as brincadeiras para o cachorro não se estressar e nem a criança se machucar.


- Shih Tzu

Quando falamos de cachorro bom para criancinhas, o Shih Tzu é uma ótima opção, principalmente se você está procurando por um peludo de porte pequeno. Ele não somente se dá bem com os pequeninos, como também é muito simpático com outros animais. A única preocupação dos tutores adultos é de prestar atenção nas brincadeiras, pois esse pet costuma se machucar com crianças que interagem com ele de forma bruta.


- Beagle

Esse cãozinho é um típico cachorro que gosta de criança. Ele possui energia o suficiente para brincar até que o seu filho se canse. Além disso, o Beagle é dócil e sociável e costuma se dar bem com todos. Por isso, ele é um cachorro indicado para crianças, principalmente as levadas e que gostam de estar em atividade a todo momento.


- Boxer

Gosta de crianças, é protetor e muito dócil: essas são as principais características das raça Boxer. Cães de médio porte, eles são muito obedientes e de fácil treinamento, além de adorarem uma brincadeira. Serão grandes protetores para crianças maiores, que já têm mais trato com os animais e criam vínculos fortes com seu pet. Previsíveis, não possuem fama de agressivos, mas não deixam que nada aconteça com seus protegidos. As chances do Boxer ser a melhor raça de cachorro para criança e ele e os pequenos se tornarem amigos para toda a vida são enormes!


- Vira-lata

Grandes amigos em todas as fases da vida, o vira-lata se destaca no quesito fidelidade. Eles jamais deixam seus donos sozinhos, principalmente se forem crianças, e gostam muito de brincar. O adestramento costuma ser muito fácil e eficaz. Esses cãezinhos valorizam muito a família que os adotou, sendo leais até o fim. Serão ótimos companheiros de aventuras e podem ser considerados uma ótima raça de cachorro para criança.

A adaptação do cachorro com criança precisa ser segura e supervisionada

Agora que você já sabe qual o melhor cachorro para criança, deve ficar atento para se certificar que a interação entre o cachorro e criança seja segura. Por mais que existam opções ideais de raças de cachorro para crianças, a segurança do pet e do pequeno só é garantida com a supervisão de um adulto. Depois de se questionar se São Bernardo, Labrador ou Pitbull gosta de criança e escolher o doguinho, a adaptação é a etapa mais importante a ser cumprida.

É muito importante ensinar a criança que o cachorro é um ser vivo que se machuca e sente dor, assim como os humanos. Dessa forma, você evita um contato perigoso entre os dois. Fazer o pequeno ser responsável por alguns cuidados do pet, como dar banho, trocar a ração e outras coisas é válido, porém tudo deve ser supervisionado, assim como as brincadeiras. Outra preocupação deve ser a segurança da casa para a dupla. Cuidados como telar as janelas, proteger as tomadas e fechar o acesso às escadas são essenciais para a criança e o cachorro.

Redação: Karoline Nascimento Miranda, Maria Luísa Pimenta e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 20/09/2019

Atualizada em: 26/08/2021