Raças

Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

Gato manês ou manx: você já ouviu falar nessa raça de gato? Saiba tudo sobre ela!
Gato manês ou manx: você já ouviu falar nessa raça de gato? Saiba tudo sobre ela!

A ausência de rabo é uma das principais características do "Manx cat", também conhecido como gato Manês. Muitas teorias circulam a história do Manês e sua cauda. Por conta dessa característica, a raça de gato teve que se adaptar e tem uma forma única de andar, o que não impacta em nada na qualidade de vida e no seu jeitinho adorável. Esse gatinho de origem britânica pode ser encontrado em diferentes cores e com características distintas. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o gato Manês antes de decidir ter um: temperamento, porte, cores, cuidados e curiosidades. Conheça mais sobre esse gatinho super fofo!

Gato Manês: origem do felino é cheia de teorias

O gato Manx é conhecido como uma das raças de gato mais antigas, sendo originária da Ilha de Man, região localizada na Grã-Bretanha. Tanto é que o nome “Manx” indica justamente sua nacionalidade, que, traduzida para o português, significa manês e é como os nativos da ilha também são chamados. Entretanto, apesar do local do seu surgimento ser conhecido, uma questão muito intrigante é como o gato Manx se desenvolveu sem o rabo. Existem inúmeras lendas que buscam explicar tal fato: algumas alegam que o animal perdeu essa parte do corpo na Arca de Noé, quando as portas da arca foram fechadas e o rabo do bichano acabou ficando preso e se partiu. Outras falam que o gato Manês é o resultado do cruzamento de um gato comum com um coelho. A teoria mais aceita (e lógica), porém, é a de que o animal não tem rabo devido a uma mutação genética que afetou a sua coluna vertebral e acabou provocando a perda da cauda. Essa mutação acabou sendo passada por gerações, aumentando o número de gatos Manx e transformando-os em uma das raças mais queridas e amadas pelo mundo.

Gato Manx: características físicas do animal

Com cabeça e olhos grandes e arredondados, o gato Manês é um animal de porte médio e capaz de fazer qualquer um se apaixonar. Ele pode ser de diferentes cores: cinza, branco, marrom, preto, bege, dourado ou até mesmo malhadinho e com várias combinações distintas. Além disso, como já foi dito, uma das características mais marcantes desta raça é o fato de que o animal não tem um rabo igual os outros gatos. A maioria possui um buraco no lugar e levam a denominação de “Rumpy”. Alguns podem ter resquícios de uma pequena cauda, que pode chegar até 3cm (não mais do que isso) - e são chamados de “Stumpy”.

Como é a personalidade do gato Manês?

O comportamento do gato Manês é excepcional! O felino é bem tranquilo de conviver e podem ser uma ótima companhia para quem busca um amigo de quatro patas. Ele gosta de brincar, se divertir e receber muito carinho - assim como ele também adora retribuir. Mas vale destacar que ele costuma ter uma pessoa “preferida” na família. Então, para quem mora com outras pessoas, é bom ter em mente que o gatinho provavelmente vai se apegar mais a uma pessoa específica - o que não significa que ele não goste dos outros integrantes da família, ok? Tem amor para todo mundo!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    "Manx cat": uma das suas principais características é a ausência de rabo
    "Manx cat": uma das suas principais características é a ausência de rabo
    O gato Manês tem o formato do rosto, olhos e corpo mais arredondado do que outros bichanos
    O gato Manês tem o formato do rosto, olhos e corpo mais arredondado do que outros bichanos
    O gato Manx pode ter a pelagem de várias cores
    O gato Manx pode ter a pelagem de várias cores
    O gato Manx é super tranquilo e ama carinho
    O gato Manx é super tranquilo e ama carinho
    "Manx cat": uma das suas principais características é a ausência de rabo
    O gato Manês tem o formato do rosto, olhos e corpo mais arredondado do que outros bichanos
    O gato Manx pode ter a pelagem de várias cores
    O gato Manx é super tranquilo e ama carinho

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Por que o “Manx Cat” não tem rabo?

    O rabo de um gato é uma das características mais marcantes do animal. Por isso, é normal que se estranhe um felino sem essa parte do corpo, né? Apesar de existirem outras raças de gato sem rabo, o Manx é um dos mais conhecidos. Mas afinal, por qual motivo esses bichinhos não conseguem exibir longas caudas como os demais? Por muito tempo, isso causou muita intriga nos pesquisadores. Entretanto, hoje em dia acredita-se que a principal razão para a falta de rabo seja devido a uma mutação genética espontânea em que a vértebra do felino foi afetada, ocasionando na perda da cauda. Logo, gatos Manx são heterozigotos para esta mutação, já que seus sucessores também adotaram essa anomalia.

    A falta de um rabinho, inclusive, está associada a maneira como o animal anda. Nesse caso, o gato Manês tem certa dificuldade e acabou desenvolvendo uma maneira própria de se locomover. Vale lembrar que a cauda ajuda no equilíbrio dos felinos. O jeito de andar do Manx cat é semelhante a um coelho - ou seja, é realmente algo bem diferente de todos os gatos.

    Mas mesmo que a falta de um rabinho seja uma das principais características físicas do “Manx cat”, atualmente existem variações desse animal que não se limitam a isso. Veja de que formas o rabo do animal pode se manifestar:

    - Rumpy: gatos com ausência total de rabo, que compõe a maioria da raça de gato Manx.

    - Stumpy: gatos com a presença de rabo de até 3 cm.

    - Longy: gatos com a presença de rabo um pouco mais extenso, mas menor do que o normal. São raros.

    - Tailed: gatos com a presença de rabo de comprimento normal. São raros.

    Cuidados importantes com a saúde do gato Manx

    Assim como qualquer outro bicho de estimação, os gatos da raça Manx também precisam de certos cuidados. Com a saúde em dia, o bichano tem uma expectativa de vida de 10 a 15 anos. Para ajudar os tutores com isso, separamos alguns fatores fundamentais que precisam de atenção:

    - Alimentação:

    Seu amigo de quatro patas deve estar sempre muito bem alimentado, por isso, é importante investir em uma ração que contenha todos os nutrientes necessários para o felino. A mais indicada, no caso, é a ração premium ou a super premium, que são capazes de fornecer todas as vitaminas de que o bichano precisa. É importante sempre ficar atento a quantidade oferecida para o seu pet, hein? Nada de exageros, ou o risco do seu gato ficar obeso é alto, principalmente se ele não tem o hábito de praticar nenhuma atividade física para gastar a energia. Caso você tenha qualquer dúvida quanto ao assunto, o ideal é procurar um veterinário para esclarecer essas questões.

    - Hidratação:

    Fazer os gatos beberem mais água pode ser uma tarefa difícil, mas não é isso que acontece com o “Manx cat”. Eles gostam bastante de água, mais ainda quando ela é corrente. Não à toa que é muito comum que esses gatos sempre procurem fontes de água “fresca” em bicas e torneiras que foram deixadas abertas. Por isso, uma boa forma de incentivar ainda mais o seu amigo de quatro patas a beber mais água é espalhando bebedouros de água pela casa, incluindo fontes para gatos

    - Escovação dos pelos e banho:

    Por ter a pelagem dupla, é importante que o tutor escove os pelos do gato Manês com certa frequência. Os animais desta raça geralmente soltam uma quantidade razoável de pelo, por isso é importante ter bastante cuidado com a escovação do bichano para manter os pelos sempre com um aspecto sedoso e brilhante. Já os banhos não precisam fazer parte da rotina do animal, apenas quando for estritamente necessário e o gato estiver realmente muito sujo. 

    - Vacinas:

    Além dos cuidados rotineiros, as idas ao veterinário também não devem ser negligenciadas. O acompanhamento de um especialista é fundamental para cuidar da saúde do seu pet. Isso inclui manter as vacinações do gato Manês em dia. Por isso, sempre esteja muito atento ao calendário de vacinas para não comprometer a saúde do seu amigo!

    “Manx cat”: saiba mais sobre a Síndrome de Manx pode afetar o animal

    Esta é uma doença congênita que pode incluir uma série de defeitos no gato Manês. Como o animal tem uma anomalia espinhal onde a coluna vertebral é mais curta do que o normal - o que leva à ausência do rabo -, o Manx pode ter vários problemas decorrentes disso. Incontinência urinária, problemas intestinais e até mesmo dificuldade de se locomover. Essas condições afetam cerca de 20% dos gatos dessa raça. 

    Gato Manês: preço da raça pode variar

    O “Manx cat” é um gato difícil de ser encontrado em gatis comuns, mas o preço do filhote não chega a ser tão exorbitante. Pode variar de acordo com a linhagem do animal, já que gatos descendentes de campeões podem ser um pouco mais caros do que o normal. O valor costuma ficar na faixa de R$800 e R$2.000.

    Redação: Juliana Melo

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >