É quase impossível não se encantar com um gato siamês. A combinação dos olhos azuis com os pelos em tons de creme e chocolate é inconfundível! Mas sabia que eles são muito mais do que um rostinho bonito? A raça também é conhecida por se dar super bem com crianças e com outros bichos, além de ser muito ativa. Para você se apaixonar ainda mais por esse bichano, preparamos uma matéria inteira sobre eles!
Gato siamês filhote: conheças os primeiros cuidados necessários com a raça
Assim como qualquer filhote, o siamês é bastante ativo e precisa de brincadeiras para gastar a energia que parece ser ligada no 220v. Para isso, invista em brinquedos interativos, nichos e prateleiras suspensas. Além de se exercitar, eles desenvolvem seu instinto selvagem, que é muito importante para os felinos.
Já os cuidados com os filhotes de gato siamês não são diferentes de outras raças. Vacinas e vermífugos devem seguir o calendário estipulado pelo veterinário responsável pelo seu animal.
Gato siamês: conheça a personalidade da raça
O gato siamês é ótimo para famílias com crianças e outros pets. Muito companheiro, ele é amoroso e leal com seus donos e gosta de se aninhar no colo. Esse comportamento tem seu lado negativo, já que a raça pode ser bastante ciumenta e ficar arisca se percebe que seu dono está dando atenção para terceiros. Para amenizar esse comportamento, tenha em casa e incentive a brincadeira em arranhadores e bolinhas com guizo que possam ser usadas sem a participação de um adulto.
Gato siamês: saiba mais sobre a alimentação da raça

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
Quanto à alimentação, os cuidados com o gato siamês não diferem muito de outras raças. A ração e o pote de água devem estar sempre limpos e frescos. A água pode ser oferecida em fontes para gatos, já que a água corrente é a preferida dos bichanos! Como gatos não têm o hábito de beber quantidade ideal de líquidos, a ração úmida precisa estar incluída na alimentação. Já casos específicos como filhotes, animais idosos, com problemas renais, neurológicos, obesidade ou outros, precisam seguir uma dieta orientada pelo veterinário responsável pelo seu animal.
Gato siamês: saiba mais sobre a saúde da raça
Além dos problemas renais típicos dos felinos, os siameses podem sofrer de doenças respiratória como asma, por exemplo. Outra doença que atinge a raça é a amiloidose. Essa doença precisa de mais atenção, já que pode atingir rins e fígado.
A melhor maneira de cuidar da saúde do seu bichano é manter a regularidade nas visitas veterinárias, ter a carteira de vacinação sempre atualizada, vermifugar regularmente e oferecer uma alimentação balanceada e específica.
Redação: Mariana Almeida
