Os barulhos de gatos são inúmeros. Estima-se que esses animais sejam capazes de emitir até 100 sons diferentes (ou mais!). Por isso, além do miado de gato, não estranhe se encontrar seu bichinho de estimação fazendo algum outro barulho. O chilrear, por exemplo, é uma sonoridade única, comumente utilizada para atrair presas. Quando o gato Savannah imita o som de pássaros e outros animais, como mostra um vídeo recente que viralizou, essa imitação é conhecida como chilrear. Aprenda mais sobre este som que gato faz a seguir!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é chilrear?

O chilrear dos gatos — ou simplesmente chilro — é um som bem específico que os felinos reproduzem para atrair outros animais. O ruído é como se fosse uma imitação bem semelhante ao som de pássaros, esquilos e aves. Pelo menos foi isso que registraram quando filmaram um gato Savannah fazendo o mesmo barulho de esquilos, corvos, tordos e até de um falcão.

De todos os sons, gatos usam o chilrear como uma incrível habilidade de caça. Isso porque, embora sejam animais domesticados, vários instintos selvagens prevaleceram no comportamento dos felinos. Um deles é justamente o instinto caçador, que faz com que esses animais reproduzam até hoje o chilrear quando veem alguma presa interessante. Esse, inclusive, também é um dos motivos por que os gatos atendem o “pss pss”: o som se assemelha muito aos ruídos e barulhos que as presas fazem e logo despertam o interesse do bichano.

Também especula-se que esse barulho de gatos seja comum em filhotes durante a amamentação. Nesse caso, o chilrear lembra uma mistura de miado com ronrom. Seria uma forma dos gatos filhotes se comunicarem com a mãe gata — mas mesmo depois dessa fase, alguns gatinhos podem continuar chilreando como parte da sua comunicação.

O que é o kekeke do gato?

Esse barulhinho do gato, popularmente chamado de “kekeke”, nada mais é do que o chilrear. É um som que os animais fazem em várias ocasiões, mas sempre envolvem uma presa, como:

  • Avistar uma presa em potencial, mas ela está inalcançável;
  • Imitar o som de pássaros e outros animais para atraí-los;
  • Reação involuntária ao ver uma presa.  

Gato olhando para um pássaro na sua frente

Vale dizer que, em português, chilrear é uma palavra que normalmente é associada ao canto dos pássaros — mas que também pode ser um dos sons dos gatos. Já em inglês, o chilrear é chamado de "chatter" ou "chirp" e é traduzido como o ato de “tagarelar”.

Como o chilrear é capaz de atrair presas?

Ao chilrear, a ideia é que o gato chame a atenção da presa e faça com que ela venha até ele. Assim, ele estaria preparado para dar o “bote”. Na natureza selvagem, essa é considerada uma habilidade e tanto, já que os felinos antigamente precisavam caçar para sobreviver. Hoje, esse instinto selvagem dos gatos não tem tanta finalidade, mas ainda assim pode render muita curiosidade entre os pais de pet que escutam o barulho de gatos chilreando.

Gatos fazendo barulhos estranhos podem ter outros significados

O chilrear é só mais dos vários sons de gatos! Veja abaixo quais outros barulhos esses animais fazem:

  • Miado de gato — É o som mais comum emitido por esses animais, mas podem ter diferentes significados de acordo com a frequência, volume e duração.
  • Miado estranho de gato — Um gato miando estranho provavelmente está assustado ou com algum problema de saúde. Em alguns casos, o som (que até parece outra língua) pode anteceder vômitos.
  • Miado de gato no cio — É um barulho de gatos bem estridente e diferenciado. Tem um som melancólico e até parece um choro, além de ser muito prolongado e frequente durante o cio de gato.
  • Ronronar — É um barulhinho de gato que geralmente surge durante o carinho. O som é produzido quando o animal puxa o ar para dentro com muita força e pode ter relação satisfação e confiança, mas também com outros motivos.
  • Grunhido — Um gato bravo normalmente emite ruídos mais agressivos, como grunhidos e até rosnados. O som costuma ser mais agudo e longo do que o normal.
  • Murmúrio — Esse é um dos sons de gato mais fofos, porque é como se fosse uma mistura de ronronar, grunhir e miar. Costuma ter uma associação super positiva, mostrando um gato feliz e satisfeito.