Muita gente confunde o Lhasa Apso e Shih Tzu, mas os dois cachorros de porte pequeno só têm semelhanças na aparência. Cheio de energia, apaixonado por brincadeiras e com o instinto protetor de um Pastor Alemão, o cachorro Lhasa Apso é um ótimo cão de companhia e uma das raças mais indicadas para serem criadas em apartamentos. Quer conhecer mais sobre ele? Dá uma olhada aqui embaixo!
Lhasa Apso: personalidade protetora numa embalagem muito fofa
À primeira vista, os cachorros da raça de cachorro Lhasa Apso são extremamente apertáveis e daqueles que todo mundo tem vontade de apertar e fazer muito carinho (principalmente quando a gente fala sobre o Lhasa Apso filhote). Na verdade, o Lhasa Apso é um cão de guarda que nasceu um pouquinho menor do que os outros animais que desempenham esse papel: constantemente atento a tudo o que está acontecendo ao seu redor, ele é bem protetor e sempre vai sinalizar com latidos qualquer sinal de perigo perto do dono, já que é super apegado ao tutor.
O instinto de proteção e a personalidade forte fazem com que ele seja desconfiado com os estranhos num primeiro momento, mas depois que se acostuma é sempre dócil e brincalhão. A socialização desde quando o animal ainda é filhote é importantíssima para que ele não dê trabalho com visitas e estranhos durante as fases de adultos e filhotes. Com crianças, o ritmo é o mesmo: quando socializado e depois de pegar confiança com a companhia, o relacionamento do Lhasa com elas é incrível.
Treinar o cachorro Lhasa Apso é uma tarefa que pede persistência do tutor
A socialização, que é super importante para que o filhote de Lhasa Apso cresça convivendo bem com outras pessoas e animais, geralmente é acompanhada do adestramento. Nesse momento, a raça de cachorro Lhasa Apso não é das que pega os comandos com tanta facilidade porque os animais costumam ser distraídos e, de certa forma, até um pouquinho preguiçosos. Mas ao mesmo tempo, a vontade de agradar o dono e fazer com que ele fique feliz é um ótimo motivo para que ele consiga vencer a teimosia e a vontade de ficar olhando para o nada e obedecer. Ele vai precisar de mais repetições e de uma constância diária nos comandos para aprender completamente e não esquecer de nada.


Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
A pelagem do cachorro Lhasa Apso precisa de bastante cuidado
A pelagem longa e densa é uma das principais características do Lhasa Apso em todas as fases da vida. A raça, geralmente, tem pelos em tons de branco e dourado, mas também pode ter nuances mais escuras, como o Lhasa Apso preto e o cinza e outros tons como areia e mel. O Lhasa Apso precisa, frequentemente, tanto da tosa higiênica (principalmente na região dos olhos) quanto da tosa comum e, dependendo do estilo que você escolher, ele pode ficar com os pelos mais longos ou curtinhos. Para evitar os nós e o acúmulo de pelos soltos, ele deve ser escovado diariamente.
Por causa da grande quantidade de pelos, você também precisa ficar atento a possíveis dermatites e alergias na pele do animal, já que elas podem acontecer e ficar escondidas. Se certifique de que eles está bem seco depois dos banhos e tome bastante cuidado com pulgas e carrapatos — manter os vermífugos dele em dia pode ser uma ótima forma de evitar o problema.
O Lhasa Apso ama brincar, mas não é um cachorro esportista
Mesmo que tenha bastante energia e ame brincar — principalmente com o seu tutor preferido —, quando o Lhasa Apso quer descansar, é bom que o momento dele seja respeitado. Ele precisa de caminhadas diárias para a manutenção da saúde, mas não há necessidade de corridas pesadas ou muito longas com frequência assim como outras raças de cachorro pedem. O Lhasa Apso faz parte das raças braquicefálicas, que têm o focinho um pouco mais achatado que o normal, e, por isso, nem tem fôlego para as atividades mais pesadas.

Criar o Lhasa Apso em apartamento não é uma tarefa difícil
Por ser pequeno e bem tranquilo, o Lhasa Apso pode ser tranquilamente criado em apartamento. O ideal é que, assim como qualquer outra raça de cachorro, ele tenha um cantinho específico para comer, beber água e descansar e um outro para fazer xixi e cocô. Ele tem a tendência de latir bastante e isso pode ser um problema com os vizinhos no caso de apartamentos, mas o adestramento positivo costuma melhorar essa questão. Mesmo que ele seja pequeno e, provavelmente, não vá se sentir preso ou com pouco espaço para se movimentar, o ideal é que você passeie com o cachorro Lhasa Apso uma vez por dia. Além disso, se ele passar longos períodos sozinho em casa, por mais independente e tranquilo que seja, o Lhasa Apso vai precisar de atenção e carinho (mas tudo com limites: o Lhasa Apso não é muito fã de chamegos excessivos).
Lhasa Apso e Shih Tzu: há quem confunda, mas as duas raças são bem diferentes
Duas raças de cachorro braquicefálicas e de porte pequeno: no geral, essas são as duas principais semelhanças entre o Lhasa Apso e o Shih Tzu, mas ainda assim, muita gente confunde os animais dessas raças. Para começar, as diferenças físicas: o Lhasa Apso costuma ser um pouco maior que o Shih Tzu, chegando a pesar até três quilos a mais. Enquanto o Shih Tzu tem os olhos bem arredondados e o focinho achatado, o Lhasa tem o olhar mais oval e o nariz levemente alongado. A pelagem também é diferente, já que a do Lhasa é mais grossa e pesada — tanto que, se não for cortada, pode chegar até o chão.
Na personalidade, o Lhasa Apso pode ser um pouco mais agressivo caso não seja socializado e seu instinto de cão de guarda é faz com que ele seja mais desconfiado e alerta que a outra raça. Ele também é teimoso e independente, ao contrário da outra raça. O Shih Tzu é um ótimo cão de companhia, mesmo: late raramente, ama carinhos e pode passar horas deitado ao lado do dono sem fazer nada, de tão apegado que é. Por causa disso, também tem mais tendência a desenvolver ansiedade de separação ou depressão se ficar muito tempo sozinho e não receber atenção suficiente dos tutores.
Redação: Ariel Cristina Borges
