close
Raças

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Atualizado · 19 de maio de 2022 · 13h02

Publicado · 19/05/2022 · 13h02

Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

Se você gosta de gato exótico e não perde a chance de admirar a singularidade desses animais, esse momento é seu: o Patas da Casa reuniu as raças de gato mais exóticas do mundo no infográfico abaixo. Confira!

Para se destacar como um gato exótico, o bichano deve apresentar características bem peculiares
Para se destacar como um gato exótico, o bichano deve apresentar características bem peculiares

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Adote um animal

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

1) Sphynx chama atenção por ser um gato sem pelo

É bem provável que você já conheça o gato Sphynx ou tenha visto uma foto dele por aí. Famoso por ser um gato sem pelo, o bichano encanta qualquer um com sua aparência diferenciada e exótica. Com orelhas pontiagudas e um olhar atento, esse animal tem uma pele toda enrugadinha coberta por uma fina camada de pelos (sim, ele não é totalmente pelado!).

Carinhoso e muito apegado com seus donos, o Sphynx é o companheiro perfeito para qualquer família. Sempre atencioso e brincalhão, essa é uma das raças mais dóceis que existe, além de ser um gato bem quentinho! Ele é comunicativo, mas não mia à toa e tem muita facilidade em aprender comandos e truques.

2) O Savannah é uma raça de gato híbrida bem exótica

Originário dos Estados Unidos, o exótico gato Savannah é uma mistura de felino doméstico com um Serval Africano. Ou seja, é um gato híbrido! Ele pode pertencer a diferentes linhagens, sendo mais próximo (F1) ou mais distante (F5) de seus ancestrais selvagens. Quanto ao seu comportamento, pode-se dizer que Savannah é um gato extrovertido e que gosta de explorar cada cantinho da casa, cheio de energia. Ele dificilmente fica parado.

Observador e curioso por natureza, o gato Savannah é inteligente e adora ser estimulado, tanto fisicamente quanto mentalmente. A gatificação da casa é super recomendada! Ele é independente e sabe se virar bem sozinho, além de não se apegar aos humanos com tanta facilidade.

3) Gato Bengal vem do cruzamento com um leopardo selvagem

Outra raça de gato híbrido que nasceu nos Estados Unidos foi o gato-de-Bengala (ou simplesmente gato Bengal). Ele vem do cruzamento entre um gatinho comum com um leopardo selvagem, e por isso tem uma aparência bem característica - alguns até chegam a compará-lo com um tigre. Mas, ao contrário do Savannah, o gato Bengal não é tão extrovertido. Esse é um bichano muito mais reservado e pouco sociável, com instintos bem aflorados (especialmente aqueles da geração F1 e F2).

Tem bastante energia para gastar e ama aproveitar os espaços ao ar livre. Ele é bem agitado, com comportamento típico de um caçador e que, ao mesmo tempo, tem uma inteligência fora do comum. Não é à toa que o gato-de-Bengala é um dos gatos mais inteligentes do mundo!

4) Khao Manee é um dos gatos mais raros e caros do mundo

É fácil se apaixonar pela beleza do Khao Manee: com pelos branquinhos e bem macios, essa é uma raça tailandesa que é rara e muito exótica. Além de ser uma das raças de gatos brancos mais queridinhas, o Khao Manee também tem uma característica particular que sempre chama a atenção: ele pode apresentar heterocromia. Ou seja, ter um olho de cada cor, como azul e verde. 

Para além das aparências, o exótico gato Khao Manee é muito brincalhão e apegado com os donos. É comunicativo, então os miados são bem frequentes na convivência com ele. Além disso, é sociável e tem uma curiosidade aguçada, então adora brincadeiras que estimulam esse lado dele.

5) O Peterbald é outro gato sem pelo bem peculiar

Se você pensa que o Sphynx é o único gato sem pelo, está muito enganado - e o Peterbald é a prova viva disso! A raça, que é originária da Rússia, não é totalmente pelada, mas chama atenção por ter pouco pelo e é muito rara. Ela é resultado do cruzamento entre o Sphynx com outras raças, como o gato Siamês, e é considerada relativamente recente, pois surgiu por volta de 1994.

O Peterbald tem uma grande facilidade de adaptação, diferente da maioria dos felinos, e é muito inteligente. Por outro lado, é um gatinho que se apega muito rápido aos donos e logo se torna dependente. A raça Peterbald também adora se comunicar, então os miados de gato podem ser frequentes na convivência com o pet.

6) Abissínio: o gatinho etíope é puro charme

Outro gato exótico e com uma beleza de outro mundo é o Abissínio. Com uma pelagem alaranjada e orelhas grandes que parecem estar sempre alertas, a raça parece um filhote de onça parda (ou puma). Mas não se engane: o Abissínio não encanta só por conta da sua aparência, ele também tem uma personalidade apaixonante. Dócil, carinhoso e super brincalhão, o gatinho se apega rapidamente às pessoas que convivem com ele.

Ele não é muito de miar, mas adora estar pertinho dos humanos e têm diferentes formas de demonstrar o seu amor de gato. Apesar de não ser uma das raças de gato mais populares no Brasil, o Abissínio tem muitas qualidades que todo tutor procura em um bichinho de estimação.

Redação: Juliana Melo

Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

Próxima matéria

Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!
Saúde

Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!

O plano de saúde para gatos pode ser uma ótima alternativa para quem tem um felino em casa! Os pets fazem parte da família e, como qualquer ente querido, demandam atenção e cuidados especiais. No caso dos gatinhos, essa série de precauções inclui check-ups anuais, vacinas e visitas frequentes ao consultório veterinário. Manter essa rotina saudável não precisa, necessariamente, ser um peso no orçamento.

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Quais são as 10 raças de gato mais populares do Brasil? Confira o ranking!
Raças

Quais são as 10 raças de gato mais populares do Brasil? Confira o ranking!

Os gatos são, de fato, animais apaixonantes. Sejam elegantes e misteriosos, tímidos ou destemidos, peludinhos ou não, os felinos possuem características e personalidades específicas que têm conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros. Mas será que existe uma raça que é mais popular do que as outras? Para descobrir quais são as raças de gato que mais fazem nos lares brasileiros, nós separamos um top 10 com os bichanos mais queridinhos do país. Dá uma olhada e tente não se apaixonar!

Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
Cuidados

Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

Ver Todas >

Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza
Adote um animal

Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza

O gato de Pelo Curto Inglês - também chamado de gato British Shorthair - é uma raça de gato cinza encantadora (mas que pode ser encontrada em outras cores)! Além da aparência exuberante e felpuda, o bichano tem várias qualidades que fazem dele um bichinho de estimação único. Não é à toa que, apesar da origem inglesa, o gato de Pelo Curto Inglês conquistou a simpatia de muitos gateiros ao redor do mundo.

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco
Adote um animal

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola, graças ao personagem de desenho animado de mesmo nome - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo
Adote um animal

Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. 

100 dicas de nomes para gatos brancos
Adote um animal

100 dicas de nomes para gatos brancos

A hora de escolher um bom nome para gatos (branco ou de qualquer outra cor) é sempre muito delicada. Afinal, essa é uma denominação que vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida! Portanto, a decisão deve ser pensada com muita cautela para depois não haver nenhum arrependimento (as trocas constantes podem acabar confundindo a cabeça do bichano e por isso devem ser evitadas).

Ver Todas >