O termo icterícia em gatos pode até parecer complicado no universo felino, mas na prática essa condição se refere a uma mudança na coloração das mucosas do animal, que pode ter causas variadas. Assim como acontece com os humanos, a saúde do gato também é vulnerável a inúmeros problemas, e é por isso que os tutores devem sempre estar atentos a qualquer anomalia que possa surgir no corpo dos felinos. Para esclarecer as principais dúvidas sobre a icterícia em gatos, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário Matheus Moreira. Veja só o que ele nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, o que é a icterícia em gatos?

Segundo o especialista, a icterícia é uma manifestação clínica bem comum em gatos que tem como principal característica a coloração amarelada das mucosas e da pele, devido ao acúmulo de pigmentos biliares. “Ela pode ser de causa pré-hepática, hepática ou pós-hepática. Na pré-hepática, é geralmente causada por hemólise, que por sua vez causa uma produção exagerada de bilirrubina. Na hepática, está relacionada com a insuficiência hepática, que faz com que o fígado não metabolize a bilirrubina de forma eficiente. Por fim, na pós-hepática, geralmente ocorre por uma obstrução do ducto biliar que gera um acúmulo de bilirrubina na corrente sanguínea”, explica.

Icterícia: gato desenvolve o problema devido a outras doenças

Em primeiro lugar, é importante compreender que a icterícia em gatos é uma manifestação clínica causada por outras enfermidades. Ou seja, trata-se principalmente de um quadro que é associado a uma doença de base. Tendo isso em vista, o médico veterinário alerta: “As principais causas da icterícia em gatos são doenças como: lipidose hepática, complexo colangio hepatite, tríade felina (fígado, pâncreas e intestino), micoplasmose felina (uma doença que tem como principal vetor as pulgas) e platinosomose (quando ocorre a ingestão de uma lagartixa)”.

icterícia em gatos: gato preto cansado

Icterícia em gatos: sintomas, diagnóstico e tratamento

 

Os principais sintomas da icterícia em gatos, de acordo com Matheus, são a coloração amarelada das mucosas e/ou na pele, perda de apetite, vômitos e letargia. Se houver qualquer suspeita do quadro, é necessário buscar orientação profissional para que o diagnóstico seja feito: “O diagnóstico clínico é auxiliado por exames laboratoriais e ultrassonografia abdominal”.

Em seguida, muitos tutores começam a se questionar como curar a icterícia em gatos, mas é preciso ter certa calma e seguir as recomendações médicas. “Esse é um sinal clínico reversível após o tratamento da doença de base”, explica o especialista. Ou seja, seu gatinho vai ficar bem, ele só precisa tratar o problema principal para melhorar da icterícia.

Vale destacar ainda que a automedicação nunca deve ser uma opção, porque pode acabar prejudicando a saúde do seu pet. Então nada de buscar na internet um remédio para icterícia em gatos, hein? Procure sempre um médico veterinário!

É possível prevenir a icterícia em gatos?

Embora a icterícia esteja associada principalmente a outras enfermidades, Matheus revela que é possível adotar algumas medidas preventivas que ajudam a manter o problema longe. “O controle de ectoparasitas e endoparasitas é de extrema importância para evitar o desenvolvimento de algumas doenças”, destaca. Além disso, outro alerta do veterinário é com a alimentação do animal: “Dietas ricas em gordura e animais acima do peso estão mais suscetíveis a chegar nesse quadro”. Portanto, investir em rações de qualidade e incentivar o seu pet a se exercitar regularmente é super importante, não apenas pelo bem-estar dele, mas para ajudar a prevenir algumas doenças também.

Redação: Juliana Melo