A sexta-feira treze é um pesadelo para qualquer tutor de gato preto por conta de superstições bem equivocadas. Considerado um símbolo de azar em algumas culturas, incluindo a brasileira, o gato preto se torna alvo de maus-tratos e até morte em rituais que ocorrem na data. Para se ter uma ideia da gravidade, protetores e abrigos até evitam a doação de gatos pretos nos dias que antecedem o "dia do terror". Tudo isso começou há centenas de anos e, infelizmente, algumas lendas perpetuam até hoje. Diferente das superstições que rolam por aí, o gato preto é carinhoso e companheiro, por isso eles devem ser protegidos na sexta-feira 13.
Sexta-feira treze: cuidados com o gato preto são imprescindíveis
Verdade ou mito, muitos aproveitam a sexta-feira 13 para maltratar os bichinhos - cachorros pretos também podem ser vítimas na data. Vale lembrar que qualquer prática contra cães e gatos se enquadra como crime ambiental pela Lei de Maus-tratos a Animais. Então, durante a sexta-feira treze, gato preto precisa ser protegido:
- A criação indoor, além de proteger seu gato na sexta-feira treze, evita que ele pegue doenças graves, seja atropelado ou envenenado e se envolva em brigas.
- A tela para gatos em casa vai evitar fugas no dia a dia, principalmente na sexta-feira 13.
- A adoção de gato é um gesto de amor, mas evite doar gatinhos pretos nos dias que antecedem a sexta-feira treze. Eles podem ser utilizados em rituais de maus-tratos.
- Se encontrar um gato preto perdido ou abandonado, leve-o para um lugar seguro.
- Se vir qualquer sinal suspeito envolvendo gatos pretos, tente resgatá-lo ou acione as autoridades.
Mas afinal, de onde surgiu a associação do gato preto com a sexta-feira treze?
Nem sempre os felinos de pelagem preta foram vistos como ameaça ou sinal de azar. No Antigo Egito, por exemplo, todos os gatos eram tratados como deuses e sinal de boa sorte, principalmente aqueles de cor preta, que era venerado devido ao seu ar de mistério. Mas tudo começou a mudar na Idade Média, com o crescimento do Cristianismo que considerava outras religiões uma heresia - incluindo a adoração aos felinos. Isso se concretizou quando o Papa Gregório IX declarou que os gatos pretos eram a encarnação de seres malignos.
Em seguida, a inquisição perseguiu e executou muitas mulheres consideradas bruxas e seus gatos, principalmente os pretos, também foram alvo. Acontece que essas mulheres conheciam a medicina natural e sabiam do poder de caça dos felinos para manter ratos e outras pragas longe de casa. Por isso mantinham um por perto.
Por fim, no século XIV veio a Peste Negra que dizimou boa parte da população europeia - o que só piorou a situação, pois acreditavam que essa pandemia era um castigo dos felinos. Só que na verdade, o contágio da doença era feita por pulga em ratos contaminados.
Já a história mais famosa sobre o número 13 está na última ceia, que tinha treze discípulos e aconteceu em uma quinta que antecedia a sexta-feira da paixão. Já a astrologia, que trabalha com 12 signos, defende que mais uma constelação não tem harmonia. Foi dessa série de ideais e superstições que surgiu a ideia de que gato preto é mau presságio e que cruzar com um na rua (especialmente na sexta-feira 13) não é bom sinal.
Sexta-feira 13: gato preto dá azar ou sorte?
Todo esse mito se espalhou pelo mundo conforme a colonização europeia, que carregava suas crenças para outros lugares. Infelizmente essa estória de sexta-feira 13 e o gato preto é a mais forte, pois outras culturas acreditam que eles dão muita sorte. Os navegantes, por exemplo, adoram um bichano na embarcação, seja por mantê-los longe de pragas, ou por acreditar que eles trazem proteção durante o trajeto. Inclusive, um fato muito interessante é o registro do militar Winston Churchill afagando o Blackie, um gato preto que sobreviveu a Segunda Guerra Mundial. E alguns lugares acreditam que presentear recém-casados com uma raça de gato preto trará muita felicidade e harmonia
Adoção de sorte! Gatos pretos vão levar alegria e harmonia para o seu lar
Poucos sabem que a cor da pelagem do gato pode determinar alguns padrões de personalidade. E nem é mito! A explicação está na formação dos genes do animal. Os gatos pretos normalmente são mais mansos e confiáveis. Além de gostar de carinho, eles também amam brincar e não dispensam a companhia do seu tutor de estimação. No entanto, podem ser desconfiados e intuitivos, por isso estarão sempre atentos ao que acontece ao seu redor. Se você não tem um em casa, considere adotar um gato preto!
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes