Quem tem um gato em casa e convive com ele há um tempo sabe que a fama de temperamento forte e nada amigável é boato. Ainda assim, mesmo que o seu amigo seja carinhoso, ele pode se transformar em um gato estressado com facilidade, dependendo do que estiver acontecendo no dia a dia dele. Nesses períodos, a mordida de gato e o arranhão de gato se tornam normais. Por isso, muitos tutores se perguntam como acalmar um gato estressado — nós conversamos com a veterinária Caroline Mouco Moretti, da clínica Vet Popular, para descobrir a melhor maneira de lidar com um gato estressado . Olha o que ela contou! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato estressado: como animal demonstra o estresse no comportamento?

Antes de tentar resolver o problema do seu gato estressado, você precisa conseguir identificar os sinais do problema no comportamento dele. Olha a lista de “sintomas” que a veterinária apontou para a gente: 

 

O gato estressado precisa de um tempo só para ele

O gato estressado precisa de um tempo só para ele

 

 

O que pode deixar o gato estressado? 

 

Por ser um animal metódico e bem apegado à própria rotina, as principais causas do estresse em gatos são as coisas que fogem do “controle” deles. “As alterações do ambiente físico e os fatores sociais são as principais causas de estresse nos gatos. Bons exemplos são as reformas na casa, as mudanças de mobiliário e situações que comprometem a conduta natural deles, como o aparecimento, introdução ou convivência com outros gatos em casa, os cheiros e a visão de outros animais, relações inadequadas com os donos (por exemplo, tentar ter demasiado contato com o gato) e visitas de outras pessoas ou animais”, explica Caroline. A forma das reações de estresse do animal vão variar de acordo com o temperamento do animal, do grau de sociabilização e da intensidade e duração de cada um dos fatores causadores do estresse. 

Como acalmar um gato estressado: o que você pode fazer para tranquilizar seu amigo

Não saber como agir ao reparar o comportamento de um gato arisco e estressado no seu amigo é completamente normal. A parte boa disso é que, geralmente, você não precisa fazer muita coisa. Dá uma olhada no que a Caroline contou: “a maioria dos gatos não gosta de ser manuseado quando está estressado e este é certamente o erro mais comum que os tutores cometem. O melhor é apenas ficar por perto, ter calma e paciência, especialmente se o animal estiver exposto a algo novo. Certifique-se de que ele tenha um local aconchegante ou alto onde possa se esconder em momentos de estresse”. Além disso, você também pode deixar alguns brinquedos para gatos à disposição: com o cheirinho do próprio arranhador, gatos tendem a ficar mais calmos, por exemplo. 

Redação: Ariel Cristina Borges