Cachorro

Lei Joca: Governo Federal anuncia novas regras para viagens de avião com animais

Publicado - 04 Novembro 2024 - 13h09

Atualizado - 04 Novembro 2024 - 13h24

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Em maio, a Câmara de Deputados aprovou o projeto de lei que propõe mudanças nas regras de transporte aéreo de cachorros e gatos. A PL foi nomeada Lei Joca, em homenagem ao  Golden Retriever de 5 anos que faleceu em abril durante viagem de avião realizada pela Gol. 

A morte do animal provocou grande comoção pública e gerou uma mobilização em defesa dos direitos dos animais. A repercussão motivou a criação de projetos para assegurar a segurança e o bem-estar de pets durante viagens aéreas. 

Na última quarta-feira (30), o governo estipulou novas regras quanto ao transporte aéreo de animais de estimação em um novo plano, chamado de Plano de Melhoria do Transporte Aéreo de Animais (PATA). Confira a seguir as novas diretrizes estipuladas para viajar com pets!

Imagem Quiz:Seu cãozinho está pronto para viajar com a família?

Seu cãozinho está pronto para viajar com a família?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Deputados aprovam novas regras para transporte aéreo de animais

Foi aprovada na Câmara dos Deputados no mês de maio a lei que estabelece novas regras para viajar com cachorro e gato de avião. O projeto de lei é antigo, foi proposto em 2022 após o sumiço da cadela Pandora durante conexão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Contudo, após a morte do Joca, o projeto ganhou forças novamente.

O falecimento do Golden Retriever gerou uma mobilização nas redes sociais, com pessoas pedindo por mudanças no transporte de animais em aviões. Tutores e figuras públicas aderiram à campanha compartilhando fotos de seus próprios pets, acompanhadas da legenda: “Não somos bagagem”. O projeto foi aprovado em votação simbólica, e, após aprovação, foi enviado para o Senado.

Quais são as novas regras para o transporte aéreo de animais?

Conforme o Governo Federal anunciou, as novas regras de transporte aéreo de animais estimação são as seguintes: 

  • As empresas aéreas ficam obrigadas a oferecer serviço de rastreamento de cães e gatos transportados, durante todo o trajeto. 
  • Criação de um canal de comunicação direta com os tutores para dar todas as orientações sobre regras de transporte, além de oferecer atualizações constantes sobre o status dos voos.
  • Cachorros e gatos deverão ser transportados dentro da cabine do avião, ou seja, não será mais aceito o transporte de animais de estimação no porão. A companhia aérea poderá recusar o transporte se a viagem oferecer um risco para a saúde do cachorro ou do gato.
  • Os aeroportos deverão obrigatoriamente ter um médico veterinário disponível para situações emergenciais, acompanhando o embarque, a acomodação e o desembarque do animal.
  • As companhias aéreas ainda deverão disponibilizar dados mensais sobre o transporte aéreo de animais, além de providenciar capacitação periódica às equipes.

Dessa forma, espera-se que os animais não sejam mais tratados como objeto durante as viagens, como se fossem bagagens no porão da aeronave. Eles merecem e devem ser tratados de maneira digna, transportados com segurança e conforto.
 

cachorro dentro de cabine de avião
Lei Joca estabelece que cachorros e gatos sejam transportados dentro da cabine do avião 

Relembre o caso Joca, o Golden Retriever que faleceu em viagem de avião

No dia 22 de abril, Joca e o tutor João Fantazzini chegaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para embarcar para Sinop, no Mato Grosso do Sul. No entanto, devido a uma falha da Gollog, empresa que realiza o transporte aéreo de animais na companhia Gol, Joca foi parar no destino errado, em Fortaleza, no Ceará.

A companhia aérea decidiu então levar Joca e o tutor de volta para São Paulo para se encontrarem. Joca possuía um atestado sanitário para o trânsito de cães indicando que ele estava apto para viajar no máximo 2 horas e meia. Contudo, a viagem que deveria durar apenas 2 horas, demorou 8 horas com o erro da companhia. Quando cachorro e tutor chegaram em São Paulo, João foi informado pelos funcionários da companhia que Joca não havia resistido e faleceu durante o trajeto.

Segundo o tutor de Joca, o animal foi transportado em péssimas condições pela Gol. Por pesar mais de 45 quilos, ele viajou no bagageiro do avião, e quando chegou em Fortaleza, ficou cerca de 1 hora e meia na pista de embarque e desembarque, preso dentro da caixa de transporte para cachorro sob sol de 36ºC. A família alega que os funcionários não retiraram o animal da caixa para passear, não o levaram para um ambiente refrigerado e nem deram água suficiente para ele. O atestado de óbito do animal mostrou que ele morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. 

Cuidados

Gato fazendo xixi no lugar errado é pra marcar território? Veja como resolver o problema

Encontrar o xixi de gato espalhado pela casa é uma situação, no mínimo, curiosa. Afinal, os bichanos são animais extremamente higiên...

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Cachorro

Vai viajar com cachorro no fim do ano? 7 dicas de segurança indispensáveis para trajetos de carro ou avião

Viajar com cachorro e colecionar novas memórias ao lado do seu amigo de quatro patas é uma experiência incrível. Mas será que você s...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Gato fazendo xixi no lugar errado é pra marcar território? Veja como resolver o problema

Encontrar o xixi de gato espalhado pela casa é uma situação, no mínimo, curiosa. Afinal, os bichanos são animais extremamente higiên...

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Cachorro

Vai viajar com cachorro no fim do ano? 7 dicas de segurança indispensáveis para trajetos de carro ou avião

Viajar com cachorro e colecionar novas memórias ao lado do seu amigo de quatro patas é uma experiência incrível. Mas será que você s...

Comportamento

As curiosidades sobre gatos mais bizarras: a falta de clavícula não vai te assustar mais depois de descobrir as outras

Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conhecendo as incríveis habilidades dos gatos (talvez os milhares de vídeos nas red...

Ver todas