O Golden Retriever é um dos peludos mais queridos em todo o mundo. A raça tem uma personalidade afável, gentil e muito carinhosa com os humanos (sejam da família ou não). No entanto, o grande porte do Golden Retriever muitas vezes é visto como um impeditivo para quem mora em apartamentos e lugares menores. Afinal, além do espaço para acomodar o pet, a raça é ativa e tem uma quantidade razoável de energia para gastar no dia a dia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Levando tudo isso em consideração, muitas pessoas podem se perguntar: será que o Golden é um bom cachorro para apartamento? Quais são os principais cuidados ao levar um Golden Retriever filhote para casa? Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro!

O Golden Retriever é bom para apartamento?

O cachorro Golden é um ótimo companheiro para quem mora em apartamentos. Apesar de ser um cão ativo, ele não é muito agitado e sabe se comportar muito bem no dia a dia. Muito disso se deve à personalidade obediente e tranquila da raça. O Golden também é extremamente dócil, afetuoso e é um animal de fácil convivência.

Para os cachorros da raça, os humanos são seu maior amor. Por isso, você pode esperar um cãozinho bem apegado e que vai te seguir pela casa, te dar “lambeijos” inesperados e estar do seu lado em todos os momentos possíveis. Outra boa notícia é que o Golden Retriever é bem sociável e consegue se dar muito bem com todo tipo de gente - e até com outros bichinhos, como cães e gatos. Além disso, ele não é de latir, o que vai ser ótimo para os vizinhos!

No entanto, se você pretende ter um cachorro de raça grande em apartamento, deve estar preparado para lidar com o gasto de energia do pet. No caso do Golden Retriever, o ideal é apostar em pelo menos dois passeios diários, um na parte da manhã e outro no final da tarde/início da noite. Assim ele consegue extravasar toda a energia acumulada e satisfaz todas as suas necessidades (fisiológicas, instintivas e sociais).

Como é ter um cachorro grande, como o Golden Retriever, em apartamentos?

A ideia de que cachorros grandes não são ideais para viver em apartamentos e casas sem um quintal ou jardim é bem equivocada. É claro que o porte é algo que deve ser considerado, mas o que deve pesar nessa decisão é o comportamento, obediência e nível de energia do animal. Tem cachorros que são muito energéticos e não se adaptam muito bem a espaços mais “restritos”, mas raças como o Golden Retriever, Labrador, Husky Siberiano e Akita são excelentes para quem procura um cãopanheiro de apartamento .


Cachorro para apartamento: o Golden Retriever precisa gastar energia todos os dias
Cachorro para apartamento: o Golden Retriever precisa gastar energia todos os dias

Mas, claro, é importante ter em mente que “com grandes cachorros, vêm grandes responsabilidades”. Ou seja, você vai ter que estar preparado para dar atenção, levar para passear, comprar uma ração adequada para o porte/idade, e vários outros cuidados. Também é bom desmistificar a ideia de que o porte determina o nível de energia de um animal, pois existem cachorros grandes - como o Golden Retriever - que são muito mais calmos do que alguns cachorros pequenos, como o Jack Russell Terrier e a maioria dos cães do grupo Terrier.

Saiba quais são os principais cuidados com o dia a dia do Golden Retriever filhote e adulto

Além de ser um bom cachorro para apartamento, o Golden Retriever é um cão que é relativamente fácil de lidar e cuidar. Além da prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada, os pelos do animal precisam de uma rotina regular de escovação. Como ele é um cachorro muito peludo, os fios devem ser escovados diariamente. Já os banhos podem acontecer a cada 15 dias, conforme houver a necessidade. A exceção fica por conta do Golden Retriever filhote, que não pode tomar banho até completar três meses de idade.

Outros cuidados importantes são a escovação dos dentes, cortar as unhas do cachorro regularmente e limpar os ouvidos do Golden. No mais, é só apostar no enriquecimento ambiental para pets com muitos brinquedos e brincadeiras de cachorro para apartamento - o Golden Retriever certamente vai amar passar um tempinho brincando com você!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes