A ausência de rabo é uma das principais características do "Manx cat", também conhecido como gato Manês. Muitas teorias circulam a história do Manês e sua cauda. Por conta dessa característica, a raça de gato teve que se adaptar e tem uma forma única de andar, o que não impacta em nada na qualidade de vida e no seu jeitinho adorável. Esse gatinho de origem britânica pode ser encontrado em diferentes cores e com características distintas. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o gato Manês antes de decidir ter um: temperamento, porte, cores, cuidados e curiosidades. Conheça mais sobre esse gatinho super fofo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato Manês: origem do felino é cheia de teorias

O gato Manx é conhecido como uma das raças de gato mais antigas, sendo originária da Ilha de Man, região localizada na Grã-Bretanha. Tanto é que o nome “Manx” indica justamente sua nacionalidade, que, traduzida para o português, significa manês e é como os nativos da ilha também são chamados. Entretanto, apesar do local do seu surgimento ser conhecido, uma questão muito intrigante é como o gato Manx se desenvolveu sem o rabo. Existem inúmeras lendas que buscam explicar tal fato: algumas alegam que o animal perdeu essa parte do corpo na Arca de Noé, quando as portas da arca foram fechadas e o rabo do bichano acabou ficando preso e se partiu. Outras falam que o gato Manês é o resultado do cruzamento de um gato comum com um coelho. A teoria mais aceita (e lógica), porém, é a de que o animal não tem rabo devido a uma mutação genética que afetou a sua coluna vertebral e acabou provocando a perda da cauda. Essa mutação acabou sendo passada por gerações, aumentando o número de gatos Manx e transformando-os em uma das raças mais queridas e amadas pelo mundo.

Gato Manx: características físicas do animal

Com cabeça e olhos grandes e arredondados, o gato Manês é um animal de porte médio e capaz de fazer qualquer um se apaixonar. Ele pode ser de diferentes cores: cinza, branco, marrom, preto, bege, dourado ou até mesmo malhadinho e com várias combinações distintas. Além disso, como já foi dito, uma das características mais marcantes desta raça é o fato de que o animal não tem um rabo igual os outros gatos. A maioria possui um buraco no lugar e levam a denominação de “Rumpy”. Alguns podem ter resquícios de uma pequena cauda, que pode chegar até 3cm (não mais do que isso) - e são chamados de “Stumpy”.

Como é a personalidade do gato Manês?

O comportamento do gato Manês é excepcional! O felino é bem tranquilo de conviver e podem ser uma ótima companhia para quem busca um amigo de quatro patas. Ele gosta de brincar, se divertir e receber muito carinho - assim como ele também adora retribuir. Mas vale destacar que ele costuma ter uma pessoa “preferida” na família. Então, para quem mora com outras pessoas, é bom ter em mente que o gatinho provavelmente vai se apegar mais a uma pessoa específica - o que não significa que ele não goste dos outros integrantes da família, ok? Tem amor para todo mundo!

 

Manx cat é uma das suas principais característicasO gato Manês tem o formato do rosto, olhos e corpo mais arredondado do que outros bichanosO gato Manx pode ter a pelagem de várias coresO gato Manx é super tranquilo e ama carinho

 

Por que o “Manx Cat” não tem rabo?

 

O rabo de um gato é uma das características mais marcantes do animal. Por isso, é normal que se estranhe um felino sem essa parte do corpo, né? Apesar de existirem outras raças de gato sem rabo, o Manx é um dos mais conhecidos. Mas afinal, por qual motivo esses bichinhos não conseguem exibir longas caudas como os demais? Por muito tempo, isso causou muita intriga nos pesquisadores. Entretanto, hoje em dia acredita-se que a principal razão para a falta de rabo seja devido a uma mutação genética espontânea em que a vértebra do felino foi afetada, ocasionando na perda da cauda. Logo, gatos Manx são heterozigotos para esta mutação, já que seus sucessores também adotaram essa anomalia.

A falta de um rabinho, inclusive, está associada a maneira como o animal anda. Nesse caso, o gato Manês tem certa dificuldade e acabou desenvolvendo uma maneira própria de se locomover. Vale lembrar que a cauda ajuda no equilíbrio dos felinos. O jeito de andar do Manx cat é semelhante a um coelho - ou seja, é realmente algo bem diferente de todos os gatos.

Mas mesmo que a falta de um rabinho seja uma das principais características físicas do “Manx cat”, atualmente existem variações desse animal que não se limitam a isso. Veja de que formas o rabo do animal pode se manifestar:

- Rumpy: gatos com ausência total de rabo, que compõe a maioria da raça de gato Manx.

- Stumpy: gatos com a presença de rabo de até 3 cm.

- Longy: gatos com a presença de rabo um pouco mais extenso, mas menor do que o normal. São raros.

- Tailed: gatos com a presença de rabo de comprimento normal. São raros.

Cuidados importantes com a saúde do gato Manx

Assim como qualquer outro bicho de estimação, os gatos da raça Manx também precisam de certos cuidados. Com a saúde em dia, o bichano tem uma expectativa de vida de 10 a 15 anos. Para ajudar os tutores com isso, separamos alguns fatores fundamentais que precisam de atenção:

- Alimentação:

Seu amigo de quatro patas deve estar sempre muito bem alimentado, por isso, é importante investir em uma ração que contenha todos os nutrientes necessários para o felino. A mais indicada, no caso, é a ração premium ou a super premium, que são capazes de fornecer todas as vitaminas de que o bichano precisa. É importante sempre ficar atento a quantidade oferecida para o seu pet, hein? Nada de exageros, ou o risco do seu gato ficar obeso é alto, principalmente se ele não tem o hábito de praticar nenhuma atividade física para gastar a energia. Caso você tenha qualquer dúvida quanto ao assunto, o ideal é procurar um veterinário para esclarecer essas questões.

- Hidratação:

Fazer os gatos beberem mais água pode ser uma tarefa difícil, mas não é isso que acontece com o “Manx cat”. Eles gostam bastante de água, mais ainda quando ela é corrente. Não à toa que é muito comum que esses gatos sempre procurem fontes de água “fresca” em bicas e torneiras que foram deixadas abertas. Por isso, uma boa forma de incentivar ainda mais o seu amigo de quatro patas a beber mais água é espalhando bebedouros de água pela casa, incluindo fontes para gatos

- Escovação dos pelos e banho:

Por ter a pelagem dupla, é importante que o tutor escove os pelos do gato Manês com certa frequência. Os animais desta raça geralmente soltam uma quantidade razoável de pelo, por isso é importante ter bastante cuidado com a escovação do bichano para manter os pelos sempre com um aspecto sedoso e brilhante. Já os banhos não precisam fazer parte da rotina do animal, apenas quando for estritamente necessário e o gato estiver realmente muito sujo. 

- Vacinas:

Além dos cuidados rotineiros, as idas ao veterinário também não devem ser negligenciadas. O acompanhamento de um especialista é fundamental para cuidar da saúde do seu pet. Isso inclui manter as vacinações do gato Manês em dia. Por isso, sempre esteja muito atento ao calendário de vacinas para não comprometer a saúde do seu amigo!

“Manx cat”: saiba mais sobre a Síndrome de Manx pode afetar o animal

Esta é uma doença congênita que pode incluir uma série de defeitos no gato Manês. Como o animal tem uma anomalia espinhal onde a coluna vertebral é mais curta do que o normal - o que leva à ausência do rabo -, o Manx pode ter vários problemas decorrentes disso. Incontinência urinária, problemas intestinais e até mesmo dificuldade de se locomover. Essas condições afetam cerca de 20% dos gatos dessa raça. 

Gato Manês: preço da raça pode variar

O “Manx cat” é um gato difícil de ser encontrado em gatis comuns, mas o preço do filhote não chega a ser tão exorbitante. Pode variar de acordo com a linhagem do animal, já que gatos descendentes de campeões podem ser um pouco mais caros do que o normal. O valor costuma ficar na faixa de R$800 e R$2.000.

Redação: Juliana Melo