Adoção animal

Hokkaido: saiba tudo sobre o cachorro japonês

Publicado - 24 Março 2023 - 18h43

Atualizado - 02 Maio 2024 - 11h18

Existem várias raças de cachorros japoneses, e uma delas é o Hokkaido. O cão, embora seja pouco conhecido fora do seu país de origem, tem várias qualidades que fazem dele um companheiro muito especial. Ele tem porte médio, é bem peludinho e, graças ao padrão de cores da raça, o Hokkaido muitas vezes acaba sendo confundido com o Akita e o Shiba Inu . Em relação ao comportamento, o cãozinho surpreende com um jeito amoroso, brincalhão e bastante ativo.

Ficou curioso para conhecer melhor esse cachorro do Japão? A gente te ajuda nessa missão: o Patas da Casa reuniu uma série de informações sobre o cão Hokkaido, como características físicas, temperamento, cuidados e outras curiosidades. Saiba tudo a seguir!

A origem do cão Hokkaido

O Hokkaido é um cachorro do Japão, assim como as raças Akita, Shiba Inu e Spitz Japonês. Aliás, uma curiosidade, inclusive, é que o Hokkaido é categorizado como cães do tipo Spitz, embora ele seja muito mais parecido fisicamente com o Shiba e o Akita. Mas e como a raça surgiu? A história remonta a era Kamakura, por volta de 1140. Acredita-se que o cão Hokkaido seja descendente de cães que acompanharam os imigrantes de Honshu - a principal ilha japonesa - em direção a ilha de Hokkaido durante esse período.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Originalmente, o Hokkaido era utilizado como cão de caça, mas a natureza protetora do pet também contribui para que ele seja usado como cão de guarda. Não se sabe ao certo quais raças deram origem a este cachorro do Japão, mas alguns exemplares podem ter a língua azul/roxa, o que leva a crer que exista algum grau de parentesco com o Chow Chow e o Shar Pei.

Hokkaido: cachorro é atlético e tem padrão de cores parecido com o Akita

O cão Hokkaido é um cachorro de porte médio, que pode medir entre 45 e 52 centímetros de altura e pesar de 20 a 30 kg. A raça tem um corpo atlético e elegante, além de apresentar um rosto com formato triangular, orelhas pontudas, focinho ligeiramente alongado e um rabo de cachorro enrolado em forma de espiral - característica que também é comum ao Shiba Inu e Akita.

E por falar nisso, não podemos deixar de lado a pelagem do Hokkaido. Cachorro tem pelos espessos com os fios externos duros e retos, e o subpelo mais macio e denso. As cores da raça Hokkaido se confundem com as do Akita e Shiba, já que o sésamo (pelo fulvo avermelhado com as pontas pretas) é bem comum entre esses três cachorros japoneses. No entanto, o Hokkaido ainda pode ser encontrado com outras tonalidades, como: branco (que é um dos mais populares), vermelho, preto, tigrado e bicolor (castanho e preto).

 

O cão Hokkaido tem porte médio e o rabinho enroladoCachorro japonês: assim como o Akita e o Shiba, o Hokkaido tem o padrão sésamoO Hokkaido também pode ser encontrado em outras cores, como o tigrado

 

Hokkaido é vigilante e protetor, mas também carinhoso e leal

 

  • Convivência

Pensa em um cachorro leal, dócil e, ao mesmo tempo, muito alerta para tudo que acontece: esse é o Hokkaido. Cão era muito utilizado para caçar animais e guardar propriedades, o que justifica esse comportamento de vigília. Ele muitas vezes é movido por um instinto protetor e tende a ser desconfiado com quem não conhece, mas não é agressivo. No entanto, o Hokkaido pode ficar em estado de alerta quando suspeita que tem algo de errado e faz de tudo para proteger quem ele ama.

Apesar do seu passado como guarda e caçador, o Hokkaido é um ótimo cão de companhia. Ele é adaptável, inteligente e, se for devidamente socializado e adestrado nos primeiros anos, certamente se tornará um cachorrinho muito sociável e confiante. Isso tudo também se deve graças à personalidade tranquila e obediente da raça, além da enorme lealdade que ela tem com os donos.

O Hokkaido também pode ser um bom cachorro para apartamento, desde que suas necessidades básicas sejam atendidas (principalmente quanto ao gasto de energia). Eles são cães bem ativos e brincalhões, por isso precisam passear bastante e ter muitos estímulos no seu dia a dia. Caso contrário, podem ficar entediados, estressados e ansiosos.

  • Socialização

O Hokkaido é um cachorro que precisa de socialização desde cedo por causa do seu temperamento desconfiado. Ele costuma ser carinhoso com a família, mas tímido e reservado com estranhos. No entanto, se socializados, eles podem se tornar mais amigáveis. Além disso, a relação do cachorro com crianças costuma ser positiva, ainda mais se eles foram criados juntos. Já com outros cães e animais, o Hokkaido pode ser imprevisível, mas se passar pela socialização corretamente tem tudo para ter uma convivência harmoniosa.

  • Adestramento

O Hokkaido é um cachorro inteligente e que gosta bastante de agradar os donos. Ou seja, obediência é com ele mesmo! Mas, mesmo sendo uma raça facilmente treinável, é importante destacar que o tutor precisa ter uma liderança firme durante os treinamentos. A dica é apostar em reforços positivos, recompensando o animal com petiscos e outros agrados para estimulá-lo a repetir o bom comportamento. No geral, o adestramento de cães da raça Hokkaido não é difícil, mas com associações positivas tudo fica ainda mais fácil.

3 curiosidades sobre o cão Hokkaido

1) O Hokkaido é um cachorro que é considerado monumento natural vivo do Japão desde 1937, e é protegido por lei.

2) Estima-se que sejam registrados entre 900 e 1.000 cães da raça Hokkaido por ano.

3) Em alguns lugares do Japão, a raça também é conhecida como Seta, Shita e Ainu-ken.

Hokkaido filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O cão Hokkaido não deve ser separado da sua mãe até completar dois meses de idade. Nessa fase inicial, a amamentação é a principal fonte de nutrientes do animal. Além disso, os laços sociais que se criam nessa fase são fundamentais para o desenvolvimento do pet. Depois de levá-lo para casa, o cachorro já começa a ficar mais ativo e tem sede de conhecer o mundo. Ele vai querer explorar cada cantinho do seu novo lar, e é o momento certo para fortalecer os vínculos com o Hokkaido.

Cachorro filhote também precisa de alguns cuidados na casa nova. Ele deve ter uma caminha para dormir, bebedouro, comedouro e uma ração apropriada para a sua idade. Além disso, brinquedos, tapetes higiênicos e outros itens de higiene são fundamentais para cuidar das necessidades do doguinho.

Para completar, o cão Hokkaido filhote também precisa de atenção especial com a sua saúde: logo nos primeiros meses, é imprescindível a aplicação de todas as vacinas para cachorro obrigatórias. Somente depois que o pet completar o esquema vacinal ele estará pronto para os primeiros passeios e para a socialização.

cão da raça Hokkaido filhote suspenso no ar por mulher oriental
O cão Hokkaido filhote é cheio de energia e precisa de uma alimentação apropriada

Hokkaido: cachorro precisa de alguns cuidados básicos com a rotina

  • Banho: o Hokkaido é um cão que não gosta muito de se molhar e, por serem bem peludos e resistentes, não há uma frequência ideal de banhos. O ideal é observar a necessidade de cada pet.
  • Escovação: deve-se escovar os pelos do cachorro Hokkaido entre duas e três vezes por semana. Durante o período de troca de pelos, o cuidado deve aumentar.
  • Unhas: as garras do cão Hokkaido não devem ficar muito compridas. Por isso, o tutor deve avaliar o comprimento e aparar as unhas do cachorro a cada 15 dias ou uma vez por mês.
  • Dentes: é bom acostumar o Hokkaido a escovar os dentes desde cedo para evitar problemas como o tártaro. O cuidado deve ser realizado entre duas e três vezes por semana.
  • Orelhas: para prevenir infecções, verifique semanalmente a orelha do cachorro Hokkaido e limpe a região com produtos adequados quando necessário.

O que você precisa saber sobre a saúde do cão Hokkaido

O Hokkaido é um cachorro forte e resistente, mas que, assim como qualquer outro, pode adoecer e ter problemas de saúde. Embora não haja uma predisposição genética nem nada do tipo, algumas condições que costumam afetar a raça são a displasia coxofemoral e a luxação de patela em cães. Por isso, é importante sempre observar qualquer alteração no comportamento do cachorro para buscar ajuda.

O acompanhamento veterinário é um cuidado essencial com o Hokkaido. Cão tem tudo para ser saudável, mas parte da responsabilidade também é do tutor, que deve manter o calendário vacinal sempre atualizado, assim como os vermífugos e remédios antiparasitários.

Cachorro Hokkaido: preço da raça não é dos mais baratos

Se você se apaixonou pelo Hokkaido, precisa saber que essa raça não é comum fora do Japão e, por isso, o preço costuma ser caro. De uma maneira geral, é possível encontrar exemplares sendo vendidos por valores entre $ 1.000 e $ 1.500. Convertendo para o real, esse preço pode flutuar entre R$ 5.000 e R$ 8.000, fora as taxas de importação do animal. Ou seja, você precisa estar bem preparado financeiramente se quiser trazer um cão Hokkaido para o Brasil!

Mesmo que você opte por fazer essa compra internacional, lembramos que é importante procurar um canil de cachorro confiável. As condições do estabelecimento devem ser adequadas e ele deve ter boas referências. Para isso, consulte avaliações na internet e pergunte a opinião de outros tutores de cachorro.

Raio-x do cachorro Hokkaido

Origem: Japão
Pelagem: externo duro e reto; subpelo macio e denso
Cores: sésamo, branco, vermelho, preto, tigrado, preto e castanho
Personalidade: dócil, alerta, obediente e corajoso
Altura: 45 a 52 cm
Peso: 20 a 30 kg
Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Adote um animal

50 nomes para cadelas pretas: ideias criativas para te ajudar a nomear o pet recém-adotado

Encontrar uma lista com 50 nomes para cadelas recém-adotadas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, existem milhares de inspirações...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas