Comportamento animal

Husky Siberiano aprende a usar botões de comando a avisa donos quando a fralda do bebê está suja

Publicado - 15 Janeiro 2024 - 14h45

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quando o assunto é cachorro inteligente, o Husky Siberiano se destaca. Não à toa, o  cachorro Husky Siberiano figura no top 50 do ranking de inteligência canina. A facilidade de memorizar comandos para cachorro e se comunicar são pontos altos da personalidade da raça. 

Nos últimos anos, algumas tecnologias surgiram para potencializar ainda mais a comunicação entre os cães e seus tutores. Um exemplo são os botões de comando, um sistema interativo de aprendizagem que permite ao cachorro “falar” quando quer expressar algo. E os cães podem surpreender: é o caso de um cãozinho da raça Husky Siberiano que aprendeu a avisar aos tutores quando a fralda do bebê está suja. O vídeo viralizou no instagram e deixou muita gente de boca aberta!

Husky Siberiano é uma raça com alta habilidade de comunicação

Cachorros inteligentes desenvolvem seus próprios mecanismos de comunicação para expressarem o que querem. O Husky Siberiano naturalmente gosta muito de “conversar” com os tutores. Inclusive, eles podem ser bem barulhentos: o cachorro uivando é normal na rotina de quem tem esse pet. Usar essa habilidade de comunicação da raça, portanto, é uma forma de desenvolver sua cognição. 

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais inteligente, brincalhão ou calmo?

Seu cachorro é mais inteligente, brincalhão ou calmo?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Husky Siberiano de frente para botões de comando coloridos
Husky Siberiano inteligente aciona botão para avisar tutores que fralde de bebê está suja

Cachorro inteligente usa botões de comando para ajudar o tutor a cuidar de bebê!

Com mais de 1 milhão de curtidas no Instagram, um cachorro Husky Siberiano surpreendeu a todos com sua habilidade de babá. Enquanto o tutor faz outras coisas, o pet fica em alerta ao lado da criança. Por conta do seu olfato poderoso, logo o animal detecta algo na fralda do bebê.

E é aí que a mágica acontece: depois de cheirá-lo para confirmar, o cachorro aperta o botão de comando que indica “cocô” e outro que sinaliza “troque a fralda”. Em seguida, o tutor checa a fralda do bebê e diz: “Você está certo, vou trocar”. Veja o vídeo completo!

Como treinar cachorro com botões de comando?

Já imaginou seu cãozinho expressando seus desejos e pensamentos usando um conjunto de botões coloridos? O truque está em começar devagarinho. Pegue um botão, atribua a ele um comando simples, como "comida" ou "passeio", e toda vez que realizar a ação correspondente, pressione o botão. Seu cachorrinho logo entenderá a mágica conexão entre o botão e o que ele deseja. Você pode começar a testar como adestrar cachorro com os botões com os seguintes passos:

Passo 1) Comece reunindo alguns petiscos e pressionando o botão que já possui uma gravação. Ofereça a recompensa ao seu cão imediatamente.

Passo 2) Em seguida, instrua o cão a pressionar o brinquedo. Para fazer isso, utilize o comando padrão, como "toca aqui" (o toque deve ser na peça, não na mão do tutor). Apresente o petisco, dê o comando e, quando ele seguir a instrução, conceda a recompensa.

Passo 3) Repita esse processo várias vezes para que o cão associe a ação de tocar ao botão à recompensa, compreendendo que, ao "pedir comida", será recompensado.

Seja paciente, afinal, eles têm que aprender uma nova língua, literalmente. À medida que seu amigão peludo começa a entender o "idioma de botões", você pode aumentar a complexidade dos comandos e impressionar seus amigos com as habilidades.

De onde surgiu a ideia de usar botões de comandos para cachorro?

Christina Hunger, uma fonoaudióloga que nutre uma paixão por como os cachorros se comunicam, foi quem primeiro cogitou a utilização dos botões de comando com os animais. Após adotar Stella, uma filhote da raça Boiadeiro Australiano, ela observou que a cadela demonstrava uma habilidade pré-linguística semelhante àquela das crianças que atendia em seu consultório. Diante dessa percepção, decidiu experimentar os botões, e o resultado foi incrivelmente positivo.

Essa abordagem não apenas fortalece o vínculo entre cachorro e dono, mas também proporciona uma nova perspectiva sobre a inteligência e a comunicação dos nossos amigos de quatro patas. E assim, os botões de comando se tornaram a mais recente tendência entre os amantes de cachorros.

Como estreitar a relação de criança com cachorro?

Os peludinhos, conhecidos por sua lealdade, muitas vezes se transformam em verdadeiras babás quando um bebê chega na família. Desde os primeiros momentos, os cães demonstram uma tendência a criar uma relação com os bebês, como se soubessem que ali está uma parte da família que precisa de cuidados. 

Os cachorros, muitas vezes, ficam ao lado dos pequeninos como se fossem seus guardiões pessoais. O Husky Siberiano, assim como o Golden Retriever e o Labrador, se destaca por sua afinidade com os bebês, proporcionando uma convivência segura. Um Husky Siberiano filhote tende a desenvolver laços profundos de cachorro e criança, quando criados juntos desde cedo. 

Essa aproximação, porém, precisa ser cautelosa e supervisionada para evitar ciúmes e acidentes. O cachorro precisa ser preparado ainda na gravidez para a chegada de um novo membro. Ao apresentá-los, é importante fazer a socialização correta. Um adestrador ou comportamentalista animal pode ajudar nesse processo. 


 

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas