A pata de cachorro ressecada é um problema muito comum na vida dos pais de pet e pode acontecer por diferentes motivos. Um deles é a falta de hidratação adequada na região, seja após os passeios ou por causa de uma exposição solar excessiva. Para contornar esse tipo de situação, existe o creme hidratante para patas de cachorro. Mas como esse produto funciona e qual a forma certa de aplicá-lo no corpo do seu amigo? Receitas caseiras de hidratante natural para patas de cachorro são uma alternativa? Te contamos tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é o hidratante para patas de cachorro e como ele funciona?

Esse produto geralmente é indicado para manter as regiões mais secas do corpo do animal sempre hidratadas, como as patas e os cotovelos. Os componentes presentes nele que ajudam a evitar o ressecamento das patas são, principalmente, o D-pantenol, aloe vera e óleo de calêndula. Além deles, outros ingredientes naturais podem ajudar a manter o efeito de hidratação na pata de cachorro ressecada. É possível encontrar diferentes tipos de produto, tanto em forma de spray quanto em forma de loção. Atenção: hidratantes de uso humano não são permitidos, porque podem causar alergias na pele do animal.

Mas como hidratar a pata do cachorro da maneira certa? Não é muito difícil: sempre que vocês voltarem de um passeio, é bom higienizar as patinhas do animal com um lenço umedecido. Em seguida, vale passar um pouco de hidratante para patas de cachorro, pois as almofadinhas - também chamadas de coxins - podem ressecar com muita facilidade, principalmente quando entram em contato com o asfalto. O mesmo vale para os dias frios, que aumentam o ressecamento da pele. Com muita calma, pegue a patinha do seu amigo e massageie lentamente até que o produto seja absorvido.

 

tutor passando hidratante para patas de cachorro

Hidratante para patas de cachorro caseiro também é uma opção. Veja algumas dicas!

 

Antes de iniciar qualquer procedimento caseiro, é necessário conversar com um médico veterinário de confiança para se certificar de que a receita não fará mal ao seu cãozinho. Dito isso, existem algumas opções de hidratante natural para patas de cachorro que podem ser utilizadas em casa, como o azeite de oliva. Este é um produto de origem natural e que contém várias propriedades hidratantes, mas tem uma desvantagem: o produto pode acabar sujando a casa, os lençóis e o sofá. Por isso, não é uma opção muito utilizada. Além dele, a babosa e o vinagre de maçã também podem ser usados como hidratante para patas de cachorro.

Patas ásperas: cachorro precisa de outros cuidados com os coxins 

Não basta apenas saber como hidratar as patas de cachorro, o tutor também precisa levar em consideração outros cuidados no dia a dia para evitar qo ressecamento. Uma dica valiosa é evitar passear com o cachorro nos horários mais quentes do dia, pois esse costuma ser um dos principais motivos para a pata de cachorro ressecada. Prefira os passeios pela manhã, de preferência bem cedinho,  ou somente no final da tarde e noite.

O excesso de banhos também pode causar o ressecamento das patas do cachorro, assim como a exposição a temperaturas muito frias. Fora isso, não esqueça de incentivar bastante a hidratação do seu pet, já que beber bastante água também é uma forma de evitar o problema.

Redação: Juliana Melo