close
Raças

Lhasa Apso: personalidade da raça é mais calma ou agitada?

Atualizado em 10 de junho de 2020 às 16h07

Publicado em 14 de maio de 2020 às 16h20

Apesar de ser um cachorro pequeno, o Lhasa Apso é muito protetor e pode ter comportamentos dominantes!
Apesar de ser um cachorro pequeno, o Lhasa Apso é muito protetor e pode ter comportamentos dominantes!

Com uma grande personalidade escondida no corpo de um cão pequeno, o Lhaso Apso é adorado por seu temperamento assertivo, alegre, afetuoso, além de sua beleza, fofura e longa pelagem. Não é à toa que o cachorro Lhasa integra a lista das raças mais populares e queridas do Brasil. Apesar de ser um cão companheiro, fiel e brincalhão, ele pode mostrar um lado mais agitado e feroz se não houver um treinamento adequado desde cedo. Descubra, a seguir, mais informações sobre a personalidade do Lhasa Apso para que você possa avaliar se essa é a raça ideal para ter na sua casa.

Lhasa Apso: personalidade moldada sob a posição de cão de guarda no Tibete

A aparência de um Lhasa Apso e toda a sua pompa podem até indicar que ele sempre foi um animal doméstico. Mas, na verdade, a raça foi originalmente criada para guardar mosteiros e palácios budistas no Tibete – daí o seu nome, uma homenagem à Lhasa, a capital e cidade sagrada da área autônoma da China.

Com essa importante posição de “sentinela”, o cachorro Lhasa ganhou fama e passou a protagonizar diversos mitos tibetanos ao longo da história. Segundo um conto popular da região, a raça é a personificação terrena do mítico Leão da Neve, o protetor da nação. Até o início do século passado, os Lhasas não tinha permissão para deixar sua terra natal, exceto se fossem oferecidos por Dalai Lama como presente.

Esse curioso histórico é importante para entender a trajetória e o temperamento dos animais da raça. Hoje, os Lhasa Apsos são excelentes cães de companhia, mas ainda guardam o instinto de vigilância inato. Eles podem até serem cachorros pequenos, mas definitivamente agem como se fossem maiores do que são. Por isso, estão sempre alertas para proteger a casa e seus tutores de qualquer ameaça que seja, não importa o tamanho.

Lhasa: cachorro da raça pode ser agitado e um pouco feroz com desconhecidos

Naturalmente, os Lhasa Apsos não são sociáveis e amigáveis com estranhos, uma característica compatível com um cão instintivamente protetor. Com os sentidos apurados, habilidade para observar e desconfiança de qualquer coisa nova ou diferente, os Lhasas têm a tendência de fiscalizar e chamar a atenção dos seus tutores ao notar um “invasor” – com latidos altos, rosnadas e até pequenas mordidas.

Com o treinamento adequado e a socialização precoce, no entanto, os Lhasa Apsos podem ser um excelente animal de estimação; afetuosos, calmos e gentis com as pessoas, incluindo crianças que são carinhosas com cachorros. Em relação a outros animais da casa, os Lhasas podem ser extremamente mandões e ciumentos. Apesar de eventuais brigas por dominância, a maioria deles vive pacificamente com os demais pets da família.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O Lhasa precisa ser socializado desde pequeno para evitar brigas com outros animais e pessoas desconhecidas
    O Lhasa precisa ser socializado desde pequeno para evitar brigas com outros animais e pessoas desconhecidas

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    O treinamento é fundamental para tornar a raça de cachorro Lhasa Apso mais sociável

    Os Lhasa Apsos são uma das raças mais inteligentes do mundo canino. Eles têm capacidade para aprender tudo o que lhes impõem, desde que seja do jeito e no tempo deles. Por isso, paciência, gentileza e consistência nos comandos são fundamentais durante o treinamento de um filhote de Lhasa Apso. Os métodos que enfatizam a comida e os elogios serão sempre recebidos com mais cooperação. Se as rotinas e práticas começarem a ficar repetitivas, eles podem acabar perdendo o interesse rapidamente.

    O latido agudo e frequente do Lhasa Apso faz parte da genética da raça

    O Lhasa Apso é um cachorro que late muito, e a sua vocalização aguda pode se tornar um grande transtorno dentro de casa se o animal não for orientado desde pequeno sobre quando é apropriado latir. Embora alguns desses latidos frequentes possam ser amenizados durante o treinamento, isso é algo inerente à genética da raça. É muito difícil fazer um Lhasa Apso parar de latir completamente.

    O cachorro Lhasa Apso pode ser um animal agressivo?

    De fato, os Lhasa Apsos são decididos, teimosos e têm um padrão dominante. Na ausência de uma liderança, eles seguem as próprias regras e, quando se sentem pressionados ou intimidados, podem reagir agressivamente. Se o comportamento feroz não for corrigido rapidamente e no grau apropriado, o cão aprenderá a usar esse lado agressivo mais vezes, já que teve êxito com a mesma tática anteriormente.

    Embora muita gente não leve o Lhasa Apso a sério por conta do tamanho, é extremamente importante que esse comportamento agressivo seja gerenciado adequadamente. Quando há um relacionamento de respeito mútuo e o tutor dá espaço à face independente da raça, o Lhasa passa a respeitar e seguir as regras da casa naturalmente.

    Afinal, o Lhasa Apso é a raça ideal para você?

    Se você está considerando ter um Lhasa em casa, deve ter em mente a natureza protetora e agitada dessa raça. Não há como mudar isso, embora você possa socializar e treinar o Lhasa Apso filhote para ensinar-lhe boas maneiras e, assim, criar um cão calmo e amigável no seu lar.

    Com paciência e força de vontade, vale a pena todo o esforço desprendido frente a tantas qualidades que esse cãozinho tem. Companheiro, curioso, leal e brincalhão, ele adora ficar perto de sua família e seguir as pessoas pela casa, seja para fazer parte das atividades ou pegar um lugarzinho no colo. Por ser um dos cachorros mais independentes, ele fica bem quando precisa passar um tempo sozinho.

    O Lhasa Apso não é extremamente ativo e, por isso, fica satisfeito vivendo em ambientes fechados, como os apartamentos. Ao contrário de muitas outras raças de cachorro, ele não precisa de exercícios intensos para gastar a energia. Ele, porém, aprecia e se beneficia de passeios curtos e sessões de brincadeiras diárias.

    Redação: Guilherme Segal

    Nomes para gatos pretos: veja uma seleção com 100 opções

    Próxima matéria

    Nomes para gatos pretos: veja uma seleção com 100 opções

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Pequenos

    Lhasa Apso: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Lhasa Apso está na lista de cachorros mais populares do Brasil, e não é à toa: além de alegres e divertidos, esses cães são uma excelente companhia para pessoas que moram em casas e apartamentos. De origem tibetana, o cachorro Lhasa tem uma aparência peludinha e fofa que conquista o coração de qualquer um. Apesar de ser muito confundido com o Shih Tzu, o Lhasa Apso é um cão único com inúmeras qualidades e que está sempre disposto a fazer tudo pela felicidade dos seus humanos.

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça

    O cão Setter Irlandês é, sem dúvidas, uma das raças mais bonitas e amigáveis que existem. Com uma pelagem ruiva, longa, brilhante e sedosa, este é um cachorro que chama a atenção de todos ao seu redor - não é à toa que ele comumente é encontrado em exposições e concursos de beleza. Mas não é só assim que o Setter Irlandês conquista admiradores: o jeitinho doce e meigo também são traços incríveis deste cãozinho. Quer conhecer esta raça de cachorro mais a fundo? 

    Ver Todas >

    Maltês: características, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre essa raça pequena (+ 40 fotos)
    Adote um animal

    Maltês: características, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre essa raça pequena (+ 40 fotos)

    Pequeno e brincalhão, o Maltês é um dos cachorros que faz mais sucesso entre os brasileiros, principalmente por conta do seu porte reduzido. Facilmente reconhecido pelo seu pelo longo e branquinho, a raça de cachorro Maltês é muito popular não apenas por conta sua aparência, mas também por causa do seu temperamento dócil e afetuoso. Além disso, esse é um cãozinho com vários outros atributos: quando se trata do Maltês, personalidade inteligente é outro aspecto que se sobressai.

    Cachorro gigante: qual a diferença de cuidados em relação a um cãozinho pequeno?
    Adote um animal

    Cachorro gigante: qual a diferença de cuidados em relação a um cãozinho pequeno?

    Para ter um cachorro gigante, é bom ter em mente que esses animais precisam de cuidados especiais no dia a dia (mas calma: não é nenhuma missão impossível). A maioria dos cães gigantes são cheios de energia, por exemplo, e por isso precisam de espaço para correr e praticarem seus instintos. A alimentação também muda, já que uma raça de cachorro gigante precisa de uma quantidade de nutrientes diferente dos cachorros pequenos - e é por isso que existe até ração específica de acordo com o porte dos pets. 

    Maior cachorro do mundo: saiba quem é e qual o seu tamanho (spoiler: ele é maior do que muitos humanos)
    Adote um animal

    Maior cachorro do mundo: saiba quem é e qual o seu tamanho (spoiler: ele é maior do que muitos humanos)

    O título de “maior cachorro do mundo” desperta muita curiosidade nas pessoas. Afinal, quem nunca teve vontade de descobrir quem é o maior dog do mundo, não é mesmo? O que poucos sabem é que, apesar de ser um título que muda frequentemente, o cachorro mais alto do mundo muitas vezes pertence à raça Dogue Alemão, que é uma das maiores raças que existem.

    Doberman: temperamento, cuidados, saúde, preço... saiba tudo sobre essa raça de cachorro
    Adote um animal

    Doberman: temperamento, cuidados, saúde, preço... saiba tudo sobre essa raça de cachorro

    Popular por ser utilizado como cão de guarda e considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes, o Doberman é uma raça muito procurada quando o assunto é segurança. Não é à toa que eles são os cães preferidos para situações de resgate e escolta policial. Mas por trás desse jeito durão e protetor, existe um companheiro muito amável e carinhoso, que sempre vai estar do lado do seu tutor, não importa o que aconteça.

    Ver Todas >