A hiperplasia mamária felina é uma doença bem comum entre as gatinhas e ocorre quando há um aumento excessivo das mamas com muita rapidez. Existem algumas causas para o desenvolvimento do problema, uma delas é a aplicação de vacina para cio de gato nas fêmeas. Em todos os casos, a castração é a melhor forma de prevenir esse tipo de problema. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a médica veterinária Amanda Miranda, do Rio de Janeiro. Chega mais para saber tudo sobre a doença!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Hiperplasia mamária felina: o que você precisa saber sobre essa doença?

Quando falamos em hiperplasia mamária felina, precisamos entender que essa doença não é um câncer em gatos, mas sim uma alteração não neoplásica (maligna). Por isso, o problema não é tratado como um tumor em gatos: é uma alteração em uma ou mais mamas da gatinha.

Existem algumas razões que podem levar a gatinha a ter essa doença: “O aumento das mamas está relacionado com o aumento na produção hormonal, podendo ocorrer em gatas de qualquer idade, não castradas, a partir do primeiro cio. É mais observada em animais que receberam vacina para cio de gato e fêmeas em início de gestação”, explica a veterinária. Em casos mais graves, em que há uma infecção generalizada e até necrose das mamas, o tratamento deve ser imediato para preservar a vida do animal.

Hiperplasia mamária felina: vacina para cio de gato agrava a doença

Se você optar por não castrar seu animal, saiba que isso pode acarretar alguns problemas de saúde. A castração não altera a personalidade dos felinos e pode, inclusive, apaziguar alguns comportamentos mais incômodos, como o ato de demarcar território ou miados excessivos durante o cio. Para evitar que a gata fique grávida e dê filhotes por aí, é normal utilizarem uma injeção de progesterona, também conhecida como vacina para cio de gato. “Quando os animais passam pela administração da injeção de progesterona há um grande aumento na concentração da mesma no organismo, favorecendo a evolução do quadro”, explica Amanda.

Cuidar de gato: quais os sintomas da hiperplasia mamária felina?

 

Imagens da hiperplasia mamária felina!Hiperplasia mamária felina ocorre quando há um aumento de uma ou mais mamas na gatinha

 

Segundo a veterinária Amanda, o principal sintoma da hiperplasia mamária felina é o aumento de uma ou mais mamas com consistência firme, sem presença de dor e inflamação. Mas existem outros sintomas que devem ser observados: 

 

  • Apatia

  • Anorexia

  • Febre

  • Desidratação

  • Dificuldade para andar

No caso de evolução do caso, é possível observar necrose das mamas afetadas e, em casos mais graves, o animal pode não conseguir se manter em pé. “Se só houver o aumento do volume, o tratamento é feito com o uso de antiprogestágenos, caso contrário o tratamento vai ser feito de acordo com as alterações e sintomas apresentados”, finaliza a veterinária. 

Hiperplasia mamária felina: como evitar e tratar a doença?

A única maneira de evitar a hiperplasia mamária felina é com a castração. Não há outra forma de impedir que isso aconteça. É importante lembrar que a castração é sinônimo de cuidar de gato e vai além de impedir a reprodução. Evita doenças, tumores, câncer de útero, diminui a agressividade dos animais, a marcação de território e também as fugas. Animais que são castrados têm mais longevidade e qualidade de vida. 

Redação: Júlia Cruz