Raças

Lhasa Apso: personalidade da raça é mais calma ou agitada?

Apesar de ser um cachorro pequeno, o Lhasa Apso é muito protetor e pode ter comportamentos dominantes!
Apesar de ser um cachorro pequeno, o Lhasa Apso é muito protetor e pode ter comportamentos dominantes!

Com uma grande personalidade escondida no corpo de um cão pequeno, o Lhaso Apso é adorado por seu temperamento assertivo, alegre, afetuoso, além de sua beleza, fofura e longa pelagem. Não é à toa que o cachorro Lhasa integra a lista das raças mais populares e queridas do Brasil. Apesar de ser um cão companheiro, fiel e brincalhão, ele pode mostrar um lado mais agitado e feroz se não houver um treinamento adequado desde cedo. Descubra, a seguir, mais informações sobre a personalidade do Lhasa Apso para que você possa avaliar se essa é a raça ideal para ter na sua casa.

Lhasa Apso: personalidade moldada sob a posição de cão de guarda no Tibete

A aparência de um Lhasa Apso e toda a sua pompa podem até indicar que ele sempre foi um animal doméstico. Mas, na verdade, a raça foi originalmente criada para guardar mosteiros e palácios budistas no Tibete – daí o seu nome, uma homenagem à Lhasa, a capital e cidade sagrada da área autônoma da China.

Com essa importante posição de “sentinela”, o cachorro Lhasa ganhou fama e passou a protagonizar diversos mitos tibetanos ao longo da história. Segundo um conto popular da região, a raça é a personificação terrena do mítico Leão da Neve, o protetor da nação. Até o início do século passado, os Lhasas não tinha permissão para deixar sua terra natal, exceto se fossem oferecidos por Dalai Lama como presente.

Esse curioso histórico é importante para entender a trajetória e o temperamento dos animais da raça. Hoje, os Lhasa Apsos são excelentes cães de companhia, mas ainda guardam o instinto de vigilância inato. Eles podem até serem cachorros pequenos, mas definitivamente agem como se fossem maiores do que são. Por isso, estão sempre alertas para proteger a casa e seus tutores de qualquer ameaça que seja, não importa o tamanho.

Lhasa: cachorro da raça pode ser agitado e um pouco feroz com desconhecidos

Naturalmente, os Lhasa Apsos não são sociáveis e amigáveis com estranhos, uma característica compatível com um cão instintivamente protetor. Com os sentidos apurados, habilidade para observar e desconfiança de qualquer coisa nova ou diferente, os Lhasas têm a tendência de fiscalizar e chamar a atenção dos seus tutores ao notar um “invasor” – com latidos altos, rosnadas e até pequenas mordidas.

Com o treinamento adequado e a socialização precoce, no entanto, os Lhasa Apsos podem ser um excelente animal de estimação; afetuosos, calmos e gentis com as pessoas, incluindo crianças que são carinhosas com cachorros. Em relação a outros animais da casa, os Lhasas podem ser extremamente mandões e ciumentos. Apesar de eventuais brigas por dominância, a maioria deles vive pacificamente com os demais pets da família.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O Lhasa precisa ser socializado desde pequeno para evitar brigas com outros animais e pessoas desconhecidas
    O Lhasa precisa ser socializado desde pequeno para evitar brigas com outros animais e pessoas desconhecidas

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    O treinamento é fundamental para tornar a raça de cachorro Lhasa Apso mais sociável

    Os Lhasa Apsos são uma das raças mais inteligentes do mundo canino. Eles têm capacidade para aprender tudo o que lhes impõem, desde que seja do jeito e no tempo deles. Por isso, paciência, gentileza e consistência nos comandos são fundamentais durante o treinamento de um filhote de Lhasa Apso. Os métodos que enfatizam a comida e os elogios serão sempre recebidos com mais cooperação. Se as rotinas e práticas começarem a ficar repetitivas, eles podem acabar perdendo o interesse rapidamente.

    O latido agudo e frequente do Lhasa Apso faz parte da genética da raça

    O Lhasa Apso é um cachorro que late muito, e a sua vocalização aguda pode se tornar um grande transtorno dentro de casa se o animal não for orientado desde pequeno sobre quando é apropriado latir. Embora alguns desses latidos frequentes possam ser amenizados durante o treinamento, isso é algo inerente à genética da raça. É muito difícil fazer um Lhasa Apso parar de latir completamente.

    O cachorro Lhasa Apso pode ser um animal agressivo?

    De fato, os Lhasa Apsos são decididos, teimosos e têm um padrão dominante. Na ausência de uma liderança, eles seguem as próprias regras e, quando se sentem pressionados ou intimidados, podem reagir agressivamente. Se o comportamento feroz não for corrigido rapidamente e no grau apropriado, o cão aprenderá a usar esse lado agressivo mais vezes, já que teve êxito com a mesma tática anteriormente.

    Embora muita gente não leve o Lhasa Apso a sério por conta do tamanho, é extremamente importante que esse comportamento agressivo seja gerenciado adequadamente. Quando há um relacionamento de respeito mútuo e o tutor dá espaço à face independente da raça, o Lhasa passa a respeitar e seguir as regras da casa naturalmente.

    Afinal, o Lhasa Apso é a raça ideal para você?

    Se você está considerando ter um Lhasa em casa, deve ter em mente a natureza protetora e agitada dessa raça. Não há como mudar isso, embora você possa socializar e treinar o Lhasa Apso filhote para ensinar-lhe boas maneiras e, assim, criar um cão calmo e amigável no seu lar.

    Com paciência e força de vontade, vale a pena todo o esforço desprendido frente a tantas qualidades que esse cãozinho tem. Companheiro, curioso, leal e brincalhão, ele adora ficar perto de sua família e seguir as pessoas pela casa, seja para fazer parte das atividades ou pegar um lugarzinho no colo. Por ser um dos cachorros mais independentes, ele fica bem quando precisa passar um tempo sozinho.

    O Lhasa Apso não é extremamente ativo e, por isso, fica satisfeito vivendo em ambientes fechados, como os apartamentos. Ao contrário de muitas outras raças de cachorro, ele não precisa de exercícios intensos para gastar a energia. Ele, porém, aprecia e se beneficia de passeios curtos e sessões de brincadeiras diárias.

    Redação: Guilherme Segal

    150 nomes para Border Collie: veja dicas de como chamar o seu cachorro da raça

    Próxima matéria

    150 nomes para Border Collie: veja dicas de como chamar o seu cachorro da raça

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Papillon: cachorro da raça é calmo ou agitado? Conheça o temperamento e outras características do cãozinho
    Pequenos

    Papillon: cachorro da raça é calmo ou agitado? Conheça o temperamento e outras características do cãozinho

    Para quem gosta de cachorros pequenos, o Papillon pode ser a companhia ideal. A raça pode até não ser uma das mais populares aqui no Brasil, mas a verdade é que esse cãozinho tem todas as qualidades que procuramos em um cachorro. Além de não ocupar um espaço muito grande, o Papillon - filhote ou não - é um parceiro muito leal, dócil e amoroso. 

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

    O cachorro Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Parentes distantes do Bulldog Francês, essas duas raças são muito confundidas, mas cada uma delas tem uma essência única. Saiba tudo sobre o Bulldog Inglês.

    Ver Todas >

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Adote um animal

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Veja em infográfico as raças de cachorro queridinhas dos brasileiros
    Adote um animal

    Veja em infográfico as raças de cachorro queridinhas dos brasileiros

    O Brasil certamente é um dos países que mais ama os cachorros. Eles estão em praticamente todos os lares e ganharam o título de membros da família, conquistando privilégios e até mesmo direitos na sociedade. E tem cachorro de todo jeito: pequeno, grande, peludo, com focinho achatado ou dobrinhas pelo corpo. O que importa é compartilhar a vida com esses seres que trazem tanta alegria para a casa.

    Setembro amarelo: tutoras compartilham como seus animais de estimação ajudaram no tratamento da depressão
    Adote um animal

    Setembro amarelo: tutoras compartilham como seus animais de estimação ajudaram no tratamento da depressão

    Quem tem um animal de estimação em casa, sabe bem o quanto esses bichinhos podem fazer um bem danado para nós. Em meio a correria, os cachorros fofos e os gatinhos carinhosos podem tornar a rotina mais leve e prazerosa. Mas, o que poucos sabem é que, muita das vezes, eles podem ser grandes aliados para lidar com quadros mais difíceis, como a depressão. Sim, isso mesmo! Algumas pesquisas já comprovaram a teoria de que o convívio com animais auxilia no tratamento de depressão. Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com duas tutoras que contaram como os pets mudaram suas vidas e ajudaram a lidar com a doença. Veja só!

    Collie: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Collie: conheça algumas características da raça de cachorro

    Muitos podem confundir a raça Collie com um outro cãozinho de nome muito parecido, que é o Border Collie. Mas, embora possuam alguns traços físicos parecidos e ambos sejam de origem escocesa, o cachorro Collie - também conhecido como Rough Collie - tem lá suas particularidades. Se você nunca ouviu falar nesse cãozinho ou não sabe muitas informações, chegou a hora de saber mais sobre o cachorro Collie. 

    Ver Todas >