É quase impossível não se encantar com um gato Siamês. A combinação dos olhos azuis com os pelos em tons de creme e chocolate é inconfundível! Mas sabia que eles são muito mais do que um rostinho bonito? A raça de gato também é conhecida por se dar super bem com crianças e com outros bichos, além de ser muito ativa. Para você se apaixonar ainda mais por esse bichano, preparamos uma matéria inteira sobre eles!
Gato Siamês filhote: conheças os primeiros cuidados necessários com a raça
Assim como qualquer filhote, o Siamês é bastante ativo e precisa de brincadeiras para gastar a energia que parece ser ligada no 220v. Para isso, invista em brinquedos interativos, nichos e prateleiras suspensas. Além de se exercitar, eles desenvolvem seu instinto selvagem, que é muito importante para os felinos.
Já os cuidados com os filhotes de gato Siamês não são diferentes de outras raças. Vacinas e vermífugos devem seguir o calendário estipulado pelo veterinário responsável pelo seu animal.
Gato Siamês: conheça a personalidade da raça
O gato Siamês é ótimo para famílias com crianças e outros pets. Muito companheiro, ele é amoroso e leal com seus donos e gosta de se aninhar no colo. Esse comportamento do Siamês tem seu lado negativo, já que a raça pode ser bastante ciumenta e ficar arisca se percebe que seu dono está dando atenção para terceiros. Para amenizar esse comportamento, tenha em casa e incentive a brincadeira em arranhadores e bolinhas com guizo que possam ser usadas sem a participação de um adulto.
Gato Siamês: saiba mais sobre a alimentação da raça

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !
Quanto à alimentação, os cuidados com o gato Siamês não diferem muito de outras raças. A ração e o pote de água devem estar sempre limpos e frescos. A água pode ser oferecida em fontes para gatos, já que a água corrente é a preferida dos bichanos! Como gatos não têm o hábito de beber quantidade ideal de líquidos, a ração úmida precisa estar incluída na alimentação. Já casos específicos como filhotes, animais idosos, com problemas renais, neurológicos, obesidade ou outros, precisam seguir uma dieta orientada pelo veterinário responsável pelo seu animal.
Gato Siamês: saiba mais sobre a saúde da raça
Além dos problemas renais típicos dos felinos, os Siameses podem sofrer de doenças respiratória como asma, por exemplo. Outra doença que atinge a raça é a amiloidose. Essa doença precisa de mais atenção, já que pode atingir rins e fígado.
A melhor maneira de cuidar da saúde do seu bichano é manter a regularidade nas visitas veterinárias, ter a carteira de vacinação sempre atualizada, vermifugar regularmente e oferecer uma alimentação balanceada e específica.
Redação: Mariana Almeida
