O Sokoke é uma raça de gato que chama atenção pela marcante pelagem, semelhante a uma casca de árvore. Originário da África, esse felino, extremamente ativo, afetuoso e carinhoso, surgiu de forma natural, sem nenhuma interferência humana. De porte médio, pode medir cerca de 35 cm e pesar entre 3 kg e 5 kg. Para conhecer mais sobre esse gatinho simpático, o Patas da Casa trouxe algumas informações sobre o Sokoke cat (ou gato Sokoke).

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato Sokoke é uma raça de origem africana 

Também conhecidos como African Shorthair, o gato Sokoke é originário do Quênia, um país localizado no continente africano caracterizado pelos planaltos montanhosos e por ser um local com muitos animais selvagens. Lá, o Sokoke é considerado um gato selvagem e vive de forma livre, em zonas urbanas, rurais e em tribos indígenas.

Contudo, em 1978, uma criadora de gatos inglesa capturou um felino da espécie e iniciou um programa de reprodução do Sokoke, originando os primeiros gatos domésticos da raça. As duas maiores organizações mundiais felinas, a The International Cat Association e a Federação Internacional Felina, reconheceram o Sokoke como uma nova raça de gato. 

Gato Sokoke tem uma pelagem parecida com casca de árvore

Com certeza a característica que mais chama atenção nessa raça é o pelo do gato Sokoke. Ele é tipo um gato malhado, mas o padrão das manchas no corpo é bem diferente e chamativo. Ele possui uma cor parda tigrada que se assemelha a coloração de uma casca de árvore, e seu pelo é bem baixinho e curto.

A pose do gato Sokoke é bem elegante devido ao corpo largo e forte. A cabeça é relativamente pequena e arredondada, e os olhos são de cor marrom, bem arredondados. A pata do gato Sokoke é bastante forte e desenvolvida, sendo as traseiras maiores que as da frente.

Gato Sokoke deitado de barriga para cima

O gato Sokoke é super amigável e brincalhão

Embora o cat Sokoke seja de origem selvagem, ele está longe de ser um felino arisco. Pelo contrário, a personalidade do gato Sokoke é super tranquila, dócil, amorosa e amigável. O felino é um gato falante que adora uma boa companhia humana, por isso não podem ser deixados sozinhos por longos períodos de tempo.

Além disso, devido a origem selvagem, o Sokoke é extremamente ativo e energético. Ele precisa de espaço para usar seus instintos selvagens e ser estimulado com brinquedos interativos para gatos. Para que esses felinos se adaptem à vida doméstica, é super recomendado investir no enriquecimento ambiental para gatos. 

Curiosidades sobre o gato Sokoke

Agora que você já conhece um pouco sobre o gatinho cor de madeira, é hora de descobrir algumas curiosidades da raça. 

  1. O gato Sokoke pode viver dos 10 aos 16 anos.
  2. Na Quênia, o Sokoke é chamado de “Khadzonzos”, que significa “casca”.
  3. Ele é uma das raças de gato mais cara do mundo, podendo custar 2 mil euros.
  4. É super indicado passear com gato dessa raça devido a alta energia e aspecto selvagem.